O Ataque de Gato a Piranhas , entrevista com Chiquinho Rodrigues Parte II

.
Hoje temos a satisfação de trazer a segunda parte do espetacular trabalho do documentarista Aderbal Nogueira e sua Laser Video, quando capturou imagens e momentos marcantes a partir de entrevista com Chiquinho Rodrigues na cidade de Piranhas; para os amantes do tema, um pouco mais da história e revelações daquele que ficou marcado como um dos mais sangrentos episódios do cangaço: A invasão de Gato a Piranhas.




"Seu Chiquinho, tenha pena de mim !"
Inacinha ao chegar em Piranhas após ser capturada pela volante de João Bezerra.

Aderbal Nogueira e Paulo Gastão, no Cariri Cangaço 2010; responsáveis pela entrevista com Chiquinho Rodrigues

Como o próprio Aderbal mostra nesse vídeo, já temos um novo compromisso para uma próxima postagem: Inédita entrevista com João Saturnino, filho do lendário e primeiro inimigo de Virgulino Ferreira Lampião, Zé Saturnino. É esperar para conferir mais um capítulo da história do cangaço através das lentes de Aderbal Nogueira.

Produção Cariri Cangaço
.

11 comentários:

Anônimo disse...

Simples assim: - Bezerra você estava tão perto, porque demorou tanto? Matasse a mulher e cortasse a cabeça dela e viesse correndo para lutar ao nosso lado.
Esse cangaço é tragicômico.
E segue o blognovela Cariri Cangaço.
C Eduardo.

Anônimo disse...

É realmente revelador: Quer dizer que João Bezerra não retornou a tempo a Piranhas, inclusive sabendo do perigo que sua propria família corria, por NÃO QUIS??? Francamente, com todo o respeito que o senhor Chiquinho Rodrigues possa me merecer, mas essa é dificil de entender.
Valeu Aderbal, parabens pela maravilhosa entrevista e matéria.

Sinval Aleluia

Anônimo disse...

Alo Aderbal, ontem te vi na tela do SBT NORDESTE, entrevistado ao lado do tumulo de Jararaca aqui em Mossoró dia de finados.
Agora uma pergunta. O que fizestes com Paulo Gastão, para não falar???
Mando um forte abraço para voce e toda sua familia.

Assis Nascimento // Mossoró (Rn)

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigo Eduardo, aguarde novas postagens. Recomendo a todos a assistirem na TV Mandacaru a excelente matéria feita pelo amigo João e o grande Bin Laden, com o ex-volante Teófilo e com uma irmã de Dadá. Parabéns ao João e também ao grande Capitão Galdino pela TV MANDACARU.

Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

C Eduardo, tragicômico é ótimo! Abraços e parabéns pelo maravilhoso Blog.

Rita de Cássia
Fortaleza

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigo Eduardo, aguarde novas postagens. Que bom que o amigo vem gostando. Indico a todos que assistam a matéria feita pelo companheiro João de Souza juntamente com o querido e imensurável BIN LADEN, vídeo esse feito com uma irmã de Dadá e o ex- volante Teófilo, na TV MANDACARU, capitaneada pelo amigo Capitão Galdino. Parabéns pelo trabalho.

Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Valeu pessoal, muito boa a entrevista com um dos defensores de Piranhas. Dona Cira, esposa do Tenente João Bezerra, também participou bravamente deste episódio, inclusive pegando em armas.

Saudações cangaceiras a todos,

Professor Alberto Lima

Anônimo disse...

Amigos do Cariri Cangaço, estive em Piranhas duas vezes, me hospedando sempre no simpatico hotel de dona Dione, fizemos o passeio de angico e na outra oportunidade o passeio do canyon. Não consegui encontrar a casa onde morava o ten Bezerra, nem a antiga delegacia, Ouvi que a Inacinha acabou casando com o delegado de Piranhas. Isso procede?

Mario Linhares

Anônimo disse...

Aderbal Nogueira parabens como sempre pelo belíssimo trabalho.
Grande abraço.

Magno Felicio
Fortaleza

Anônimo disse...

Vejam o Video FATOS, simplesmente sensacional.Também do Aderbal e da Lasevidso

Célio

Anônimo disse...

Falar dos que já se foram é muito fácil. Você não teria coragem de dizer pra prôa de Chiquinho Rodrigues Pereira isto que vc disse em 03 de novembro de 2010. Todos fugiram da cidade. Só ficou Chiquinho e seu Joaozinho Marcelino seu vizinho pra aguentar o rojão. Nos outros dias quando o coronel Lucena Maranhão foi ver o teatro da batalha disse: - Chiquinho você não é valente não, enfrentar 22 armados de mosquetão e parabelum 9mm só vc que é mais que valente é um doido. Mas Chiquinho tinha uma mercearia na rua do Comercio e não iria ficar de braços cruzados vendo todas as suas economias literalmente pegarem fogo e todo o seu patrimônio virar cinzas. Agora muitos covardes de Piranhas correram antes do primeiro estampido. Dona Nanoca Gomes de Lima disse para o filho: - Chiquinho estamos com vc pra viver ou morrer e dona Helenira sua esposa disse também que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ia lhes valer. Não deu outra! 2 cangaceiros mortos Jacaré e Gato e 11 civis inocentes de Piranhas. Ninguém na casa Chiquinho Rodrigues pereceu.Homem destemido mas traumatizado com a violência dos sertões principalmente nos anos 20,30,40 e 50. Contou exaustivamente este episódio a quem lhe preguntasse podia ser de governador a um simples trabalhador. Episódio que lhe rendeu muita inveja dos covardes da região acostumados à traição e a agir na calada da noite, ao contrário de Chiquinho que meteu bala nestes filhos da p... em plena 11 horas do dia 01 de outubro de 1936 uma segunda feira.