Imprensa Destaca Noite de Abertura

;
Antonio Amaury


Aberto, na noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato, o Cariri Cangaço 2010, que este ano trata do tema: Coronéis, Beatos e Cangaceiros. O evento reúne dezenas de escritores, pesquisadores e estudiosos do cangaço. O Cariri Cangaço envolve a participação de municípios da região do Cariri, Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e Prefeituras como a Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. Serão seis dias de realização.

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, fez a abertura oficial destacando e ao mesmo tempo agradecendo os apoios das administrações municipais que estão sendo partícipes desse trabalho. São cerca de 90 pessoas envolvidas no processo de organização. O tema, segundo ele, é palpitante e polêmico, e o Cariri Cangaço, conforme o curador dá oportunidade de se debater as nuances do processo histórico. Ele destacou a pretensão de reeditar o evento, que ontem foi aberto por uma das maiores autoridades sobre o tema, o pesquisador Antônio Amaury Correa Araújo.

Reitor Placido Cidade Nuvens

Manoel Severo


O Reitor da URCA, Plácido Cidade Nuvens, na abertura, afirmou que a universidade regional não poderia desconhecer o fenômeno do cangaceirismo, porque foi uma marca dos dias da nossa história. “A URCA deve debruçar-se para ver as suas causas e o reflexo para o desenvolvimento regional, com a responsabilidade acadêmica”, disse. A secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, ressaltou que os participantes se encontram não para estudar a história de Lampião, mas do Cariri e do mundo. “Tem muita coisa que a gente precisa se indagar. Esse evento é rico e tem assunto, por ter história. Tem tudo a ver com a nossa região”, frisou.

Ela destacou a atuação da Universidade dentro desse contexto de trabalho, que vem tendo o acompanhamento dos trabalhos por meio da Pró-Reitoria de Extensão, além do apoio do Geopark Araripe e institutos culturais da região. Serão realizados durantes os próximos dias visitas técnicas, apresentações artísticas, mesas de debate e palestras. O Cariri Cangaço assume um caráter itinerante por integrar cidades como Crato, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Aurora e Barbalha.

Blog do Crato
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Crato
.

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Parabéns ao nosso amigo Manoel Severo e a toda a equipe que realizam esse maravilhoso evento, que reúne as principais autoridades sobre o cangaço no mundo. O Severo é uma pessoa muito especial. Apesar de estar rodeado dos figurões do evento, trata a cada um dos participantes, espectadores, com a mesma gentileza de sempre. Poucas pessoas são capazes de não se esquecer dessas coisas.

Parabéns!

Dihelson Mendonça