Fortaleza Recebe Exposição Cangaceiros



Aconteceu na noite de ontem, quinta-feira, a abertura da Exposição Cangaceiros, no Espaço Cultural Porto Freire, empreendimento do empresário Jorge Porto Freire, localizado no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza. A exposição é composta por fotografias dos grupos de cangaceiros da era Lampiônica, imortalizados pelo Árabe Abraão Benjamim, em sua epopéia de fotografar e filmar o grupo de Lampião entre os anos de 1934 e 1936.

A abertura da Exposição Cangaceiros, contou com a presença do empresário Ricardo Albuquerque da Fundação Chico Albuquerque e Aba Film; da neta de Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira; do Presidente do Grupo Empresarial Porto Freire, Jorge Porto Freire; do Presidente da SBEC, Ângelo Osmiro, dentre outros convidados.

 Aderbal Nogueira, Vera Ferreira e Haroldo Felinto

Ângelo Osmiro e Ricardo Albuquerque

 Empresário Jorge Porto Freire

Edilson Cláudio, Ângelo Osmiro e Manoel Severo


Vera Ferreira, Haroldo Felinto e Aderbal Nogueira

O público foi recepcionado por coquetel, apresentação artística de grupo de forró pé de serra e grupo de xaxado, além de um debate que contou com as presenças de Vera Ferreira e Ângelo Osmiro,além dos pequisadores; Aderbal Nogueira, Manoel Severo, Edilson Cláudio e Haroldo Felinto. A Exposição estará em cartaz até o próximo dia 30 de junho de 2010.

CANGACEIROS - Exposição com curadoria de Lidia Sarmiento. Espaço Cultural Porto Freire  - Parque del Sol,  rua Joãozito Arruda, s/n. Cidade dos Funcionários. A mostra fica aberta de hoje até 30 de julho. Horário de visitação: terça à sexta das 9h às 19h e sábados e domingos das 14h às 19h. Ainda como parte da programação do evento, todo sábado do mês de maio, às 10h, no Espaço Cultural Porto Freire, acontece o Cine Cangaço. E nos sábados de junho, a partir das 17h, no Parque del Sol, acontece a Feira Mix.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caros amigos, fico impressionado com essa história do Abraão benjamim, um cara que veio lá do oriente médio, foi se ter como secretário do padre Cícero e ainda andou com Lampião, filmando e fotografando, esse homem era realmente sensacional.

Uma pena que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer essa exposição, quem sabe um dia venha até aqui em Campina Grande.

Valeu.

Ribamar Lemos

Anônimo disse...

Pessoal como faço para chegar até lá, é pago a entrada?

Luiz Kid - Fortaleza

Helio disse...

Amigo Severo,
A exposição é valiosa, vale a pena conhecer. Tivemos a oportunidade de ver no Dragão do mar em Fortaleza e depois aqui mesmo em juazeiro no CCBNB, quem conhece o livro cangaceiros de Elise Jasmin com certeza conhece esse maravilhoso acervo do pessoal da Aba Film.

Abraço a todos, quem morar em Fortaleza não deve perder a exposição.

Professor Mario Helio

ADERBAL NOGUEIRA disse...

NOVOS TEMPOS, NOVOS RUMOS, NUNCA É TARDE PARA MUDAR, NUNCA É TARDE PARA CRESCER, E A SBEC EM GRANDE FASE, CRIAR AMIGOS, REVER ANTIGOS AMIGOS E PRINCIPALMENTE APARAR ARESTAS, POIS COMO DIZ O DITADO: A UNIÃO FAZ A FORÇA. SE DEPENDER DE MIM ESTAREMOS PRESENTES EM TODOS OS LOCAIS ONDE A NOSSA HISTÓRIA SE FAÇA PRESENTE, POIS SÓ ASSIM SEREMOS GRANDES. UM ABRAÇO A TODOS, E FOI MUITO BOM ESTAR COM VERA FERREIRA AQUI EM FORTALEZA NA COMPANHIA DE OUTROS BONS AMIGOS.

ADERBAL NOGUEIRA

Anônimo disse...

A exposicao 'e gratuita e a sessao dos filmes tb, mas os assentos sao limitados.

Helio disse...

Caro Aderbal,

Observamos o esforço que todos fazem em manter a nossa história e cultura do nordeste, vivas. A Sociedade do Cangaço (SBEC) tem se mostrado firme e forte nesse sentido, e só temos a agradecer aos senhores por isso que estão construindo, parabéns a Sociedade do Cangaço e a todos os seus diretores.

Professor Mario Hélio

kalyl disse...

eu gosto muito da historia do cangaço e ainda estou pesquisando a historia