Encontro de História no Cariri Por: Elizângela Santos

.
O XII Encontro Estadual de História do Ceará foi aberto, no Círculo Operário São José, nesta cidade de Juazeiro do Norte, com conferência do presidente da Associação Nacional de História (Anpuh), professor Durval Muniz. Uma das principais bandeiras de luta dos historiadores de todo o País, que é a regulamentação do profissional de História, foi debatida na abertura, além dos novos desafios da Associação no País. Cerca de 700 pessoas se inscreveram para participar do encontro.

O evento tem como temática central "História: Políticas Públicas e Práticas Culturais". Debates, por meio de mesas redondas, sobre "Museus e historiadores: Espaços possíveis e necessários no Ceará", e "Arquivos Públicos e Privados no Ceará e no Nordeste: Experiências e Necessidades" foram realizadas na Universidade Regional do Cariri (Urca). Os participantes de seis cursos de História do Estado também estiveram presentes nos museus da região, vivenciando a prática e a teoria da realidade desses equipamentos. O presidente da Anpuh, no Ceará, professor Altemar Muniz, afirma que a intenção desse trabalho é reunir além dos arquivistas, arqueólogos, professores ligados ao ensino de História, livro didático, para que possam falar sobre a presença do historiador nessas áreas mais especializados. "A ideia é fazer com que o encontro possa debater e propor política pública para favorecer à profissionalização", diz. Sobre isso, destaca a importância da articulação da categoria.

O XII Encontro Estadual de História do Ceará será encerrado no próximo dia 25, com Simpósio temático, às 8 horas, fechando com conferência do Professor Iranilson Buriti e apresentação artística dos irmãos Aniceto. A finalidade foi abrir espaço para o debate acerca das temáticas pertinentes ao exercício profissional do historiador, bem como propiciar espaços para o intercâmbio e a interação de ideias, estudos e pesquisas.

MAIS INFORMAÇÕES: Associação Nacional de História (Anpuh) Site: www.ce.anpuh.org (85) 9624.3835

Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato
NOTA CARIRI CANGAÇO: O Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, estará apresentando o evento aos participantes do XII Encontro Estadual de História, na noite deste dia 24, quinta-feira, na Universidade Regional do Cariri.
.

Nenhum comentário: