O informante do Crato Por:Manoel Severo

Manoel Severo e Antônio Amaury

Novamente tivemos a grande oportunidade de sermos recebidos pelo casal Amaury e Renê, em nossa recente visita a São Paulo. A satisfação é sempre renovada quando encontramos pessoas pelas quais adquirimos respeito, admiração e bem querer. Antônio Amaury, o grande pesquisador, o grande escritor, o homem que dedicou quase uma vida inteira a desvendar os mistérios do sertão de Lampião, todos conhecem.

Gostaria de falar do filho, do sobrinho, do esposo, do pai, do amigo, do ser humano sensacional que é Antônio Amaury. Sempre que estou sendo recebido em sua casa, antes mesmo de me "embrenhar" nos extraordinários arquivos históricos do Mestre Amaury, não posso deixar de aproveitar o convívio com sua querida família e "beber da fonte" a partir de histórias sensacionais de como todos os familiares acabaram se relacionando com os personagens do cangaço, sempre ao redor da farta e saborosa mesa de dona Renê. 

Guardiões da Biblioteca de Amaury

O famoso All Transistor, companheiro de viagem

Um pouco da memória de nosso nordeste, registradas nestas fitas históricas

Carlos Elydio, Amaury , Sérgia, esses os três filhos; e ainda Marcelo e Henrique, os netos queridos, como também a comandante da casa, dona Renê, todos têm maravilhosas histórias sempre proporcionadas; algumas de forma involuntária e outras não, pela paixão do dedicado "doutor Amaury" pelo cangaço, na verdade foram anos e anos, quilometros sem fim andando por esse sertão a fora... e em boa parte dessa aventura lá estavam: Dona Renê, Amaury Junior, Carlos, Sérgia, o tio Ebenir, a Rural, a Belina, o Corcel, colchões, fogãozinho, panelas, etc, etc, etc, sem esquecer o personagem principal: O bom e velho gravador "All Transistor"... Até dá para imaginar. 

Fico, como desta última vez, ouvindo deliciado, os relatos de todos, e em meio a saborosa mesa de almoço ou jantar da família, colhendo os detalhes que fizeram desta saga uma verdadeira aventura familiar. Lá pelas tantas o doutor Amaury me dizia: "Severo eu e Renê fomos ao Crato há uns 30 anos atras, comemos num restaurantezinho perto de uma praça, etc, etc" e daí eu perguntei, "que restaurante foi esse Amaury ?" e aí veio a pérola de nosso pesquisador: "foi um restaurante me indicado por um informante"... "INFORMANTE  Amaury ???" aí nos demos conta do palavriado e não conseguimos mais acabar o almoço com tanto riso. Ao final do dia, logo após o jantar, lá estava Amaury preparando o jantar de um tio seu, senhor Ebenir, que mora em um apartamento conjugado à sua casa, depois disso eu o acompanhei para levar o jantar do tio de 84 anos. Esse é Antônio Amaury na intimidade de seu lar, com as pessoas que ama, momentos esses que tive o privilégio de compartilhar mais uma vez.

Estimado Amaury, dona Renê, Carlos Elydio, Amaury Jr, Nelson e dona Sérgio, caros Henrique e Marcelo, muito obrigado pelos momentos de estima e atenção, estamos esperando vocês em nosso Cariri.

Manoel Severo

6 comentários:

Honório de Medeiros disse...

Fantástica história. É como eu tenho dito, Monsieur Severo, vc é um repórter nato. E que grande figura humana é Dr. Antônio Amaury.

Helio disse...

Camarada Severo, concordo com o dr Honorio de Medeiros, excelente história com a família do dr Amaury. Escrita com o coração, mas não qualquer coração, com o coração dos gratos, dos bons; parabens meu amigo e que Deus abençoe essa família Cariri Cangaço.

Professor Mario Helio

Lima Verde disse...

Mais do que um espaço apenas de matérias e artigos, que engrandecem e muito o estudo de todos nós, esse blog tem se demonstrado uma Casa de Amigos; é assim que vejo. Apesar de não ter participado das edições do evento, gostaria de dizer que movimentos como o que o Severo faz, aproximando as pessoas tem sido muito importante. Parabens meu amigo.
Interessante ver que os grandes escritores, os grandes pesquisadores, são de carne e osso, muito bom o artigo.

Fernando Cesar Lima Verde

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Satisfação em vê-lo, Prof Amaury. Grande abraço e aguarde novidades na rede, via Blog Cariri Cangaço.
Aderbal Nogueira

Anônimo disse...

Severão arretado, abraços meu irmão, valeu Antônio Amaury Correa de Araujo.

Netinho

Anônimo disse...

Manoel Severo, receba meus cumprimentos. A forma como o amigo trata a todos, com elegância e sinceridade, são marcas registradas de sua pessoa, um homem que merece toda nossa consideração e respeito, sendo uma referencia para todos que tenhem o prazer de lhe conhecer.

Antônio Alves de Aragão
Assembléia Legislativa do Estado do Ceará
Fortaleza CE