Antônio Amaury e o Cariri Cangaço 2010

 
 
Antônio Amaury e Manoel Severo, em recente visita a São Paulo

Neste último domingo tive o previlégio de ser recebido na capital paulista pelo casal Antônio Amaury e Dona Renê. Ele, todos sabem; o maior pesquisador do cangaço, da história. Ela, uma dona de casa sem igual, mãe e esposa zelosa e uma cosinheira... simplesmente fantástica. Não posso esquecer o maravilhoso "Cuscuz Paulista" e o "Bacalhau Português" que nos foram servidos. Uma mesa de fazer inveja. 

Uma certa hora perguntei a minha querida anfitriã: "Me diga uma coisa dona Renê: Todas estas viagens acompanhando Antônio Amaury por todos esses anos e por todos os rincões perdidos do nordeste, conversando com um e com outro, andando de sol a sol, enfim. A senhora ia porque gostava de cangaço ou era sequestrada pelo marido apaixonado?" O silêncio se fez na sala de jantar.... Todos sorrimos e sai de lá sem a resposta.

Por incrível que possa parecer conseguimos conversar sobre outro assunto que não fosse cangaço; ao lado de dona Renê, dos filhos: Antônio Amaury e Carlos e ainda da filha Sérgia e do genro Nelson, passamos boa parte da tarde falando de... Comida! É, comida, culinária, invenções, criações, sabores, até porque dona Renê acabou nos provocando com seu talento. Acabei que fiquei devendo à família uma de minhas especialidades: "Mão de Vaca e Cozidão Cearense".Na verdade, a nossa responsabilidade com o cardápio do Cariri Cangaço 2010, com certeza, aumentou!

 
Um de nossos principais assuntos!
Para nós a visita de cortesia me trouxe uma grande felicidade; rever Antônio Amaury, ser acolhido com toda elegância e carinho por toda sua família e compartilhar um dia extremamente agradável. 

Além de trocarmos idéias sobre episódios pontuais da história do cangaço, tivemos a oportunidade de aprofundarmos várias análises sobre o Cariri Cangaço, fato de extrema importância neste momento em que estamos trabalhando em conjunto na construção do evento para este ano de 2010.

O sol já havia adormecido e eu, precisava ir "correndo" ao aeroporto, chovia fininho, o trânsito nunca é fácil, mesmo se tratando de um domingo; assim precisei me despedir, não sem antes confirmar a presença dos amigos no Ceará em agosto e fazer também um convite especial a  outro conferencista; que ainda ficará mantido em segredo; rsrs,  ele reluta em se apresentar, mas... ficou de pensar se aceita o desafio para se unir a todos os confrades e amigos que estarão palestrando conosco no Cariri Cangaço 2010.

 Severo, entre Amaury e Carlos Elydio

Gostaria de agradecer e deixar o meu abraço de gratidão ao amigo Antônio Amaury, pela forma com que nos recebeu, pelo carinho e atenção de reunir toda a família e ter nos proporcionado momentos extremamente agradáveis. Muito obrigado.

Manoel Severo.

11 comentários:

Helio disse...

Senhor Amaury Correa de Araujo, será uma satisfação para todos nós do cariri receber ao senhor e a todos os pesquisadores tão bem reunidos a partir do trabalho desse grande Severo.

Esteja em casa e que tenhamos um bom seminário reunidos a todos os apaixonados pela história desse grande Brasil.

Professor Mario Helio

Lima Verde disse...

Dr Antonio Amaury seja bem vindo ao Cariri Cangaço novamente. Receber todos vcs como diz o Professor Helio, acima, será uma honra para todos nós.

Felicidades,

Fernando L Verde

IVANILDO SILVEIRA disse...

O Dr. ANTONIO AMAURY é o maior expoente nacional no estudo do cangaço. É uma pessoa simples, fina, educada, sem vaidades, e que atende a todos, com muita gentileza.
A confirmação de sua presença no Seminário CARIRI-CANGAÇO-2010, será, sem sombras de dúvidas, a certeza de que o evento será mais abrilhantado que o anterior, haja vista, também, a constelação de grande escritores/pesquisadores que participarão do mesmo. O sucesso vai ser total, sobretudo tendo á frente do Seminário, o comandante SEVERO, sua esposa e equipe.

Um abraço a todos
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Bruno Tavares disse...

Por que não convidar também Frederico Pernambucano?
Fica a sugestão.
Abraço
Bruno

Manoel Severo disse...

Caro amigo Ivanildo é sempre uma honra tê-lo como colaborador de nosso humilde blog; ainda estou esperando as sugestões que vc falou que teria para conversarmos, ok? Abraço grande caro amigo. Estive no Carnaval em Natal, mas como era uma atividade espiritualista, acabei sem ter a oportunidade de conversar com os amigos daí: Você, Rostand, o grande amigo Sérgio Dantas, Múcio, Marcílio, enfim; mas não faltarão oportunidades.Saibam que moram em nosso coração.

caro Bruno, agradecemos a sugestão do Dr. Frederico, sem dúvidas em muito engrandeceria o nosso Cariri Cangaço, seria uma honra.

Abraços,

Manoel Severo - Cariri Cangaço

Yuri Luna disse...

Amigos do blog, muito bom termos novamente este "arsenal" de pesquisadores e conhecedores do assunto cangaço e outros ligados ao Nordeste.

Estaremos nos esforçando para participar em agosto, se Deus quiser vou conseguir uma folguinha aqui na Tim, êita pessoal! Parabéns por Antonio Amaury Correa de Araujo, Sérgio Dantas, Ivanildo Silveira, Alcino Costa, Múcio Amaral, João de Sousa LIma, Renato Cassimiro; Severo vou acabar esquecendo um monte de gente, valeu meu irmão.

Tudo de Bom (se der certo estarei com vcs todos)

Yuri

Anônimo disse...

Senhor Severo, os senhores já têm a programação exata? Pergunto porque como se trata de um evento no meio da semana, precisamos nos organizar e daí seria bom termos as palestras por dia.

Obrigada.

Célia Rodrigues:Fortaleza

Bruno Tavares disse...

Orbigado, Severo. Sugeri Professor Frederico porque é de longe o melhor e mais técnico.
Para mim, ser o pesquisador mais antigo não signifca que seja o maior, como foi dito na matéria.
Aqui muito se disse sobre qualidade, cientificidade e coisas do gênero. Mas parece que houve uma mudança nesse padrão, pois me causa espanto o Dr. Frederico está de fora deste evento.
Abraço
Bruno

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro amigo Bruno, que bom termos essa pleiade de fenomenais pesquisadores; todos, merecedores de nossa admiração e respeito; cada um com sua especificidade, caracteristicas pessoais, enfim.

Ficamos felizes em estar desenvolvendo esse esforço para ter o maior número deles em nosso Cariri Cangaço,pode ter certeza que esse esforço estamos fazendo.

Abração,

Severo.

CARIRI CANGAÇO disse...

Senhora Célia, apesar de um número significativo de confirmações, até agora já temos 27 pesquisadores confirmados; ainda não construimos a programação por inteiro, a questão das agendas, rsrs, é necessário ter muito zelo e paciencia, rs, acho que dentro de algum tempo já poderemos conciliar e divulgar por inteiro,
satisfação receber sua mensagem.

Caro Yuri, veja se consegue se desvencilhar do "estafante" trabalho aí na TIM, caro amigo vc só pensa em "ganhar dinheiro", rsrsrsrs. Brincadeira amigo; espero sinceramente que vc possa tá por aqui conosco. E em nome de nossos convidados, agradeço suas palavras.

Abraços,

Severo.

Helio disse...

Severo, qual é a idéia que vc tem com relação a data que teríamos a programação final.
Meu amigo, te mandei dois emails para email do cariricangaço e não recebi resposta, daí mandei para o seu pessoal, ok? manoelsevero@bol.com.br
é isso aí?
Abração,

Professor Mario Heilo