Lançamento de Livro sobre Tragédia das Guaribas


Rosário Lustosa e Manoel Severo

Um dos episódios mais marcantes do período lampiônico em terras caririenses; mesmo sem a presença direta de Virgulino Ferreira, no combate;  foi sem dúvidas a tragédia do Sítio Guaribas, onde o coronel Chico Chicote, do renomado Clã Lucena, família abastarda com forte influência nos municípios de Porteiras, Brejo Santo e Jati; encontrou a morte, depois de cerrado cerco e tiroteio contra tropas das polícias da Paraiba, Pernambuco e Ceará, lideradas pelo Tenente José Bezerra.

No Cariri Cangaço 2010, a poeta e escritora Maria do Rosário Lustosa estará lançando em parceria com Mano Grangeiro - SESC / Juazeiro do Norte; descendente direto de uma das vítimas do sinistro ocorrido; Antônio Gomes Grangeiro; o livro "GUARIBAS: Brejo Santo-Porteiras 1927"; nos trazendo toda a epopéia deste grande episódio que marcou toda região.

 Mano Grangeiro, Danielle Esmeraldo e Ingrid Alidiane

Quem não conhece a história de Chico Chicote e a fenomenal "batalha" de Guaribas, terá a grande oportunidade de conhecer um dos mais sensacionais momentos da história do cangaço no Ceará; envolvendo Lampião, Tenente José Bezerra, Manoel Neto, Antônio da Piçarra e até o coronel Zé Pereira, de Princesa. Tudo isso no lançamento de "Guaribas" por Rosário Lustosa, no Cariri Cangaço 2010.


NOTA CARIRI CANGAÇO: Por ocasião do Cariri Cangaço 2010, teremos visita ao município de Porteiras, quando iremos ao Sítio Guaribas, local da grande batalha e a chacina de Chico Chicote, como também ao Maosoléu de Antônio Gomes Grangeiro.


6 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo Manoel Severo

Estou aqui na rádio educativa, o companheiro de trabalho Sandro Lopes, já confirmou que a crônica do dia 14 de maio, bem como outros trabahos do Cariri Cangaço serão divulgados no Jornal 102 o carro chefe da emissora e programa de maior audiencia: www.radioeducativadeaurora.com

O Sandro ficou por demais fascinado e admirado com a sua simplicidade e generosidade. Virou inclusive, um entusiasta do Cariri Cangaço.

Ele está ao meu lado dizendo que quando você quiser divulgar alguma coisa do Cariri Cangaço de seu interesse nos envie.

Eu também, caro amigo, dentro das limitações de um pobre padre penitente da igreja rural laica estou sempre ao dispor do amigo.

Agora mesmo vou postar no livro digital o artigo referenciado no livro digital www.artigosdeluizdomingos.blogspot.com como a fonte do blog Cariri Cangaço.

Muito obrigado mesmo, pela sua valorosa generosidade e apreço para com os meus simples e humildes artigos.

Um abraço fraternal a toda equipe do Cariri Cangaço

Luiz Domingos de Luna

Anônimo disse...

Muito boa a iniciativa do Cariri Cangaço e parabéns a Rosário, essa grande poeta e escritora de nosso cariri.

Renata Taveira

Yuri Luna disse...

Severo, a visita ao Sitio Guaribas será ponto alto do Cariri Cangaço, estive lá ainda no final de 2001 e ainda tínhamos boa parte da casa de Chico Chicote, não saberia dizer como tá hoje, mas ainda era possível ver as marcas de balas nos coqueiros.
Abração,
Yuri

Anônimo disse...

Caro amigo Severo.

Desculpe-me se estou equivocado.
Creio que voce está nos devendo o desfecho final, de uma série de artigos sobre a Tragédia das Guaribas.
Se o amigo ja publicou o IV e último capitulo informe-nos a data por gentileza.

Um forte abraço do confrade e amigo.

Assis Nascimento // Mossoró (Rn)

CARIRI CANGAÇO disse...

Assis meu camarada, vc tá coberto de razão, na verdade o artigo final estava programado para portagem e acabei "atropelando", muito obrigado, vou me redimir.

Receba meu abraço fraterno e recomendações a toda família querida: Dra. Leila, Chagas e Manelzin.

Manoel Severo

Helio disse...

É isso aí caro Assis (Mossoró) o Severo estava nos devendo o final de Guaribas, rsrsrsrs.

O homem ia escapulindo!!!!!

Abraços,
Professor Mario Helio