Bosco André, legenda viva de nosso Cariri Por:Manoel Severo

João Bosco André e Manoel Severo

Rapaz; existem destas pessoas que são marcantes. Por onde vão passando deixam o rastro de camaradagem, coleguismo, retidão, alegria, confiança, enfim. Se este "cabra" for do sertão, ainda sobram muito mais adjetivos para elencar. Assim é João Bosco André; espetacular cidadão de Missão Velha e do Mundo... Só para vocês terem uma idéia o homem é primo do Dom Pedro II e amigo pessoal do Papa.

Ir ao Cariri e não tirar um ou dois dedos de prosa com o grande "Padre Bosco"; sim, ainda esqueci, o homem foi ordenado Padre no primeiro Cariri Cangaço; é o mesmo que ir a Roma e não ver o Pontífice... Bosco André é assim, uma alma boa e um coração do tamanho do Vale do Cariri. Pesquisador atento, curioso, de uma memória fora do comum; lembra de detalhes simplesmentes impressionantes. Impossível não andar pelas ruas de nossa querida Missão Velha ao lado de Bosco, sem que ele vá logo dizendo: "Ali mora fulano, que é irmão de beltrano que fez isso ou aquilo, acolá tinha um armazém que foi desse ou daquele, por aqui passou sicrano em 1923, etc, etc, etc".

 

Uma boa conversa com Bosco André é receita garantida de uma visita de sucesso para qualquer pesquisador das boas coisas de nosso cariri. Sem dúvidas, Bosco, ao lado de Napoleão Tavares Neves e de Huberto Cabral, são os tres maiores memorialistas de nosso amado Cariri.

Coronel Santana, Serra do Mato, Fonte da Pendência, Coronel Zé Dantas, Isaias Arruda, Joca do Brejão, Engenho de Santa Teresa, Fogo do Taveira, Fazenda Padre Cícero, Torno dos Linardes, Zé Gonçalves... menino, se puxar assunto o homem vai longe e nos encanta a todos com sua atenção, disponibilidade e cordialidade. João Bosco André, é vice-presidente do GECC , Conselheiro Cariri Cangaço, um grande pai de família e um dos maiores carateres que conheço.

A você que gosta das coisas do sertão, que ama o nordeste e que se apaixonou pelo Cariri Cangaço, não deixe de vir até aqui e travar um "bom combate" com esse grande amigo e grande companheiro , João Bosco André, ou simplesmente "Padre Bosco".

Manoel Severo

12 comentários:

Anônimo disse...

Bosco André é uma unanimidade entre os pesquisadores e estudiosos da História e Cultura Nordestina. Recebe a todos com extrema atenção e zelo em Missão Velha-CE, sua querida cidade. Colabora e participa de todos os trabalhos e pesquisas sobre a nosso História, quando solicitado. Amigo sincero de todas as horas. Quem o conhece sabe o que estou falando.
Fico feliz em ter a oporunidade de desfrutar da sua amizade.
Prof. Pereira
Cajazeiras-PB

Anônimo disse...

Padre Bosco, um abraço de todos da família Cariri Cangaço.

Jorge

aderbal disse...

Bosco Andre. Sem palavras. So posso dizer. Obrigado por ser meu amigo. Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Bosco André. ex-vereador de Missão Velha, grande funcionário de nossa justiça é como o senhor Manoel Severo falou, um grande carater, um historiador de primeira grandeza, Missão velha esta de parabens pela personalidade de Bosco André.

Miriam Nepomuceno

pedro luís disse...

E tem mais, se quiser provar do DOCE DE LEITE ou DE CAJU, tem à vontade, pra deliciar aí mesmo nesse alpendre do "sítio camelo"!!!

ABRAÇO BOSCO!!!

EM BREVE FAREMOS NOVA EXPLORAÇÃO CANGACEIRÍSTICA!!!

pedro luís

Anônimo disse...

Estamos orgulhosos de termos conhecido Bosco André - é uma honra ser seu amigo. Alfredo Bonessi -SBEC - GECC

Juliana Ischiara disse...

êita!!! Pedro é verdade, o melhor doce de leite da região é do amigo Bosco, pense num doce danado de bom. Meu amigo Bosco, és uma pessoa muito querida por todos nós que temos a honra de tê-lo como amigo.

Mah rapaz!!! Severo tá que é um coroné na varando de meu amigo Bosco...rsrsrs

Abraço nos dois

Juliana Ischiara

Anônimo disse...

Bela homenagem ao Bosco Andre, cabra bom da Missão Velha. Muito bom privar da amizade desse cidadão de grande valor e muita gentileza, além de grande pesquisador.



Angelo Osmiro
Fortaleza-CE

Narciso disse...

Falar de Bosco é simplesmente ter a certeza de encontrar uma pessoa
extremamente carismática,tem o maior prazer em relatar a história
de sua cidade e adjacências e seus
personagens;é de uma memória incrível e só tenho a dizer,muito
obrigado Bosco por ter você como
amigo.

Narciso Dias-João Pessoa PB
Conselheiro do cariri.

josé sabino bassetti disse...

Só duas palavrinhas.

Conheci Bosco André em Paulo Afonso, depois conversamos no cariri cangaço. Bosco é dessas pessoas que você conversa uma vez e jamais esquece.

Quero enviar a ele o meu abraço.

Sabino Bassetti

Unknown disse...

Ir em Missão Velha e não conversar com Bosco, é mesmo que não ter ido ao Cariri. O cabra entende de tudo e faz a vida ficar mais engraçada e mais suave ao lado dele, mais doce. Doce na casa dele tem a vontade e pra escolher, e ninguem sai de lá sem ter adoçado a boca, pois ele não deixa. Cabra da peste, conselheiro de mão cheia, amigo de todas as horas, tudo que sou hoje devo a ele. Estudar no Colégio Agricola me abriu as portas e foi ele quem mais me incentivou e bancou tudo pra que eu pudesse estudar. Valeu Bosquim.
Meu irmão, camarada, pai e amigo.
Luiz André

pedro ferreira disse...

PARABÉNS BOSCO, VC É O CARA, SÊ TODO ESSE PESSOAL FALANDO BEM DE VC, QUEM SOU EU PRA DIZER O CONTRARIO; QUALQUER DIAS DESSES, NÓS VAMOS TE FAZER UMA VISITA!