Cariri Cangaço mobiliza cinco cidades do cariri JORNAL O POVO

.


MATERIA JORNAL O POVO
14 de agosto de 2010


Na próxima terça-feira, 17, a Região do Cariri dá início à programação do Cariri Cangaço 2010 - Coronéis, Beatos e Cangaceiros. É a segunda vez que o evento é realizado na região. A primeira foi em 2009. A abertura, neste ano, será feita no município do Crato, mas a programação chega também a outros quatro municípios do Cariri – Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora. As conferências e as apresentações do Cariri Cangaço seguem até o domingo dia 22.

A solenidade de abertura do evento e a primeira das 16 conferências que serão realizadas serão no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato, a partir das 19 horas, na próxima terça-feira. Nesta edição, o número de inscrições, entre conferencistas, debatedores e participantes, soma 379 pessoas.

De acordo com o curador do evento, Manoel Severo, por mais que a maioria dos eventos da programação divulgada seja à noite, durante o dia os 79 pesquisadores participantes desta edição atuam em estudos. Eles realizam também visitas técnicas nos municípios da Região do Cariri.

Segundo o curador, um dos objetivos do Cariri Cangaço é promover a integração entre as cidades da região. “É uma iniciativa consolidada de um evento que integra a Região Metropolitana do Cariri e tem todas as cinco prefeituras trabalhando na mesma direção”, analisa Severo.

Ele cita que pesquisadores de 15 estados participarão do evento. E os estudiosos não discutirão só sobre o cangaço, mas abordarão temáticas relacionadas ao Nordeste.

Manoel Severo ressalta que os temas não têm uma vertente exclusivamente dedicada à história, mas funcionam também como um momento de entretenimento e lazer para toda a população. “Antônio Conselheiro, beato José Lourenço, o pacto dos coronéis são temas transversais que permeiam a cultura nordestina”, lista ele, referindo-se às abordagens que serão feitas durante o Cariri Cangaço.

Apresentações artísticas também farão parte da programação. “São todas voltadas para o folclore de nossa raiz, como os reisados, os irmãos Aniceto, que têm uma identidade forte com o nosso Cariri e com o nosso Nordeste”, frisa o curador. (Colaborou Amaury Alencar)

SAIBA MAIS
O I Seminário Cariri Cangaço foi realizado em setembro de 2009, em quatro cidades da Região do Cariri - Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha e Barbalha.
O subtema da primeira edição foi “Lampião no Ceará - verdades e mentiras”.
É a primeira vez que o município de Aurora vira sede da programação
A iniciativa da realização do evento é da Cariri do Brasil e da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e das prefeituras dos municípios.
Daniela Nogueira
Jornal O POVO
.

Nenhum comentário: