O Cariri e o Pajeú, unidos pela história do Cangaço

.
 
Bosco André, Netinho e Jack de Witte

Uma das gratas surpresas nos proporcionadas pela visita a Paulo Afonso foi encontrarmos o amigo Euclides Ferraz Neto, ou simplemente Netinho; descendente de uma das famílias mais famosas e aguerridas do ciclo do cangaço de Virgulino Ferreira, os famosas Nazarenos, terra de homens como seu avô e tios: Manoel Neto, Euclides, Odilon, Manoel e Hildebrando Flor, Gomes e Davi Jurubeba, João Gomes de Lira,dentre tantos outros.

Netinho nos deu o prazer de sua companhia por ocasião do Seminário de Maria Bonita e nos adiantou os futuros projetos para a Terra dos Nazarenos: "Severo, vamos criar o “Museu Memorial” dos combatentes de Virgulino Ferreira, o Lampião, onde iremos contar a histórias desses homens muitas vezes esquecidos pela literatura do cangaço, e queremos o apoio do Cariri Cangaço, será fundamental, inclusive queremos realizar com sua ajuda, um evento como o Cariri Cangaço, será o Pajeú Cangaço".

Não seria necessário dizer ao amigo Netinho e a todos os moradores de Nazaré do Pico, no município de Floresta; terra de nosso querido Tenente João Gomes; que sem dúvidas podem contar com nossa humilde colaboração para realizar a empreitada e trazer Nazaré para seu devido lugar dentro da Rota Histórica e Cultural do unioverso do cangaço no Brasil.

Netinho estará conosco no Cariri Cangaço 2011, quando setembro chegar e a partir dali iremos juntos pensar no emblemático Pajeú Cangaço. A Netinho e aos muitos amigos de Nazaré, o nosso fraternal abraço.
 
Manoel Severo
.

8 comentários:

Julio Cesar disse...

Concordo com Severo quanto a "trazer Nazaré para seu devido lugar dentro da Rota ... do cangaço no Brasil".
Sempre tive um grande prazer ao ler as façanhas dos nazarenos em sua luta contra Lampião.

Parabéns a Netinho e que o Pajeú Cangaço alcance um grande sucesso.

Lima Verde disse...

Grande Severo é o Cariri Cangaço expandido suas fronteiras, parabens ao Dr. Euclides Ferraz, que também é um, grande homem público em Pernambuco, pela visão de empreender um evento como esse, Dr. Euclies, o senhor junto com esse pessoal do Cariri Cangaço, vão longe!!

Abração meu camarada Severo

Fernando Cesar Lima Verde

José Cícero disse...

Que venha o Cariri Cangaço 2011...
Abraços fraternais e cangaceiros ao "jagunço-mor" da boa causa Manoel Severo e, por extensão a todos os aficcionados da história do cangaço nordestino.
Jc - Aurora-CE
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabens a Netinho e ao grande Severo por essa iniciativa de sucesso.

Renato Dantas

ENGENHEIRO GMARLON disse...

Que bom mais cidades aderirem a essa verdadeira cruzada pelo fortalecimento de nossa memória e história, parabens ao Dr. Euclides Ferraz e ao Cariri Cangaço.

Marlon

Anônimo disse...

Já não era sem tempo os Bravos Nazarenos terem um espaço onde se possa perpetuar a grande façanha que esses homens fizeram durante mais de vinte anos contra o bandido Lampião.

Bravo. Parabens aos senhores

Francisco de Assis Lima
Crato Ceará

CARIRI CANGAÇO disse...

É isso aí, caros companheiros, a iniciativa de Netinho é das mais louváveis e com certeza haverá de receber o apoio e aprovo dos demais descendentes dos Nazarenos e das famílias daquele simpático e acolhedor lugar.

Severo

José Mendes Pereira disse...

Uma boa ideia!

Já que os cangaceiros têm o seu museu, a sua história bem contada, é necessário a criação do museu dos demais combatentes, para que os heróis continuem vivendo na história por muitos e muitos séculos.

O nome do herói não morre, quando se tem um memorial que documenta e guarda todos os seus passos, a sua vida, a sua glória.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN