Recado dos Nazarenos Por: Hildebrando de Souza Nogueira Neto



Igreja de Nazaré do Pico, Pernambuco

Prezado Manoel Severo, 

Eu e minha esposa somos bisnetos de João de Souza Nogueira (João Flor), um dos fundadores da minha querida e estimada Nazaré. Tive o prazer de conviver desde a minha infância com muitos Nazarenos que perseguiram e combateram o famigerado bandido Virgulino Ferreira e seus asseclas.

Convivi de perto com meus tios Luís Flor e Américo Flor, além de Lero Chico, Henrique Gregório, Davi Jurubeba, João Jurubeba, Cícero Leite, Miguel Chico, Zé Guedes, Cirilo Araújo, Pedro Gomes, Raimundo Nogueira, João Gomes, Lulu Nogueira, Herculano Nogueira, Neco de tia Pautília e tantos outros. Sou amigo de Ivanildo Silveira e Kiko, inclusive já os levei para conhecer Nazaré.

Sugiro ao amigo que quando for à Nazaré novamente, procure Zezinho Nogueira (sobrinho de Manoel Neto e também de Odilon Flor), Afonso de Chico (sobrinho de Manoel Neto), Totonho Nogueira (filho de Hercílio Nogueira), Antônio de Abel (filho de Abel Tomaz), Moacir Nogueira (sobrinho De Fortunato) e Ulisses Flor (filho de Euclides Flor). Não participaram das perseguições aos cangaceiros, mas são pessoas na faixa dos 80 e poucos anos e que conhecem a fundo a história das Forças Volantes de Nazaré nos combates com o bando de Virgulino. Moro em Serra Talhada, mas nos fins de semana estou em Nazaré. Caso queira aparecer para bater um papo estou sempre a disposição.

Muita paz e luz.

Hildebrando de Souza Nogueira Neto

5 comentários:

Anônimo disse...

BOA TARDE
MANOEL SEVERO

FIQUEI SUPER FELIZ, AO RECEBER SEU CONVITE.
PENA, QUE INFELIZMENTE, NÃO VOU PODER PARTICIPAR, POIS MORO EM SÃO PAULO
MAS, AGRADEÇO DE CORAÇÃO, POR TER LEMBRADO DE MIM, COM CERTEZA VOU DIVULGAR ESSE LINDO EVENTO.
NO MEU TRABALHO, AOS MEUS AMIGOS E DAQUI VOU FICAR, TORCENDO MUITO, PARA QUE TUDO SEJA PERFEITO.
ATRAVÉS DO ROTEIRO, QUE FOI MUITO BEM ELABORADO, PARABENIZO À TODOS, QUE PARTICIPAM.
SEI QUE TUDO É DIFÍCIL, MAS À GARRA, CORAGEM, HUMILDADE, RESPEITO QUE SÓ OS CEARENSES TÊM.
VOCÊS VÃO LONGE, CERTAMENTE JÁ SE CONSIDEREM VITORIOSOS.
TENHO MUITO ORGULHO DE FAZER PARTE DESSA TERRA MARAVILHOSA.
HOJE ME CONSIDERO MAIS RICA, POR VER E SABER DO EMPENHO DE TODOS, AINDA POR VOCÊ TER LEMBRADO DE MIM.
ESTOU DISTANTE, MAS MEU CORAÇÃO ESTÁ AÍ COM VOCÊS.

MUITO SUCESSO À TODOS

DÁRIA MARIA ALVES DE ALENCAR
SÃO PAULO - SP

IVANILDO ALVES DA SILVEIRA disse...

AMIGOS DO CARIRI-CANGAÇO:

O Hildebrando (conhecido por NETINHO)é um dos homens mais entendidos sobre a história do " BRAVO POVO NAZARENO", e quanto eles sofreram com as investidas de LAMPIÃO.

O NETINHO, junto com familiares, estão catalogando todo o acervo (fotos, armas, livros, objetos..etc..) para preservar a memória de seu povo e de seus guerreiros. E, ao que tudo indica, dentro de algum tempo, NAZARÉ DO PICO/PE, vai dispor de um espaço cultural para abrigar todo esse material. A idéia é muito boa, e, parabéns pela iniciativa.

Quando puderem, não deixem de conhecer NAZARÉ DO PICO e a HISTÓRIA DAQUELE POVO. O Netinho é um gentleman, e não medirá esforços em auxiliá-los.

Um abraço a todos
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro Ivanildo, estou programando uma visita a Nazaré do Pico ainda no final deste Mês, com certeza teremos a satisfação de cumprimentar Netinho, pessoa que já tinhamos as melhores informações, e com certeza teremos o maior prazer em estar ao lado de Nazaré no desafio de formar esse Memorial, extremamente importante para o Cangaço.
Abração,
Manoel Severo.

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo,
Saudações fraternais!

Necessitando falar com Hidelbrando de Souza Nogueira Neto, que tive o prazer de conhecer em dezembro de 2009, quando do lançamento do livro Raízes de um Povo, da minha parente, escritora Izabel Belícia Ferraz Torres, solicito para que o amigo me envie o e-mail e, caso seja possível, o telefone do amigo.

Durante a solenidade, Hildelbrando havia me falado que tinha em seu poder cartas de Theophanes para seu avô e, se a memória não estiver farrapando, fotos dos mesmos.

Agradeço, por esta ação, desde já, sua valiosa atenção.

Atenciosamente,

GERALDO FERRAZ
Recife PE

José Mendes Pereira disse...

Senhor Hildebrando de Souza Nogueira Neto
É bom para nós, estudantes do Cangaço, conhecermos a sequência familiar dos que perseguiram Lampião e seu bando. Como diz o senhor, não participaram das perseguições aos cangaceiros, mas são pessoas que conhecem profundamente a história dos combatentes a Lampião.
Parabéns! Desejo ao senhor e a todos os seus familiares: “UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO”.

José Mendes Pereira – Mossoró-RN.