Toda Magia do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

.

Um dos momentos marcantes do Cariri Cangaço 2010 foi sem dúvidas o vivido no Sítio do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, solo sagrado do Beato Zé Lourenço, na manha do dia 18, quarta-feira. Ali, tivemos o privilégio de acompanhar as brilhantes conferências de quatro grandes mestres: Lemuel Rodrigues, Múcio Procópio, Sávio Cordeiro e Océlio Teixeira. A temática do messianismo, suas nuances e reflexos nas sociedades da época, toda a capilaridade do fenômeno a partir da vida e obra de homens marcantes como José Lourenço e Antônio Conselheiro, foram bálsamo para um dia tão cheia de desafios, como aquele.


Como no ano passado enfrentamos problemas com o nosso transporte e mais uma vez, o Caldeirão do Deserto acabava por nos pregar uma "peça" e por várias horas acabamos ficando totalmente "ilhados" sem poder vir... nem ir. O empenho de uma equipe responsavel e determinada, da Secretaria de Cultura do Crato; Marilac, Estela, Sara, Tibério, Paulnho, Edmar, enfim... amenizaram o dia, conseguindo fazer chegar até nós o bendito "rancho", que nos ajudou a tornar o resto da tarde um agradével momento de aproximação e descobertas...


Não falaremos nas câmeras fotográficas que deixaram; como que por encanto; de funcionar, nem no arrepio que percorria por alguns momentos, a espinha de um ou dois pesquisadores; ao final, depois de conseguirmos nos desculpar (via telefone celular, de cima de um pé de cajarana...) com os estimados companheiros do ICVC : Hugo Melo, Carla Prata, Vilma Maciel, Rosário Lustosa, Mano Granjeiros e Rosilene Melo, dentre tantos outros, que nos aguardavam no SESC Crato para a maravilhosa tarde de lançamentos; tinhamos vivido mais uma grande aventura do Cariri Cangaço e mais uma vez o principal personagem foi o Caldeirão do Deserto do Beato Zé Lourenço, que novamente ficará marcado na lembrança e no coração de todos nós.

Manoel Severo
.
.

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Olá

Veja matéria sobre o evento, no último dia 19/09/2010, que objetivou e objetiva o resgate da memória de Caldeirão, comunidade alternativa bombardeada e aniquilada pela aeronáutica brasileira. A exemplo de Canudos. Veja ainda o making off da captação das imagens para documentário que em breve estarei lançando. Acessar em:

http://valdecyalves.blogspot.com/2010/09/caldeirao-de-santa-cruz-do-deserto.html