Sarinha, seja bem vinda, a casa é sua!

.
Segunda-feira. Estréia do Cariri Cangaço na Saraiva Mega Store. Bom, todos sabem da minha dificuldade com a disciplina história. Mas reconheço a importância dela e admiro quem tem tamanho dom em decifrá-la. O negócio é : Eu não tenho esse dom. Esforcei-me, mas como o evento estava preenchido com um ''grande e qualificado público",confesso que fiquei perdida.

O que eu estava fazendo alí? - Fiquei a observar o entusiasmo com que as pessoas discutiam um assunto tão distante à minha realidade.Os poucos nomes que sabia, como Virgulino Ferreira da Silva, Padre Cícero e Luís Carlos Prestes, e o superficial que aprendi na escola fez-me atenta ao que os mestres discutiam.Fiquei intrigada.


Se não fossem esses homens, que para mim são de outro ''planeta'', terem tamanha curiosidade e afeição para com a história de sua terra, do seu povo, o que seria das tradições, da cultura, da perpetuação desse fatos?

Eles são como detetives que buscam solucionar os mistérios que a história nos deixou.A 'investigação' que existe por trás do que nos é apresentado em sala de aula. Foi uma experiência engraçada.Sai da Saraiva ainda confusa -alienação- mas com uma concepção menos preconceituosa em relação a história. Como estudante que tem afinidade com exatas, saber que o professor Renato Cassimiro é Engenheiro, e ainda tem tamanho conhecimento em relação a história, mostrou-me o quanto sou limitada. Bom, abramos a mente.


NOTA: Bem, apresentar a Sarinha a família Cariri Cangaço é uma grande satisfação, com certeza poucos a conhecem. Todos sabem que tenho cinco filhos; Gabriel, Pedro, Manoelinha, Sawanna e Emily; mas... na verdade, saõ seis: Tem também a querida Sarinha, uma menina simplesmente sensacional, deu prá notar! Por isso fiz questão de também apresentá-la aos meus amigos. Sarinha, com sua presença 'o público do Cariri Cangaço ficou muito mais qualificado". Beijo de amor.
Manoel Severo
.

9 comentários:

Gabriel disse...

Sara definiu bem o papel desses historiadores para a sociedade. Mesmo sem ter muito conhecimento no assunto, através de seu sentimento puro e inocente, pudemos perceber o tamanho da importância que a SBEC tem para a preservação da cultura nordestina.
Por favor, queridos cangaceiros, não parem de nos encher com seu conhecimento tão arduamente conseguido através das pesquisas e dos anos.
Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Puxa! Que depoimento lindo e engraçado ao mesmo tempo. Qual a idade de Sarinha? 15, 16, 17? Parabens menina pelo texto, sinceridade e pela sensibilidade.
Severo parabens por mais essa filha, rsrsrsrs.

Ricardo Matos

Helio disse...

Prezado Severo, lendo a postagem de Sara me veio a cabeça o quanto é importante iniciativas como o Cariri Cangaço e o tamanho de nossa responsabilidade diante das novas gerações. Interessante a reflexão que Sara fez com referencia a relação do que ela vê em sala de aula e o estudo desses "seres de outro planeta" chamados historiadores. Muito boa a postagem e lhe parabenizo por nos trazer um olhar diferente e tão importante quanto o de Sara, uma jovem que abrilhantou sobremaneira o blog do Cariri Cangaço.

Saudações Nordestinas
Professor Mario Hélio

CARIRI CANGAÇO disse...

Meu caro Ricardo, vc tem razão, a sensibilidade de Sara é inegável, mais uma pequena filha que vai entrando no mundo maravilhoso da cultura nordestina.

Amigo Mario Helio, quanto tempo!!!! Soube de sua viagem, seja bem vindo. Vc faz uma reflexão muito oportuna quanto à nossa responsabilidade. Quando vi o texto de Sarinha, fiquei muito feliz e de imediato me fiz a mesma reflexão que vc agora provoca: Temos que saber o tamanho de nossa responsabilidade diante das gerações dos mais jovens, e hoje com esse mecanismo maravilhoso e rápido que é a internet, meu Deus! Aumenta e muito o cuidado e o zelo que devemos ter, por isso , fico feliz que existam espaços como o maravilhoso site da SBEC, os blogs de pesquisadores sérios como Kiko, João de Sousa, Ivanildo, Rubinho, Barros Alves e outros, além dos muitos blogs que se configuram como construção coletiva e em muito tenhem contribuido para o fortalecimento de nosso cultura.

Fiquei feliz por seu retorno e gratificado por vc ser um de nossos leitores.

Abração
Manoel Severo

Narciso disse...

A você Severo que plantou essa semente e que germina de forma gigantesca espalhando o conhecimento do estudo do cangaço por todo o país,cercado de grandes estudiosos e pesquisadores de grande responsabilidade. É maravilhoso ver jovens interessados
pelo tema,eu gostaria de chegar aos 90 anos e poder dizer a meus netos e bisnetos: "Eu quando jovem tive o prazer de conhecer alguns desses dinossauros pesquisadores do estudo do cangaço e pude chamá-los de CONFRADES."

Parabéns meu amigo...

Narciso
João Pessoa.

Anônimo disse...

Seres de Outro Planeta... Dinossauros...achei fantástica essas "definições" , enfim: gente maravilhosa que dedica boa parte de suas vidas ao nosso nordeste. Parabens ao Narciso, a Gabriel, Hélio e Ricardo.
Abraço a todos, obrigada e parabens pelo blog

GISA

Anônimo disse...

severo parabens pela parceria com a livraria saraiva, quando voce e o corone Angelo Osmiro se unem tudo e vitoria, essa parceria plantada por voces dois com a Saraiva foi genial, parabens.

CARIRI CANGAÇO disse...

Na verdade o mérito pela parceria com a Saraiva Mega Store se deve ao grande confrade e amigo/irmão Aderbal, que iniciou os contatos, o resto os amigos já estão acompanhando em nosso espaço. Vamos em frente amigos.Eu e o coroné Ângelo éramos apenas os secretários do generá Aderbal.

Manoel Severo

Magdemim disse...

Parabéns pela interrogação da “Sara” suas indagações também me fez descobrir como engraçado é esse mundo digital... Nele temos uma relação completa, o ontem e o hoje tão próximo, exatamente como o cangaço, buscando entender e interliga a historia do passado com a atual de maneira clara objetiva e subjetiva de todos os acontecimentos. Assim como os anos nos distancia da historia, como é o caso da emoção perdida da “Sara”, a tecnologia por sua vez nos aproxima de pessoas como vocês pesquisadores, mestre e doutores de um rico conhecimento, proporcionando o suporte adequado para alinhar essa unificação que o tempo deixou passar. Sinceramente, Parabéns! A todos os mestres pesquisadores que fazem esse canto novo de fatos históricos sobre o mundo dos olhares mas atentos dos homens que a historia se encarrega de nos emocionar por tanta bravura e determinação,detalhes e construções de vidas, interligando o ontem e o hoje nos fazendo descobri por eles nova admiração, enchendo nossa bagagem histórica para ser repassada aos nossos filhos e netos. A todos vocês minha grande admiração.