A Grande Família Cariri Cangaço Por: Manoel Severo


Ivanildo Silveira, Juliana Ischiara e Antônio Amaury

Sempre que tenho a oportunidade , ressalto que o Cariri Cangaço é o resultado de um conjunto de esforços desenvolvidos por um grande número de amigos, uma grande Construção Coletiva; todos olhando numa mesma direção.
Quando a caminhada é árdua, ficamos felizes pelas conquistas e por todos os resultados; entretanto não podemos esquecer de onde partimos. Desde as primeiras conversas com Danielle, Kydelmir e Napoleão, e logo depois: Angelo, Aderbal, Vilela, João de Sousa, Pereira, Paulo Gastão, enfim... Depois os muitos amigos que foram se chegando e conquistando nosso coração.

Decidi escrever esse pequeno texto em função da mensagem carinhosa me enviada hoje pelo Mestre Alcino, o caipira de Poço Redondo, postada abaixo aqui mesmo neste blog; e por ter recebido de ontem para hoje duas ligações que me deixaram muito feliz.

O Reverendo Ivanildo, um dos mais esforçados "colecionadores" do mundo do cangaço, ontem me ligou e com sua maneira bem peculiar de ser; esbanjando entusiasmo e positividade, nos enche de confiança, nos permitindo pensar que estamos no caminho certo. Ivanildo como muitos outros amigos têm sido referência para nossas ações e o desenvolvimento do Cariri Cangaço.

Lemuel, Honório de Medeiros e Manoel Severo

Já hoje pela manhã, agora a pouco, recebi uma ligação de mais um estimado amigo; mais um membro que muito honra a família Cariri Cangaço: Honório de Medeiros. O pesquisador zeloso, responsável, o exímio orador, sempre lúcido, preciso  e oportuno, tem nos dedicado como muitos outros amigos, uma atenção que não merecemos; isso apenas fruto de sua inegável generosidade. Honório tem sido um constante interlocutor, um amigo que precisamente nos ajuda a transformar boas idéias em realidade.

Honório me disse a pouco: "Severo estarão comigo este ano, um grupo de companheiros que não abre mão da presença no Cariri Cangaço 2010, esse grupo é formado por quatro jornalistas e alguns médicos, que já estão certos em prestigiar o evento..." A partir de manisfestações como essa do amigo Honório, temos duas leituras: Primeiro a grande satisfação em receber mais um grupo de "defensores" da cultura, história e tradições nordestinas e segundo; o aumento de nossa responsabilidade, o que nos faz trabalhar ainda mais, junto com nossos parceiros da URCA, de Crato, de Juazeiro, de Barbalha, de Missão Velha e de Aurora, para proporcionar um evento de qualidade.


Aos amigos um forte e sincero abraço.
Na verdade vocês são os grandes responsáveis por esta realização.


Manoel Severo.
 

7 comentários:

Yuri Luna disse...

Camarada Severo e amigos da SBEC, podem ter certeza que essa família só tem a crescer pelo trabalho e dedicação de pessoas como vocês, mas é incrível como tem gente que não se conforma e se incomoda com "quem faz e sabe fazer"!

Continuem assim, façam, façam e façam e vocês sabem fazer e muito bem.
Parabéns amigos.

Yuri Medeiros de Luna

Anônimo disse...

É para frente que se anda! Parabens aos senhores pela grande CONSTRUÇÃO, como diz bem o manoel severo.
assimpodemos ter certeza da seriedade das instituições como a Sbce e outras mais.
o nordeste precisa de inovações e criatividade com seriedade como vcs estão fazendo.

Critiano Botelho
Cristais

Anônimo disse...

amigos do blog a gratidão é a meu ver a mais preciosa das virtudes, penso que vcs vão realizar u grande seminário por causa disso.
se Deus quiser poderei ir pelo menos no final de semana.

mesquita , souza pb

Anônimo disse...

Queridos amigos, querida família

Muito obrigado por suas lindas palavras. Graças a Deus ainda existem
pessoas que não caíram e nem irão cair no abismo do desamor e da
insensibilidade dos dias em que o Brasil e o mundo vivem.

O seu, o meu, o nosso Cariri Cangaço está muito além de um seminário
que cultua a história e o passado de nossa gente sertaneja e
nordestina. O Cariri Cangaço, através de sua pessoa e de Dani é uma
fonte aonde as pessoas estão saciando a sede do viver feliz, este
viver que tem na humildade, na irmandade e na força do amor, do
respeito e da consideração o lema maior destes encontros que alegra as
nossas vidas.

Meu querido amigo, o Cariri Cangaço tem a cara e o sentimento de Severo e Dani.

Abraços e beijos em você, Dani e Gabriel. Aliás, Gabriel quase me mata
de emoção com o seu e-mail.

Alcino Alves Costa
Poço Redondo

Juliana Ischiara disse...

Obrigada aos colaboradores pelas palavras de incentivos, trabalhar com a cultura em nosso país não é uma tarefa das mais fáceis. Por isso, Severo e Daniele merecem todo o nosso apoio, carinho, atenção e incentivo, a realização do Cariri Cangaço é fruto da competência, persistências e determinação destes amigos da cultura nordestina.

Como bem disse o filosofo irlandês Berkeley, ‘ser é ser percebido’, se hoje estamos aqui falando de temas regionais, defendendo nosso patrimônio cultural, escrevendo e reescrevendo nossa história, se debatemos e buscamos desvendar os meandros de nossa formação histórico-cultural, devemos isso aos espaços e as oportunidades criadas por pessoas como Severo e Daniele, Ivanildo e Kiko, dentre muitos outros, que disponibilizam seus terreiros virtuais para as discussões sérias, descontração e bate papo entre amigos.
Somos mais que uma família, somos amigos.

Um abraço fraterno em todos os colaboradores e amigos do Cariri Cangaço.

Juliana Pereira Ischiara

CARIRI CANGAÇO disse...

Juliana muito obrigado pelo carinho e atenção, vc com certeza mora em nossos corações. Vamos seguindo, sempre em frente.

Ao Yuri e Cristiano, é sempre bom poder saber que estamos trilhando um caminho, apesar de árduo, cheio de recompensas, e dentre elas, o respeito dos companheiros. Obrigado.

Caro Mesquita; de Sousa na nossa Paraíba, venha mesmo ao cariri cangaço, tenho certeza que levará bons momentos de volta.

Querido Alcino, para você apenas minha reverência respeitosa e cheia de amor.

Abraços,

Manoel Severo.

Anônimo disse...

Amigo Severo

Estou neste instante, vendo e
lendo o blog do Cariri Cangaço. Muito obrigado pela divulgação junto a
nossos irmãos da SBEC de minhas palavras que, tenha certeza, retratam
fielmente tudo que eu penso e sinto em relação a você, a Dani e ao
Gabriel. Só fiquei triste pela exposição desnecessária de minha foto,
compensada, porém, com a foto de nossa querida e bela Aninha.

Alcino Alves Costa