O Tipi da Aurora em Brasília


Casa onde nasceu Vicente Landim, no Tipi, Aurora-Ceará

Uma das grandes surpresas nesta visita do Cariri Cangaço ao Distrito Federal foi sem dúvidas encontrar um pedaço do cariri cearense na capital da república. Tínhamos um encontro marcado com outro querido confrade cearense para este domingo a tarde. Partimos da Asa Sul em direção a região do Lago Paranoá, cruzamos a Ponte JK e chegamos ao Setor Mansões Dom Bosco; SMDB; qual não foi nossa surpresa ao encontrar o endereço nos informado, checando a placa: Mansão Tipi, era ali, a residência do escritor Vicente Landim, neto da grande matriarca de Aurora: Marica Macedo do Tipi.

O estimado anfitrião e sua esposa, dona Teresa, nos justificaram o nome da propriedade. "Cheguei em Brasília em 1961, e vim morar nesta propriedade em 1975, assim, em virtude da saudade e do bem querer ao meu querido Tipi, em Aurora, colocamos o nome de nossa propriedade de Mansão Tipi e trouxemos um pedacinho de lá, para cá.", confirma Vicente Landim.

Um pedacinho da Aurora no Distrito Federal

Cercado por uma área verde invejável; jaqueiras, jabuticabas, acerolas, coqueiros, juazeiros, cedro, ipês, bananeiras, cana, enfim; o Tipi do DF nos transporta ao Tipi do sertão da Aurora; berço da avó de Vicente, a brava sertaneja Marica Macedo.

Entre uma conversa e outra, podíamos ouvir os mais de 50 patos e gansos que se somavam aos carneiros, galinhas e outros pequenos animais que vivem ali no Tipi do DF. A história da família, desde a origem, a partir dos Terésios do Engenho de Santa Teresa em Missão Velha, até os dias atuais, o famoso fogo do Taveira, as Minas do Coxá, Marica, Cel. Santana, Joca do Brejão, Isaias Arruda, Major Zé Inácio, Floro Bartolomeu e muito, muito mais acabou fazendo parte de nossa conversa, claro que não faltou o capítulo da visita de Lampião ao pai de nosso anfitrião, pelos idos da década de vinte, no Tipi, da Aurora.

Vicente Landim e Danielle Esmeraldo

Dona Teresa, Vicente Landim, Severo e Danielle

Por fim, dona Teresa obrigou o marido a fechar a boca, "se não; não vai ficar nada para a palestra do Cariri Cangaço"... Pois é, tudo isso teremos o privilégio de ouvir do escritor Vicente Landim, no Tipi da Aurora, no Cariri Cangaço 2010, com a palestra: Marica Macedo, a Brava Sertaneja de Aurora. Ao final ainda conseguimos confirmar a presença dos dois netos amados do anfitrião: Matheus e Marcelo, que disseram que perdem por nada essa aventura do avô no Cariri Cangaço 2010.

É esperar para ver! Querido Vicente e dona Teresa, grande abraço e até agosto no Cariri Cangaço.

Manoel Severo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Manoel Severo,

Parabéns pelo seu trabalho a frente do Cariri Cangaço.

Do amigo,

Dario Castro Alves

Anônimo disse...

Caríssimo amigo Manoel Severo

Fiquei imensamente feliz com a notícia de que Brasília recebe o Cariri Cangaço.

Fraternas saudações.

José Romero Araújo Cardoso

Helio disse...

Vou unir meu comentário aos de Dario Castro Alves e Romero Cardoso; parabéns por sua abnegação amigo Severo, rapaz, vc descobrir um pedaço de nosso Cariri (Aurora) em Brasília e ainda trazer o neto de Marica Macedo para uma palestra no próprio Tipi no Cariri Cangaço, valeu.Parabéns ao senhor Vicente Landim, que não conheço ainda pessoalmente.

Abraço meu irmãozinho Severo, fico feliz por sua determinação, unindo tantos amigos em torno desse tema que é o nordeste.

Professor Mario Helio

Manoel Severo disse...

Valeu Amigo Mario.
Abração.
Manoel Severo