Não podemos calar Por:Mário Hélio

.

Provocados pela matéria do Aderbal Nogueira e diante dos muitos comentários dos confrades do blog do Cariri Cangaço, resolvi enviar este email a você amigo Severo, espero que possa está contribuindo com o debate, que a meu ver, é extremamente oportuno.

Temos nos acostumado a ver e conviver com uma certa miopia de alguns, quando rotulam os pesquisadores e estudiosos do cangaço, como pessoas que desperdiçam seu tempo em "vangloriar feitos de bandidos". Essa situação, eu mesmo já vivi, embora nunca me apresentei como pesquisador, e não o sou; apenas sou um curioso e dedicado leitor. Mas, acabamos sempre vendo essas situações. Ultimamente temos, a partir desta dinâmica e maravilhosa rede mundial de computadores, um conjunto de sites e blogs que têm distismificado a dita preconceituosa e iverídica máxima. Sites como o Cariri Cangaço, SBEC, Lampiao Aceso, enfim, estão a nos mostrar a importante e imprescindível contribuição, lúcida e séria, dos abnegados estudiosos de nosso cangaço. Sempre com análises criteriosas, questionadoras e que sempre nos trazem um conhecimento crítico a mais.

A despeito do que alguns possam falar, temos por exemplo, os muitos debates promovidos por este prestigiado site do Cariri Cangaço, que já em tão pouco tempo, conquistou seu espaço na mídia eletrônica e já é leitura obrigatória, diária, dos muitos admiradores do tema em todo o país e inclusive no exterior. Quando Aderbal Nogueira nos pede para discorrer sobre a situação atual de violência, me vem a cabeça imediatamente um sentimento de impotência.


A violência por natureza já é mais que perversa; observar a banalidade com que se tem tratado o tema, desde os milhares de programas de televisão até o olhar desinteressado da grande maioria de nossa sociedade, é assustador. Educação, trabalho, renda, família, etc, etc; todas são fundamentais para segurar o cidadão do lado do bem; mas como o próprio Aderbal fala: O que fazer com homens que apertam o gatilho sem remorso, "sem rei e sem lei", trazendo o flagelo e a desgraça para tantas e tantas famílias?

A sociedade e os homens de bem precisam sim se posicionar, sabemos que a responsabilidade é constitucional, passa pelo código penal, pelo Congresso Nacional, mas precisamos nos posicionar, precisamos pressionar, algo precisa ser feito. Como podemos conviver com uma lei que prende hoje e solta amanhã um "monstro" como muitos daqueles que depuseram à revista Veja? Parabéns ao Aderbal e ao Cariri Cangaço pela provocação. Vocês estão no caminho certo.

Respeitosamente,

Mario Helio
.

6 comentários:

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro amigo Merio, suas reflexões através de seus abalisados comentários têm sido de extrema importancia para o nosso blog, muito obrigado por toda sua atenção.

Manoel Severo

Anônimo disse...

poderia se falar em pena de morte para os crimes hediondos, mas , será que resolveria a questão da insegurança a que todos estamos submetidos???? Realmente a situação é desesperadora, nos sentimos impotentes

Gerlania Mendes

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Pois é Mário, somos os chatos de plantão. Enquanto a nossa sociedade mesquinha estiver lendo revistas de celebridades e similares para saber que 'fulano' foi fazer compras em Nova York ou que 'fulana' se separou de 'beltrano' e se esquecendo que alguém foi morto por causa de um tênis, as coisas não vão mudar... Geralmente essas pessoas vivem em um mundo à parte do nosso, com carros blindados e com seguranças armados. É triste; como se o problema não nos atinge então não estou nem aí, ninguém vai a uma passeata, assina um abaixo assinado em prol da não violência, a não ser aqueles que são militantes e considerados como nós... chatos. Não devemos perder uma única oportunidade de falarmos , gritarmos para mostrar a nossa indignação. Se não for assim as coisas não vão mudar nunca.
Para mim a pena aplicada a um bandido tem que ser dada na mesma moeda, ou seja, o crime cometido deve ser aplicado no próprio, da mesma maneira que ele aplicou na vítima, exatamente igual. Com as câmeras de segurança espalhadas por aí e inadmissível que alguém flagrado cometendo um crime tenha direito a qualquer tipo de defesa.

Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

A Sociedade tem muito de hipocrisia mesmo, enquanto cada um não fizer a sua parte não vamos sair do lugar. Lembram do primeiro filma Tropa de Elite, quando aparece os "hipocritas" consumidores de drogas em passeata naquela universidade?????

Chega de hipocria, parabens Aderbal.

Maria Célia

Anônimo disse...

Pena de Morte não resolve!

Gisele

José Mendes Pereira disse...

Em relação à questão da pena de morte eu não estou querendo contrariar ninguém, mas ela não trará resultados que evitem assassinatos constantes, quer seja por estupros, roubos, sequestros..., e, com certeza muitos morrerão inocentes. Um dos países que mantém severamente a lei, isto é, alguns Estados, Os Estados Unidos, e sempre a gente ver na televisão as injustiças feitas contra inocentes.
Se criassem a lei que qualquer um que fosse pego em flagrantes, e iria para o corredor da morte (caso o Brasil adotasse a pena de morte), muitos deles pagariam inocentemente; acusação causada por rixa ou ódio de pessoas desumanas, tangendo o delinguente para ser abatido como um animal.
É claro que quem perde um filho, um irmão ou outro parente qualquer, deseja que a lei do Brasil seja a pena de morte. Mas se analisarmos cuidadosamente, muitos deles irão morrer inocente.
Se no Brasil não tem “PENA DE MORTE”, deveria criar leis rígidas; aumentando a pena. Mas o que se ver é que quando prendem um perigoso marginal, dizem que ele tem direito a isso, aquilo, e aquilo mais, soltando-o com cinco anos, três anos ou ainda menos de um ano. Desse jeito a bandidagem se acabará? Nunca!

José Mendes Pereira – Mossoró-RN.