Sila...uma vida mais sofrida que no cangaço Por:Maristela Mafuz

Maristela Mafuz

Não estudo o cangaço e nem posso discutir verdades ou mentiras sobre o assunto. Mas conheci Sila de perto, nas várias vezes em que a hospedei em minha casa. Sei que ela era uma mulher forte, dura, porém muito sofrida e dolorida por dentro. Após o fim do cangaço sua vida foi muito dura, me parecia muitas vezes que foi mais sofrida do que no bando, sendo discriminada e vendo seus filhos também serem, por ‘culpa’ dela.

Quando viu uma possibilidade daquela fase que viveu ser interessante a alguém, usou essa oportunidade, como muitos outros também. Acredito até, que tentando apagar a imagem negativa que tinha dentro dela de tudo de ruim que viu e viveu. Surpreendi-me ao saber de tantas mentiras que falam que ela disse, pois nas vezes em que esteve aqui, vi muitos a procurarem e se interessarem por seus relatos.

Acho que vou participar da Reunião da GECC só para ouvir as opiniões sobre ela.

Maristela Mafuz
Laser Vídeo

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero desde já fazer uma oferta para adquirir os direitos de transmissão do debate do dia 06/12, reunião do GECC. Pois esse “combate” será inesquecível. Uma pena que o Castelão está em reformas e não pode ser usado para abrigar o publico interessado nessa polêmica.

C Eduardo

João de Sousa Lima disse...

Minha querida amiga Maristela,
belo texto, parabéns,
sua sensibilidde na escrita É algo que merecemos curtir diariamente.
te desejo muita saúde e paza,
beijos, estendidos também ao irmão Aderbal.
seu amigo
joão de sousa lima

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Saudações, grande Carlos. Meu amigo, lhe digo o que disse para o Bassetti. Está tudo na santa paz. Não tem peleja alguma, pelo menos de minha parte. Sou do lema "PAZ E AMOR". Esse vai ser apenas o primeiro debate sobre um personagem, não tem nada de pessoal, tanto fazia ser Sila ou Durval, Canário, Dulce, tudo é história. Eu só quero é aprender com os amigos, espero até que os outros escolhidos tenham tanta ou mais polêmica do que a pobre Sila. Afinal de contas, o grupo só existe para se discutir esses assuntos. Prefiro estar no meio do 'balceiro' do que me calar quando o assunto é polêmico. No mais, saiba que o amigo foi um dos incentivadores por eu colocar na rede trechos dos depoimentos gravados por mim. Aguarde, que em breve vou colocar alguns que vão dar o que falar. Já estou até com medo, porque tem BABADO forte pelo meio. Coisas até IMPUBLICÁVEIS. Obrigado pelo apoio sempre presente em suas postagens, você, Ivanildo e alguns outros irmãos camaradas fazem valer a pena.
Aderbal Nogueira
OBS. Estou parecendo o Paulo Gastão da digitalização. rsrsrs

Juliana Ischiara disse...

Caríssima Maristela,

Leio seu texto com muita satisfação, pois é sempre bom ver as mulheres se manifestando, opinando, participando destes debates tão instigantes que dizem respeito a cangaço. Espero que continues participando e que vá para a reunião, não só esta em que falaremos sobre a Sila, mas as demais. Você é muito bem vinda ao GECC que lhe receberá com muita alegria e satisfação.

Abraço fraterno

Juliana Ischiara

Helio disse...

Caríssima Maristela, permita chamá-la dessa forma pelo grande respeito que tenho pelo trabalho de seu esposa, na verdade é admiração mesmo pelo que esses cariris cangaços estão fazendo, , gostaria de elogiar a atitude da senhora com um depoimento pessoal de quem apesar de próxima do grupo de estudos, não está diretamente ligada às discussões. Parabens.

Professor Mario Helio

Helio disse...

Dona Maristela, essa sua colocação "Após o fim do cangaço sua vida foi muito dura, me parecia muitas vezes que foi mais sofrida do que no bando, sendo discriminada e vendo seus filhos também serem, por ‘culpa’ dela" mostra sua sensibilidade e respeito por essa sertaneja de fibra e força. Parabens novamente, abraços ao Aderbal.

Professor Mario Helio

Anônimo disse...

Gostei Juliana , mais mulheres nos debates do cangaço !!!!!

Geisa Ramalho
Fortaleza

Anônimo disse...

É importante saber que mais mulheres estão se interrando por tão palpitante tema, Senhora Juliana Ischiara, Ana Lúcia, Professora Luitgarde Oliveira Barros, Marilurdes Ferraz, e muito mais, isso é sinal de que o público feminino também está disposto a reescrever a verdadeira história do sertão, parabens ao Manoel pelo belo e significativo Blog do Cariri. Grandioso e de muita qualidade além da beleza plastica do layout, imagens, textos.

Obrigada,

Gisele Carvalho Malta
Maceió