Cangaceiro Asa Branca Por: José Mendes Pereira

.


Ontem, dia 1º. de maio de 2011, visitando o túmulo do cangaceiro Jararaca, eu me deparei com  o túmulo do cangaceiro Asa Branca, que mesmo eu sendo um cativo visitante daquela cova, jamais tinha percebido que Asa Branca, os seus restos mortais estavam ali, juntinho dos restos mortais de Jararaca. Vendo a foto e a legenda, perguntei a um senhor que fazia limpeza aos redores dos túmulos (não quis ser fotografado e nem  se identificou), e ele me afirmou que era realmente o túmulo do cangaceiro Asa Branca.
Perguntei sobre a cova do cangaceiro Colchete, e ele me informou que é ali mesmo, mas no meio de tantas covas abandonadas, ninguém sabe onde está os restos mortais do facínora. Não duvidando, mas para efeito de confirmação, procurei uma outra pessoa, e encontrei esta senhora, Carla, funcionária pública municipal, que presta seus serviços no próprio Cemitério São Sebastião de Mossoró, e ela me afirmou com todas as letras da verdade, que é o túmulo do cangaceiro Asa Branca. Antonio Luiz Tavares, o Asa Branca, nasceu no dia 10 de Janeiro de 1901, e faleceu em Mossoró, no dia 02 de Novembro de 1981, segundo está gravado no seu próprio túmulo.Nos anos 70, eu morava no bairro Bom Jardim, e o ex-cangaceiro de Lampião, o "Asa Branca", residia em uma rua paralela. Eu o conheci muito, mas só de vista e chapéu, pois jamais tive conversa com ele. 

 Leia o que escreveu este jornalista, o Tomislav R. Femenick, do Jornal "O Mossoroense" sobre o cangaceiro Asa Branca.

No dia nove passado, Mossoró iniciou as comemorações dos oitenta anos da celebre resistência, que seus cidadãos fizeram ao ataque que o bando de Lampião intentou contra a cidade. Três pessoas de minha família tiveram a honra de receber, em nome dos nossos antepassados, a Medalha do Mérito da Resistência, dada pela senhora prefeita, Fafá Rosado: eu recebi a honraria dada ao meu bisavô, o cel. Vicente Ferreira Cunha da Mota; Haroldo Ferreira da Mota, em nome do nosso tio, o Padre Mota, e Ricardo Jorge Duarte Galvão, em nome do seu avô e meu tio Francisco de Araújo Galvão. 
Há quarenta anos, portanto em 1967, publiquei nos jornais “O Povo”, de Fortaleza (edição de 28 de Setembro de 1967) e o “Diário de Pernambuco”, de Recife (edição de 01 de Outubro de 1967) uma matéria sobre um dos últimos sobreviventes do bando de Lampião, e que, surpreendentemente, pacificamente vivia em Mossoró. A transcrevo a seguir:
“Foi recentemente localizado nesta cidade um dos mais famosos membros do grupo de cangaceiro de Virgulino Ferreira, o Lampião, a quem serviu e acompanhou na senda do crime, por cinco longos anos. Trata-se de Antônio Luiz Tavares, o Asa Branca, que era conhecido como um cangaceiro de bons modos e de trato amável. Porém, enquanto permaneceu no bando, ele vivenciou todas as peripécias que faziam parte do cotidiano dos cangaceiros: ataques, saques, sequestros, mortes, agruras e, também, fugas.
Hoje, com fala macia e procurando se esquivar do seu passado, Asa Branca não deixa transparecer, no seu atual proceder, aquele homem de ontem, quando era um dos ‘cabras do Capitão Virgulino’ – usando as suas próprias palavras. Antônio Luiz, segundo nos contou depois de muito pensar, teve seu pai assassinado, quando ele tinha apenas dois meses de vida, em Cajazeiras do Rio do Peixe, cidade do interior da Paraíba. Depois de crescido e de compreender a causa de sua orfandade, vingou o crime, quando ainda com a idade de 13 anos.
O assassino de meu pai era protegido do chefe político do lugar – declarou-nos. Ele não sofreu nada pela morte que praticou, mas eu talvez morresse na mão da polícia ou dos outros cabras. O jeito foi o cangaço. Lampião me aceitou e eu fui cumprir a minha sina. Vida dura e difícil, mas em todo caso era vida. No cangaço a gente faz muita coisa que não gosta, mas muito pior era não viver. Lutar com a polícia para viver era muito melhor do que ter certeza de que morreria se caísse nas mãos dos parceiros do homem que matou meu pai’.  
Bando de Lampião em Limoeiro

Um ano depois de seu primeiro crime, isto é, em 1922, Lampião fez uma visita à propriedade onde Antônio Luiz Tavares se encontrava escondido. A presteza com que o jovem, de apenas 14 anos, fazia uso de armas de fogo aguçou a curiosidade do Rei do Cangaço. Prontamente o recrutou para o seu bando. Antônio Luiz Tavares se transformou em Asa Branca e varou os sertões do Nordeste por cinco anos com o grupo de Lampião, tomando parte em todos os assaltos, praticando atrocidades que a vida nômade do cangaço lhe impunha. Participou do assalto ao Apodi, como de tantos outros, e esteve no ataque a Mossoró, atirando contra a trincheira da Estrada de Ferro.
Asa Branca foi preso pela polícia do Ceará e recambiado para Mossoró, ainda no tempo em que cangaço era coisa comum no Nordeste. Aqui foi julgado e cumpriu pena de 10 anos. Paga a sua dívida para com a sociedade, ele voltou para o Ceará. Somente retornou para Mossoró quando já estava esquecido. Agora, quando é cidadão pacato, pai de família e trabalhador (ele fez questão de ressaltar isso), não quer se lembrar que já fez algo errado. Trabalhando no Instituto de Educação de Mossoró, no meio de professores e estudantes, ele se diz feliz.

Recentemente, o cidadão Luiz Tavares da Silva foi convidado a comparecer a uma reunião do Rotary Clube de Mossoró. Lá também estava o Dr. Abel Freire Coelho, o promotor que o acusou quando do seu julgamento. Acusador e acusado de ontem trocaram apertos de mãos, como dois bons cidadãos de hoje”.
A Publicação original José Mendes: www.mendesemendes.blogspot.com
.

12 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Muito obrigado amigo Severo, por ter atendido o meu pedido.

Fico a sua disposição, caso necessite de alguma informação.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro José, é e será sempre uma satisfação trazer ao nosso espaço, matérias qualificadas como a do amigo.

Abraços,

Severo

Anônimo disse...

Parabens - excelente trabalho. Alfredo Bonessi - GECC-SBEC

José Cícero disse...

Ótimo texto. Substancial e preciso... mais uma magna contribuição do confrade MENDES, cabra da peste.
Valeu meu camarada!!!!
José Cícero
Aurora-CE.
www.seculteaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com

Antonio Luiz Tavares Neto disse...

é com imensa honra e prazer que venho atraves deta agradecer pela materia escrita em homenagem ao Sr Antonio Luiz Tavares cujo nome herdei por ser neto do proprio caso tenha mais historias sobre o mesmo queria que mandasse via e mail desde ja agradecido. contato:antonio.tavares.neto@gmail.com

Unknown disse...

Asa branca é pai do meu avô..
Queria saber mas sobre a história do meu bisavô asa branca..
Qualquer coisa meu whatsapp: 985120220 meu nome é Samuel Tavares.

Unknown disse...

Olá então vc é primo de minha mãe.. meu avô é filho de asa branca.. meu whatsapp:985120220

Unknown disse...

Meu whatsapp sou bisneto de asa branca meu whatsapp: 985120220

Unknown disse...

Uma ótima matéria sobre asa branca, eu sou fascinado pela história do cangaço. Parabéns!

Mendes e Mendes disse...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Anônimo disse...

Fala no texto q ele nasceu em 10/01/1901,na lápide tá 10/01/1902.Quando encontrou lampião em 1922 ele tinha 14 anos? Então ele nasceu em 1908?

Anônimo disse...

Oi asa branca é meu bisavô sou neta do filho dele com a primeira esposa djante luiz tavares tendo mas história dele gostaria de saber 85 99203-5276