Lira Nordestina Promove Ação Griô

.
Manoel Severo e Professora Anna Christina, diretora da Lira Nordestina

.

A Ação Griô é um projeto criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Seu objetivo é preservar e valorizar a tradição oral do Brasil para o fortalecimento da identidade da comunidade.Griô é um caminhante, cantador, poeta, contador de histórias, genealogista, mediador político. É um educador popular que aprende, ensina e se torna a memória viva da tradição oral.Ele é o sangue que circula os saberes e histórias, suas lutas e glórias de seu povo dando vida à rede de transmissão oral de uma região e de um país.(A palavra abrasileirada griô vem de griot em francês, que traduz a palavra Diel l ingua bamanan do mali noroeste da África).O que é um Mestre Griô?Mestre é um sábio, curador, iniciador das ciências da vida, das artes populares e dos ofícios artesanais.  


O evento acontece no Pátio do Ponto de Cultura Lira Nordestina , em Juazeiro do Norte, neste sábado, dia 26, a partir das 19 horas - Entrada Gratuita. Teremos Contação de História, Repentes, oficinas, Teatro de Bonecos, Apresentações Teatrais, Aboios, Cordeis, e muito mais.



Referência inegável da história do Cariri cearense e memória cultural do Brasil, a Tipografia São Francisco, hoje denominada Lira Nordestina, foi fundada na década de 1920 em Juazeiro do Norte – CE, por José Bernardo da Silva sob as bênçãos do padre cícero. Nos anos 40 tornou-se o mais importnate e dinâmico pólo produtor de cordel do Brasil.

Em 1988, a Lira Nordestina foi incorporada a Universidade Regional do Cariri – URCA que promoveu várias ações e projetos no sentido de revitalizar este importante patrimônio imaterial do Brasil. Entre 1989 e 1995, houve um dinamismo na Lira, sendo recuperadas máquinas e reeditados cordéis clássicos e editados novos.

A xilogravura foi revigorada, vários eventos culturais e oficinas com artistas foram promovidos. Durante a década seguinte, apesar dos esforços em contrário, a Lira Nordestina passou por dificuldades administrativas e financeiras que acabaram por fragilizar sua infra-estrutura. Em meados de 2005 através de Edital do Ministério da Cultura no Programa Cultura Viva, é aprovado projeto que coloca a Lira Nordestina como Ponto de Cultura do Brasil.

NOTA CARIRI CANGAÇO: O Ponto de Cultura Lira Nordestina é um dos parceiros Cariri Cangaço. Desejamos a sua Diretora, professora Anna Christina, e a todos os telentosos artistas que fazem este verdadeiro ícone de nossa cultura, todo o sucesso em mais esse empreendimento.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem falar de outro grande Mestre, o Mestre dos Mestres, o poeta Patativa do Assaré que também tem seu nome no elenco da Lira Nordestina, ainda Tipografia São Francisco, sensacional, Esperamos que a URCA dê o devido valor a este maravilhoso patrimônio nordestino. Estamos cansados de ver a cultura de "pires na mão".

Gregório Ramos
Juazeiro do Norte

Anônimo disse...

Conheço de perto o trabalho do pessoal da Lira, concordo com Gregório, tá na hora da Urca olhar diferente para como disse o amigo acima "esse patrimonio do nordeste"

Tenório Nunes