Fazenda Padre Cícero anfitriona o Cariri Cangaço mais uma vez

..
.
A Fazenda Padre Cícero, imponente propriedade rural encravada a pouco mais de 6 Km do centro de Missão Velha; construida ainda em 1908 por Padre Cícero e administrada por algum tempo por seu braço direito, Floro Bartolomeu; depois pertecente ao Clã dos Dantas, valorosa família de coronéis de Missão Velha; mais uma vez anfitrionou a caravana do Cariri Cangaço nesta segunda edição de 2010.

Bosco Andre, Dra. Francisqunha, Rosa Bezerra e Lily

Mucio Procopio

Alfredo Bonessi e Moreira Paz

Geraldo Ferraz

Ali, sob a orientação do grande historiador João Bosco André, os convidados e participantes puderam conhecer mais de perto um dos mais espetaculares capítulos da história recente do cariri cearense, a partir dos embates envolvendo os coronéis de barranco que disputavam o poder deste lado do estado do Ceará. A fazenda Padre Cícero perteceu ao Cel. Dantas, destituido "as custas de bala" da prefeitura de Missão Velha, pelo coronel Isaias Arruda, de Aurora. Quem visita o fantástico casarão ainda pode ver as inúmeras "torneiras" usadas pelos defensores do lugar.

Manoel Severo
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Severo esta fazenda tem realmente muita história, gostaria de ressaltar o empenho de seu atual proprietário , senhor José Ivo Dantas, neto do cel. Dantas, e mantê-la o mais bem cuidada possível, pois é um patrimonio de nosso Cariri. Parabens a todos os que fazem o cariri cangaço e ao grande Bosco André.

Felipe Airão
Juazeiro do Norte

Anônimo disse...

Belas imagens da Fazenda Padre Cícero.

Carlos de Lima