Chico Chicote com Napoleão Tavares Neves Por:Manoel Severo

.
Manoel Severo e Napoleão Tavares Neves na última quinta-feira em Barbalha
.
Em nossa visita ao Cariri; nesta última semana; tivemos uma importante confirmação que nos encheu de satisfação e honra, além de proporcionar ao bom público e convidados do Cariri Cangaço 2011, uma das mais esperadas Conferências do evento.

Por ocasião da ida ao município de Porteiras, teremos a visita a fazenda Guaribas, do famoso coronel Chico Chicote, cenário marcante do grande cerco e "Fogo das Guaribas", onde depois de 32 horas de fogo cerrado, mais de 100 homens do tenente José Gonçalves Bezerra, juntamente com as volantes de Arlindo Rocha e Manoel Neto, acabaram por matar o grande coronel das Porteiras e Brejo Santo, da família Lucena: Chico Chicote.

Aqui, uma das "testemunhas..ou vitima"...do fogo das Guaribas

Chico Chicote tinha a seu lado apenas a família e a ajuda de 5 capatazes,  acabou tombando depois do forte e desleal cerco  movido por Zé Bezerra. Ao final tombariam mortos, 25 soldados entre cearenses, paraibanos e pernambucanos. Até na derradeira hora, Chico Chicote escreveria com valentia e coragem a história dessa terra e dessa gente. Tudo isso e muito mais para todos que nos visitarem quando setembro chegar.

Parabens aos participantes do Cariri Cangaço e muito obrigado ao Mestre Napoleão pelo grande presente. Que venha o Cariri Cangaço 2011.

Manoel Severo
. 

6 comentários:

Anônimo disse...

AMIGO SEVERO, VOCÊ TEM RAZÃO, ESTA PALESTRA SOBRE O FOGO DAS GUARIBAS É IMPERDIVEL, QUANDO TEM COMO PALESTRANTE O GRANDE DR. NAPOLEÃO. ABRAÇOS: BOSCO ANDRÉ.

Anônimo disse...

A resistência de Chico Chicote daria um excelente documentário.Demostrou ser um homem corajoso, valente e guerreiro.Morreu com honra. Alfredo Bonessi-GECC - SBEC

Célia Leite disse...

a historia do coronel chico chicote me fascina. tenho um documentario com riquezas de detalhes,fotos da casa antes de ser modificada, entrevistas com por exemplo de dona maria baiao, com filhos e filhas do coronel.
celiamarialeite@gmail.com
parabens - sejamos felizes

Unknown disse...

Tenho vontade de conhecer essa família da minha vovó só conheço uma pequena parte mas um dia Aida visito essa cidade com minha vovó pra conhecer a família leite e lucena

Telma lucena disse...

É um sonho que vou realizar conhecer a família da minha avó

Anônimo disse...

Como encontrar rge CPF de pessoas falecido em 1970