Juazeiro desnudado por Renato Cassimiro

.
Renato Cassimiro na noite Cariri Cangaço GECC na Saraiva

A noite de estréia Cariri Cangaço na Saraiva Mega Store não poderia ter sido mais brilhante. A conferência de abertura sob a responsabilidade do professor doutor Renato Cassimiro, tendo como pano de fundo a passagem de Virgulino Ferreira Lampião, por Juazeiro do Norte, sob a tutela de Floro Bartolomeu, em março de 1926, acabou contagiando a todos e se estendendo "noite a dentro", fazendo com que o primeiro encontro do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará na livraria Saraiva no shopping Iguatemi em Fortaleza fosse coroado de sucesso.

Para Danielle Esmeraldo, sócia da SBEC e promotora do Cariri Cangaço a Conferência do professor Renato Cassimiro "trouxe um conjunto de informações novas que em muito enriqueceram nosso conhecimento, como por exemplo a marcante atuação da Beata Mocinha com relação aos negócios do Padre Cícero, simplesmente fantástico, imperdível, valeu a estréia do Cariri Cangaço  no shopping Iguatemy". Já o documentarista Aderbal Nogueira, sócio da SBEC  e do GECC e Conselheiro do Cariri Cangaço, "o professor Renato Cassimiro nos trouxe um Juazeiro desnudado, foi de uma importancia tremenda sua palestra, só temos que parabenizar".

Aderbal Nogueira e Tomaz Cysne

Manoel Severo

Jornalista Plínio Bortolotti, Diretor do Grupo O Povo de Comunicação

Já antes das 19 horas os amigos e sócios da SBEC, GECC e Cariri Cangaço começavam a chegar ao Espaço Raquel de Queiros na Livraria Saraiva Mega Store no Shopping Iguatemi, em Fortaleza; às 19:30 H foi dada inicio a programação com a fala do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo que ressaltou a presença do "grande e qualificado público" que se fazia presente à noite de abertura. Logo após representando a SBEC, falou o ex-presidente Ângelo Osmiro, ressaltando o grande trabalho que a Sociedade desenvolve na direção do fortalecimento da cultura nordestina, já Aderbal Nogueira falou em nome do GECC e parabenizou a parceria com a Saraiva.

"Padre Cícero sabia com antescedencia da chegada de Lampião ao Juazeiro, e fez o que lhes cabia fazer..."

Ângelo Osmiro e Barros Alves, editor da Revista Nordeste VinteUM

Afrânio e Wilton Dedê

O personagem principal: padre Cícero

 Ângelo Osmiro e Alfredo Bonessi

Aderbal e Ricardo Sabadia


Antônio Júnior e as raízes em Serra Talhada

Sara, Carol e Nalu


Manoel Severo e Haroldo Felinto

Para uma platéia seleta e atenta, o professor Renato Cassimiro desenvolveu sua Conferência sobre Lampião e Padre Cícero, sobre a Sedição de Juazeiro, as implicações do polêmico processo da Santa Sé e todas as repercussões da história do Santo Padre de Juazeiro do Norte. Foram quase tres horas de conferência e "poderiam ser cinco, dez, vinte" diante do talento do conferencista e da riqueza do tema. Ao final ficou a certeza e gostinho de quero mais. A primeira noite Cariri Cangaço GECC na saraiva Mega Store será ainda tema de postagens posteriores.

A todos os amigos que estiveram conosco, um grande abraço. A Renato Cassimiro, nossos parabéns, certamente um momento único, uma noite ímpar e que será lembrada sempre.

Cariri Cangaço
.

13 comentários:

Narciso disse...

Parabéns à todos que participaram
da 1ª conferência no Saraiva Mega-
Store,uma grande iniciativa de
Manoel Severo junto à SBEC e GECC,
como diz nossa amiga Juliana...
"Saudações cangaceiras" amigos
confrades.
Narciso Dias.

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Parcerias como essa da Livraria Saraiva, bem como as parcerias firmadas no primeiro Cariri Cangaço com a FGF-Faculdade Grande Fortaleza na pessoa do diretor da TV FGF Prof. Jonas Henrique de Icapuí, bem como com a empresa Expresso Guanabara na pessoa de seu diretor de marketing Rodrigo Mont'Alverne é que fazem ver a importância de empresas sérias, comprometidas com nossa cultura e que nos dão a certeza de que, ao lado de empresas responsáveis, o sucesso e reconhecimento será a coroação de um bom trabalho.

Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo,não pude estar presente na noite de ontem no shopping iguatemi,mas renovo meus cumprimentos pelo excelente trabalho que o amigo desenvolve a frente do Cariri Cangaço, parabens por mais essa parceria que como diz Aderbal Nogueira, são empresas como essa que dignificam a cultura.

Professor Regis Monteiro

CARIRI CANGAÇO disse...

Que noite extraordinária. A vontade que tínhamos era dormir na Saraiva, em meios aos livros, ouvindo histórias do Juazeiro do meu padim do Crato, de lampião, como música de ninar,pelo nosso grande mestre,doutor,amigo renato Cassimiro! Foi uma noite diferente, cheia de conhecimentos e descobertas!
Parabéns Severo, tenho orgulho e honra de participar dessa família, que é o Cariri Cangaço! Só sabedoria.
Danielle Esmeraldo!

Juliana Ischiara disse...

Parabéns a todos e a todas que estiveram neste encontro maravilhoso. Infelizmente não pude ir, mas fiquei na torcida e com a certeza de que seria um sucesso.

Saudações cangaceiras

Juliana Ischiara

Anônimo disse...

Manoel Severo, infelizmente recebi a mensagem só à noite.
Morri de pena.

Escritora Nilze Costa

Anônimo disse...

Caros(as) amigos(as),

Parabéns pela conquista do espaço na Livraria Saraiva e pelo evento, sem sombra de dúvidas os estudos que abrangem os fenômenos sociais do Nordeste muito tem a ganhar com tais empreitadas.
Abraços!

Wescley Rodrigues
João Pessoa - PB

Anônimo disse...

Grande Severo, prazer imenso ter de novo com o amigo.

Com atraso parabenizo sua iniciativa e visão de longo prazo em relação às ações de tornar conhecido o patrimônio histórico Lampião.

Estar numa livraria com tamanho peso e num Shopping como o Iguatemi não é muita gente que consegue. Mas faz parte do seu DNA fazer a diferença. Parabéns!!! (Só faltava ser corinthiano..... Mas ninguém é perfeito!!! Paciência.)

Quanto ao encontro, já perdi. Mas não por falta de vontade, mas por não estar em Fortaleza. Mas próximos virão e contem comigo, com certeza.

Grande abraço em ti e na Danielle. (Depois de vocês, o Cangaço já não é mais o mesmo)

Victor Junior
Money Parcerias

Anônimo disse...

Grande noite a de ontem, bela palestra do professor Renato Casimiro. Os encontros do GECC em parceiria com a SBEC deram um salto de qualidade com o novo espaço da Livraria Saraiva.
Parabéns a todos que compareceram e a todos os "blogueiros" do Cariri Cangaço o convite para que compareçam a próxima reunião.

Angelo Osmiro

Anônimo disse...

Nota 10 para a SBEC e o Cariri Cangaço. Parabéns a todos.
Fico orgulhoso pelas realizações dos senhores.

Carlos Carvalho

Anônimo disse...

Companheiro Severo fiquei deveras triste por não poder participar desse encontro primoroso. Sem dúvidas ouvir o grande Renato Cassimiro é um privilégio, tenho certeza que nas reuniões futuras da Sociedade Brasileira do Cangaço, estaremos juntos para trilhar o caminho da cultura nordestina.Parabens pelo Cariri Cangaço.com

Atenciosamente,
Padre Ricardo Sales

Anônimo disse...

AOI QUE OS SENHORES ESTÃO CONSTRUINDO COM AS PERCERIAS É VISÃO DE FUTURO, SÓ HOMENS COM ESPIRITO EMPREENDENDOR PODEM CONSTRUIR GRANDE EVENTOS. O ESTUDO DO CANGAÇO NO BRASIL, APESAR DAS DIFICULDADES E DO GRANDE PRECONCEITO: ESTÁ DE PARABENS.
PARABENS AO SBEC E AO SENHOR SEVERO.

COMUNICO QUE ABRIR SEU SITE É OBRIGATÓRIO TODOS OS DIAS.

MAGNO ALENCAR
JOÃO PESSOA
PB

Lima Verde disse...

Renato Cassimiro, "doutor em Juazeiro e Padre Cícero"; são eventos como esse que nos sentimos orfãs por esses lados aqui de Aracaju, pessoas realmente envolvidas com a grandeza do estudo e pesquisa de nossa história. parabens aos amigos da SBEC e Cariri Cangaço.

Vamos em frente, em 2011 com certeza estarei com os senhores no cariri cangaço.

Fernando Cesar Lima Verde