O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste


Por conta das comemorações do seu sétimo aniversário, o Museu Afro Brasil – instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo – está expondo, até o dia 1º de abril de 2012, uma grande mostra:

“O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste”. 

A exposição exibe aproximadamente 800 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, ex-votos, roupas, fotografias, instalações e documentos, reproduzindo o ambiente no qual vive o homem do sertão nordestino. Entre tantas obras em exibição chama a atenção dos visitantes as vestimentas do Beato José Lourenço, líder da comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localizada no município de Crato, além de fotos do acervo da Aba-Filme com retratos do Beato Antônio Conselheiro, do Padre Cícero e da Beata Maria Araújo.

Fonte: Coluna Armando Rafael / www.blogdocrato.blogspot.com




O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrada pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

O Museu conserva um acervo com mais de 5 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. O acervo abarca diversas facetas dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão, e registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.



O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Localiza-se no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no "Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega" – edifício integrante do conjunto arquitetônico do parque projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950. Oferece diversas atividades culturais e didáticas, exposições temporárias, conta com um teatro e uma biblioteca especializada.



Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil nasceu por iniciativa de Emanoel Araujo, artista plástico baiano, ex-curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo e atual curador do museu. Em 2004, Araújo - que já tentara frustradamente viabilizar a criação de uma instituição voltada ao estudo das contribuições africanas à cultura nacional - apresentou a proposta museológica a então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Encampada a ideia pelo poder público municipal, iniciou-se o projeto de implementação do museu. Foram utilizados recursos advindos de patrocínio da Petrobrás e do Ministério da Cultura (Lei Rouanet).



Para formar o acervo inicial, Emanoel Araujo cedeu 1100 peças de sua coleção particular em regime de comodato. Ficou decidido que o museu seria instalado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega. A 23 de outubro de 2004, o Museu Afro Brasil foi inaugurado, na presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva e de outras autoridades.


Para conhecer, visite: http://www.museuafrobrasil.org.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Visitei em viagem recente a São Paulo a exposicão acima mensionada. Fiquei impressionado com o acervo ali apresentado. Mas o que me chamou mais a atencão foi a riqueza de valor historico especialmente da região do cariri.
Amigos do Cariri Cangaco, em viagem a São Paulo não deixem de visitar esta maravilha.
Manoel Severo, voce ficaria muito orgulhoso do seu trabalho a frente do cariri cangaco, ao entrar no museu me vi nas nossas andancas no cariri cearense.
Abraco.
Assis Nascimento // Mossoro (RN)