Existia amor no Cangaço? Por:Pedro Luis

Pedro Luis Camelo

Acredito que o cangaço significava uma fuga, para os homens vários motivos foram expostos, mas basicamente restringiam-se a dois: vingança e ganância; da mesma forma representava uma alternativa à vida que se apresentava. Os cangaceiros eram admirados e temidos, não há como negar o imenso atrativo desta “progressão social” quase que imediata, passava-se do sertanejo preso ao patrão (ou condição de vida), ao conhecido e principalmente livre, homem “respeitado”. 

São palavras de Virgulino após a morte de seu pai: “minha casa agora será debaixo de meu chapéu”. Para as mulheres abria-se um novo mundo, uma saída diferente para o resto de seus dias, experiências novas, estariam livres da sina sertaneja de suas antepassadas (procriar, cuidar da cozinha e dos filhos), viveriam aventuras nunca imaginadas, amorosas inclusive. São experiências de vida, que só permitem uma avaliação após sua ocorrência. Todos viveram e pagaram sua conta, cada qual de uma forma, daí, em alguns casos poderia surgir o remorso na hora de prestar contas com as consequências de seus atos: o afastamento da terra natal, da família, dos laços afetivos/comunitários (que o digam Moreno e Durvinha), florescendo profundo sentimento de amargura e rancor em relação ao passado. 

Na minha opinião coexistiam: amor, ódio, medo, ganância, soberba, vingança, coragem, desprendimento, crueldade, alegria, tristeza, amargura, decepção, arrependimento, afinal, eram seres humanos...

Pedro Luís - Crato, CE
Diretor do GECC
Conselheiro Cariri Cangaço

9 comentários:

Anônimo disse...

Aplausos.
Preciso o texto do Pedro Luis.

C Eduardo

Anônimo disse...

Houve amor, sim. E todo o resto dos sentimentos relacionados no excelente texto - enxuto e direto no alvo com extrema simplicidade. Parabéns, Pedro Luis!

William White

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau com Pedro Luis, parabens pelo artigo.

Gregório Santos

Anônimo disse...

Dr Pedro Luis se mostra aos poucos um dedicado estudioso do tema cangaço, apesar de suas inúmeras responsabilidades e agenda profissional sempre cheia, como Promotor de Justiça de Crato, sempre que tem um pouco de tempo tem se dedicado com esmero ao fenomeno lampiônico.
Parabens ao Cariri Cangaço e seu incansável maestro, Manoel Severo.

Rita de Cássia

aderbal disse...

Grande amigo. Sempre calado, mas um bom observador e vem se tornando um bom conhecedor da historia. Quem sabe em breve nos brinde com um exelente trabalho. Parabens. Aderbal Nogueira

Helio disse...

Amigo Pedro Luis, sua competencia como homem da justiça já é conhecida por todos os caririenses, entretanto hoje já estamos nos acostumando a conhecer mais de perto o pesquisador do cangaço Pedro Luis que já mostra também toda sua competencia.
Saudações

Professor Mario Helio
Juazeiro do Norte

Demetrius Calvin disse...

Valeu o artigo, simples e direto.

Demetrius

Lima Verde disse...

A natureza do ser humano, em menor e maior grau, estará sempre ligadas a todos esses sentimentos, dr pedro soube sintetizar de forma direta o que permeava a alma daqueles homens e mulheres.

Vanessa Ficanha disse...

Que surpresa ler um artifo tão bem editado!
Dr Pedro Luis Lima Camelo, escreveu de forma sintetica e profunda.
Lindo Texto.


Vanessa Ficanha
Bahia