"Nem Cangaceiro, nem Volante!!"

 
 Severo, entre: Renato Casimiro e Luitgarde Oliveira

Há cerca de 15 dias atras, estivemos prestigiando o lançamento do livro de memórias de Melquíades Pinto Paiva; naquela ocasião reencontrei o estimado amigo Renato Casimiro e fui apresentado  pelo mesmo, à professora Luitgarde Oliveira Barros.Em nosso pouco tempo de contato pude confirmar a força da presença e da personalidade desta grande escritora; um episódio interessante quando fomos fazer uma fotografia, Renato Casimiro falou: "Vamos reunir os Cangaceiros..." De pronto a sensura veio de Luitgarde: Nem cangaceiro nem volante! Foi uma noite super agradável quando ainda fomos presenteados, todos que estavam ali, com a nova obra de Melquíades.

Já tínhamos a confirmação de Renato Casimiro dentre os palestrantes de nosso Cariri Cangaço 2010, e gostaríamos muito de contar também com a professora Luitgarde, o convite já foi feito de forma oficial, até o presente momento, compromissos no exterior conflitam com a data de nosso evento, entretanto quem sabe os ventos mudam e poderemos também contar com essa grande pesquisadora e escritora...

Parti daquela noite em Fortaleza, direto para o Crato e de lá, logo cedo da manhã para Paulo Afonso quando encontramos dentre outros amigos: Alcino Costa; o "caipira de Poço Redondo". Conversa vai e conversa vem, ele me confidencia: "Severo sabe quem é a responsável por meu ingresso no mundo da pesquisa do cangaço? A professora Luitgarde, que incentivou esse matuto que vos fala a escrever, tenho por ela um carinho enorme e um grande respeito, quando você encontrá-la mande um forte abraço para ela". Então comentei com Alcino que seria muito difícil transmitir esse abraço, pois só a havia visto uma única vez, e foi exatamente há poucos dias, mas de qualquer forma guardaria o abraço para o momento oportuno.

 Alcino Costa, João de Sousa, Ângelo Osmiro e Ivanildo Silveira

Acabou o Seminário de Paulo Afonso e lá vou eu de volta a Crato. Quando estava no aeroporto de Juazeiro do Norte embarcando de volta para Fortaleza, a surpresa: Encontro embarcando para o Rio de Janeiro, a professora Luitgarde. Bem, aproveitei para cumprir o compromisso assumido com Alcino, mandei o abraço recomendado pelo caipira de Poço Redondo; mas aí assumi outro compriomisso: Reencontrar Alcino para lhes dá o abraço de bem querer de Luitgarde!!! É isso, que bom termos o convivio de verdadeiros amigos; abraço pra cá, abraço pra lá, e vamos contruindo esta grande família.

Alcino estou com o abraço de Luitgarde, guardado para você. Até mais ver!!!!

Manoel Severo

5 comentários:

Lima Verde disse...

A professora Luitgarde Barros seria sem dúvidas uma presença imprescindível ao Cariri Cangaço, parabéns ao Manoel pela iniciativa.

Fernando L Verde

Yuri Luna disse...

"A Derradeira Gesta" é um livro que considero um dos mais bem feitos da bibliografia do cangaço, a professora Lutigarde Oliveira Barros é um nome de muito gabarito, esperamos encontrá-la no Cariri.

Abração Severo.

Yuri

Anônimo disse...

Severo, você ficou de mandar a programação de lançamento do DVD tanto em fortaleza como no cariri, o amigo jé tem essas datas?

Ricardo Lima

Anônimo disse...

Melquíades Pinto Paiva, caririense de Lavras da Mangabeira, é hoje um dos mais valorosos intelectuais brasileiros. Engenheiro agrônomo, especialista em Ictiologia, doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Melquíades orgulha-se, antes de tudo, por ser nordestino. Ele é um dos maiores conhecedores da temática do cangaço, fazendo parelha com Napoleão Tavares Neves neste assunto.

Jornalista Tarso Araujo
Coluna Cariri
Jornal O POVO

Manoel Severo disse...

Ricardo, nos perdoe, é que ainda temos algumas questões técnicas para fechar as datas dos lançamentos, mas... fique frio meu amigo, que logo logo estaremos informando pelo Blog e pela Rede Cariri Cangaço.

Resolveu o problema do livro de Rui Facó? rsrsrsrs

Abração,

Manoel Severo - Cariri Cangaço