Vilsinho e a Saga de Antonio da Piçarra

A Fazenda Piçarra localiza-se no município de Porteiras, extremo sul do estado do Ceará, a 570 Km da capital Fortaleza. A caravana do Cariri Cangaço saiu de Crato na manhã do dia 24 de setembro rumo ao cenário do último ato de um dos mais ferozes cangaceiros do grupo de Lampião: Sabinio Gomes ou Sabino Goré. Com o apoio vital da Expresso Guanabara, os mais de 70 convidados conheceram de perto os locais que marcaram o que ficou conhecido no mundo do cangaço como "O Fogo da Piçarra".
Como anfitrião, o neto de seu "Antoim da Piçarra", Vilsinho; que com a facilidade e a tranquilidade de quem passou boa parte da vida ouvindo as histórias contadas pelo avô, relatou todo o desenrolar do fogo que vitimou Sabino e marcou para sempre a inimizade de Lampião com Antonio da Piçarra. Era o mês de Março de 1928, quando o bando foi surpreendido pelas volantes de Arlindo Rocha e Manoel Neto. Naquela oportunidade, Antônio da Piçarra foi forçado a levar a força pernambucana até o encalço do grupo que estava acoitado próximo ao antigo açude do lugar, o resto fica por conta do relâmpago que denunciou Sabino e o tiro mortal da volante que obrigou a fuga desesperada do bando conduzindo o ferido que viria a ser sacrificado alguns kilômetros dali, até hoje não se sabe onde foi sepultado o corpo de Sabino Gomes.

Danielle, Severo, Kiko Monteiro, Jairo Luiz e Ivanildo Silveira

Fazenda Piçarra; por essa trilha passaram Lampião, Sabino e logo depois Antonio da Piçarra, Arlindo Rocha e Manoel Neto

Grupo chega a Fazenda Piçarra: Antonio Amaury,
Lívio Ferraz, Alcino Costa e Emilson

Barros Alves, Angelo Osmiro e Ivanildo Silveira


Tvs acompanham o depoimento de Vilsinho


Lemuel Rodrigues e Manoel Severo


Antonio Amaury e Zé Peixoto Junior


Manoel Severo, Antonio Amaury e Anildomá Willians

Barros Alves, Vilela, Angelo e Cicinato Neto

Geraldo Aguiar e Vilsinho


Cleonice Maria, Kiko Monteiro e Anildomá Willians

Vilela e Paulo Gastão

4 comentários:

Anônimo disse...

Cleo

Esse rapaz Vilsinho foi simplesmente um historiador para o grupo do Cariri Cangaço, sabe de tudo e mais alguma coisa. A Piçarra com certeza foi marcante dentro de toda a programação do Cariri Cangaço. Valeu, No ano que vem vamos voltar com certeza.

Cleo

Anônimo disse...

Acompanhar a fibras de pesquisadores como o professor Antonio Amaury e José Peixoto Junior, naquela maratona de visitas, sob aquele sol escaldante... Valeu a pena. Muito bom o Cariri Cangaço.

Lúcio Bonfim

Anônimo disse...

Em Porteiras-ce,também tem a fazenda guaribas no sopé da chapada doa araripe. lá ele ficava na casa de chico chicote,um mito na história do cariri.seguia os passos de lampião..foi morto por volantes em tiroteio onde tomboum junto com a mulher e filha.era muito amigo de lampião.

Washington Leite disse...

Olá amigos. É com muito orgulho que faço este comentário, parabéns pelas matérias, fotos e mais. É isso aí mesmo, tudo bem contado. Meu bisavô pra todos nós sempre foi um heroi. Sou Washington Luis Leite, filho de Luisinho,que é filho de Dona Junilia, que era filha de Antonio da Piçarra.

Washington Luis Nogueira Leite.