As Mulheres e o Cangaço por: Rui Siqueira



Rui Siqueira, Manoel Severo, Ângelo Osmiro e Professora Ana;

Para o pesquisador Rui Siqueira, " a principal mudança quando da entrada das mulheres no canganço foi sem dúvidas a diminuição da bestialidade cometida pelos cangaceiros, embora, o fato também tenha trazido maiores difilculdades com relação à mobilidade dos grupos, dali em diante, principalmente em função dos períodos de regras mensais e mesmo durante a gravidez, tinham que redobrar o cuidado, e sempre colocando em risco a segurança dos mesmos". Ainda segundo o pesquisador Rui Siqueira, "a entrada das mulheres também não veio a acrescentar maior poder bélico ao grupo pelo aumento de volume de pessoas porque as mulheres naturalmente não possuiam a capacidade guerreira de seus pares do sexo masculino, salvo o exemplo de Dadá, companheira de Corisco, que comprovadamente foi uma guerreira que lutava em igualdade de condições com seus companheiros". Rui Siqueira direto do II Seminário Internacional do nascimento de Maria Bonita em Paulo Afonso, 14:35H. 

Museu do Rui, no município de Serra, região metropolitana de Vitória-ES



Punhal que pertenceu ao cangaceiro Jararaca e que foi dado pelo mesmo ao marido de sua prima, Domingos Honorato Bezerra na fazenda Puiú, no município de Buique em 1926


NOTA CARIRI CANGAÇO: Rui de Siqueira Fontes, engenheiro, metalurgista, pesquisador do cangaço, radicado em Serra, região metropolitana de Vitória do Espírito Santo, mantendo em sua residência um "Museu Particular" de peças e livros da temática do Cangaço: O Museu do Rui.

Por Manoel Severo, em tempo real.

4 comentários:

Helio disse...

Meu camarada Severo, mais uma vez parabens pelo trabalho e dedicação; Nos trazer em tempo real o que acontece aí em Paulo Afonso é mais uma prova de sua determinação e talento.
Boa sorte a todos.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Maravilhoso o Blog, bacana mesmo, parabéns a todos.

Sheila Monte - João Pessoa

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGO SEVERO, VOCÊ ESTÁ DANDO UM BANHO DE REPORTAGEM NESTE SEMINÁRIO SOBRE MARIA BONITA.

VOCÊ COMO CORRESPONDENTE DO BLOG DO CARIRI CANGAÇO, EM TERRAS PAULOAFONSINAS, ESTÁ NOS DEIXANDO ATUALIZADOS, EM TEMPO REAL, E COM ÁGUA NA BOCA, EM FACE DA IMPOSSIBILIDADE DE COMPARECERMOS A ESSE IMPORTANTE EVENTO DO CANGAÇO, QUE ESTÁ SENDO CAPITANEADO PELO ESFORÇADO PESQUISADOR JOÃO DE SOUSA LIMA, E ABRILHANTADO PELOS COLEGAS ( Voce, Angelo, Paulo Gastão e outros..)

Valeu amigo Severo!. Está de parabéns, pelos furos de reportagens (rsrsrsrsrsrs)

Um abraço a todos.

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Unknown disse...

Gostaria muito de conhecer o Museu do Rui e aproveitar a oportunidade de rever o meu querido amigo (9752).