Fideralina na Assembléia Legislativa do Ceará


Fideralina,  a matriarca dos Augusto


A Assembleia Legislativa foi espaço, na noite da última sexta-feira (25/11), de destaque para a cultura e para a memória da política cearense, com sessão solene que lançou o documentário “O Poder Político de Fideralina Augusto Lima e seus Descendentes”, produzido pela TV Assembleia (canal 30). O filme foi exibido para convidados no Plenário 13 de Maio. O presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), registrou sua gratidão a todos os envolvidos na construção do documentário, em especial à equipe do núcleo de documentários da emissora, coordenada por Ângela Gurgel, lembrando que a ideia para a produção surgiu de uma provocação de Melquíades Pinto Paiva, trineto de Fideralina.

“Em 2009, quando estava sendo entrevistado para outro documentário da TV Assembleia, Melquíades sugeriu ao núcleo que estudasse e entendesse melhor a história de Fideralina, nascida no município de Lavras da Mangabeira e tida como um verdadeiro coronel do sertão”, explicou.
O filme vem para exteriorizar a história de uma cearense guerreira, diferente das outras mulheres de seu tempo e capaz de unir, mais de 160 anos após seu nascimento, quase cem descendentes seus para assistirem a um documentário sobre sua vida e sobre a história política do Estado.

O Presidente da Assembléia, deputado Roberto Cláudio destacou ainda o papel que o deputado Heitor Férrer (PDT) exerce no Parlamento e no tema da produção, ressaltando que o pedetista é apaixonado pela trajetória de vida de Fideralina e pela família Augusto. “Ele sempre lembra que a Assembleia tem, nesse momento, dois deputados lavrenses, ele e Danniel Oliveira (PMDB), e um deputado meio lavrense, que sou eu, pois sou neto de um Prisco Bezerra, também nascido naquele município”, acrescentou o presidente.

Ele salientou que este fato acabou fazendo com que a Casa realizasse uma sessão itinerante em Lavras, quando teve o prazer de visitar a obra feita na residência de Fideralina, que Heitor Férrer comprou e recuperou, preservando sua memória.
“Um de seus desejos com esta obra, além de estabelecer o museu, é que a casa sirva de hospedaria para quantos descendentes tiverem curiosidade de visitar Lavras da Mangabeira e conhecer sua história. Ele é o deputado mais associado à história de Fideralina Augusto”, complementou, informando que, ontem, o Ministério da Educação (MEC) solicitou acesso aos documentários da TV Assembleia para uso educativo.

De acordo com Heitor, o documentário não teria saído se não fossem as contribuições de Vicente Ferrer Augusto Gonçalves, que é colecionador da história de Lavras da Mangabeira; Rejane Augusto Gonçalves, trineta da homenageada, e Eduardo Augusto de Oliveira, historiador e escritor.


“A história desta mulher é empolgante. Recebi um texto de Dimas Macedo, professor, procurador e poeta, em que ele diz que eu pertenço a todas as famílias daquele município. E nessa conjunção de famílias, existe uma matriarca que, obviamente, tem uma história pela qual passa a história do Ceará. Esta mulher é Fideralina Augusto, da qual sou descendente”, afirmou o deputado Heitor Ferrer.

Fonte: www.al.ce.gov.br

2 comentários:

Anônimo disse...

amigos do Cariri Cangaço esse documentário retratando a vida desta grande sertaneja que foi Dona Fideralina, nos trará um capitulo nobre e inesquecível deste pedaço do cariri que é Lavras da Mangabeira. Gostaria de parabenizar aos deputados Heitor Ferrer e Roberto Cláudio pela magnifica iniciativa. Parabens ao grande filho de Lavras, Dr Melquiades Pinto Paiva.


Tarcisio Leite
Fortaleza

Agliberto Melo Bastos disse...

Por um documentário da Assembleia Legislativa, conheci um pouco da historia de luta, coragem e liderança de Dona Fideralina Augusto Lima, filha de Lavras da Mangabeira. O documentário fala da família Vasques e de Padre Cícero e da revolução de 1914. Relata ainda que João Joaquim Bastos é neto da matriarca de Lavras.
Atualmente sou Professor da Região do Cariri ( IFCE campus Crato) e tenho curiosidade de conhecer um pouco da história dessa região. Fico contente em saber que o Trineto de Dona Federalina, Dr. Heitor Ferrer, é o dono e curador da casa em que viveu sua Triavó. Já tenho Admiração ao Deputado e agora tenho a obrigação de conhecê-lo, por varias razões: Moro na região do cariri, Gosto muito da região, sou Prof do Polo Educacional do Cariri, Valorizo pessoas que preservam suas raízes. Gostaria de saber mais de João Joaquim Bastos. Sou Bastos de Itapagé, da origem do Condado Bastos de Portugal que se estabeleceu na região por conta de um casamento com dote.
Parabes aos deputados Heitor Ferrer e Roberto Cláudio.