Os maiores repentistas da história do Brasil Por:João de Sousa Lima

Canção

Grande é a nação dos violeiros e repentistas do nordeste, os estados de Pernambuco e Paraíba são os dois maiores celeiros de cantadores, estados que deixaram nos anais da história, nomes imortalizados, criadores dos perfeitos motes e construtores das amais perfeitas rimas.Dos nomes que conheci não esqueço de Louro do Pajeú, Dimas, tacílio, Cancão, Jó Patriota e Pinto do Monteiro. Cancão veio em 1970, trazido por meu irmão primogênito Zezé, para que ele conseguisse com Pedro Ferreira (proprietário da empresa SACOL), um patrocínio para imprimir um livro de poesias, hoje tenho guardado a sete chaves uma cópia desse livro.


A famosa tríade formada pelos irmãos Otacílio, Dimas e Louro, nessa foto estão acompanhados de um dos gigantes do improviso: Pinto do Monteiro.
Estive algumas vezes com Louro, em 1986 tomamos muitas caipirinhas no famoso CALABAR (bar na rua principal de São José do Egito).com Pinto estive três vezes em sua residência em companhia do primo João Piancó e de Pinto ganhei uma fotografia onde ele recebe um prêmio por sua trajetória de sucessos.


Louro, o Rei do Trocadilho
Louro do Pajeú, um dos mais autênticos e grandiosos artistas do improviso e na segunda foto,Louro e Jó Patriota
Otacílio (no centro da foto)
Velho Pinto do Monteiro.

Espetacular postagem de nosso confrade João de Sousa Lima em seu: www.joaodesousalima.blogspot.com

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabens - bom trabalho - Alfredo Bonessi -SBEC -GECC

Anônimo disse...

Muito bom João de Sousa Lima, maravilhosa postagem e justa homenagem a esses grandes sertanejos maravilhosos.

Maninha Lima

Anônimo disse...

MEU CARO JOÃO DE SOUZA LIMA, PARABÉNS POR TÃO OPORTUNA POSTAGEM SOBRE OS NOSSOS MAIS RESPEITÁVEIS REPENTISTAS NORDESTINOS. PERMITA-ME LHE DAR UMA SUGESTÃO: PROCURE ALGO SOBRE OS REPENTISTAS DE SÃO JOSÉ DO EGITO-PE. QUE NÃO PODERÃO FICAR DE FORA, POR EXEMPLO O POETA E REPENTISTA ANTONIO MARINHO, DE UMA PRESENÇA DE SPÍRITO SEM PAR. AQUI NO CARIRI TIVERMOS TAMBÉM BONS REPENTISTAS, COMO ZÉ MATOS, JOÃO SIQUEIRA, OS IRMÃOS BANDEIRA, SILVIO GRANGEIRO BIU PEREIRA QUE É DAQUI DE MISSÃO VELHA E TANTOS OUTROS. CONTE COM A MINHA TIMIDA E HUMILDE AJUDA E ESPERO ANSIOSO PELA REALIZAÇÃO DESSE GRANDE ACONTECIMENTO. ABRAÇOS: BOSCO ANDRÉ.

Anônimo disse...

realmente uma bela história, mas acho q deveria valorizar mais o grandiosos cantadores da atualidade.

Unknown disse...

Falar nos maiores poetas repentistas e não cita o imbatível Manuel Xudu, é desconhecer a história dos grandes cantadores.

Marcone Chaves

Anônimo disse...

Bela postagem homens iguais à esses jamais existirão

Unknown disse...

Aí são muitas recordações e saudades