Caravana Cariri Cangaço-GECC : Desafio de Carnaval - As Cidades

Ex-cangaceiro Candeeiro, por Marcio Vasconcelos

Uma das grandes dificuldades para definir o roteiro da Caravana Cariri Cangaço, foi estabelecer a ordem de prioridade para as cidades a serem visitadas; a partir do responsável pelo planejamento geográfico e deslocamento; Aderbal Nogueira; se pensou em contemplar um pouco dos tempos áureos do começo da vida cangaceira de Virgulino Ferreira, em sua Pernambuco de origem e um pouco de seu apogeu do segundo reinado, em terras baianas, sergipanas e alagoanas, sem esquecer os momentos marcantes vividos no Cariri do Ceará e ainda abraçar um dos últimos remanescentes do ciclo; ex-cangaceiro Candeeiro, em sua Buíque.

Vamos a algumas cidades a serem visitadas: De Fortaleza, saindo na manhã de sábado, dia 18, direto a São José do Belmonte e um dos primeiros episódios de um Lampião já chefe de Bando, a morte de Gonzaga; dali até a inigualável e bela Triunfo, berço do lugar tenente, Luiz Pedro do Retiro, a Casa das Almas: Metade em Pernambuco, Triunfo e metade na Paraíba, Princesa, do grande Coronel Zé Pereira e de Marcolino Diniz. Ali será uma grande satisfação rever os amigos, Diana Lopes, André Vasconcelos e Assis Timóteo.

Casa das Almas, em Triunfo

Descendo a serra partiremos sem demora; passando em Custódia e depois Arco Verde; até a visita a Candeeiro em Buique; o primeiro dia está concluido. Na manhã do segundo dia, 19, domingo de carnaval, Paulo Afonso; não sem antes passar em Mata Grande, Pariconhas e Agua Branca. O ataque dos filhos de Zé Ferreira com os Porcino em Pariconhas e o ataque ao Casarão da Baronesa de Água Branca, serão com certeza visitas obrigatórias, antes de trazer para a Caravana Cariri Cangaço, nosso novo guia: João de Sousa Lima.

Casarão da Baronesa de Água Branca

Paulo Afonso será nossa base por três dias, de 20 a 22, segunda e terça de carnaval a folia será em plena caatinga: As terras da Malhada da Caiçara, berço de Maria Bonita; Casa de dona Generosa, Serra do Umbuzeiro, Lagoa do Mel; onde morreu Ezequiel, irmão do Rei do Cangaço, Casa de Lídia,  Serra do Peito de Moça, entre tantos outros cenários importantes do cangaço lampiônico.

De Paulo Afonso a Jeremoabo, emblemática sede de volantes e local onde ocorreram as famosas "entregas". Na terra onde morou o mais famoso caçador de cangaceiros: Zé Rufino, vamos encontrar o ex-volante Inácio Ferreira, um dos últimos remanescentes das tropas que combateram os cangaceiros; passaremos tembém por Cana Brava e Malhada Grande até retornar a Paulo Afonso para na manhã seguinte, dia 21, sob as ordens do Decano Alcino Alves Costa, Caipira de Poço Redondo; voltarmos ao estado de Alagoas e Sergipe e as terras entre Poço Redondo e Canindé do São Francisco, região que juntamente com Paulo Afonso destinou o maior número de membros às hostes cangaceiras. Não sem antes passarmos em Delmiro Gouveia, Olho d'Agua do Casado e a maravilhosa Piranhas. Lugares emblemáricos como Fazenda Patos, Maranduba, Monte Alegre, Lagoa da Serra, entre tantos outros estarão fazendo parte de nosso roteiro. 


Fazenda Maranduba

Encerrada a saga por terras baianas, sergipanas e alagoanas, retornaremos dia 22, quarta de cinzas, por Floreta do Navio, Nazaré do Pico e Serra Talhada, berço de Virgulino Ferreira. A Fazenda Poço do Nego será parada obrigatória no famoso solo dos "encardidos nazarenos". Dali ao nosso Cariri, quando novamente teremos presença marcante nos municípios de Mauriti; onde visitaremos o famoso Fogo do Coité, onde Padre Lacerda segurou fogo cerrado contra Sinhô Pereira, por falar em Sinhô Pereira, a fazenda do Major Zé Inácio do Barro també será parada obrigatória, como também as terras do Coxá, onde em Aurora se deu o Fogo do Taveira; ali sem dúvidas o comando será de Bosco André, Sousa Neto e nosso Conselheiro Zé Cícero.

Esse é o roteiro da Caravana Cariri Cangaço-GECC , Desafio de Carnaval;  tudo sobre a Caravana Cariri Cangaço-GECC, você fica sabendo aqui no www.cariricangaco.com


Manoel Severo

12 comentários:

Anônimo disse...

Grande abraço aos companheiros do Ceara e do Cariri Cangaço, não deixem de registrar absolutamente nada. Severo parabens.

Julio Tavares

Anônimo disse...

Querido Severo, Quando vocês chegarem em Triunfo, entre às 14 e 15 horas, estaremos esperando para tomarmos um cafezinho na minha casinha. Depois poderemos passear e conhecer a cidade e iremos jantar na residência de Assis, a famosa Casa Grande das Almas; metade em Triunfo, metade em Princesa.

Abraços

Diana Lopes
Triunfo

Anônimo disse...

Severo,

Acabo de ler o roteiro que vocês irão fazer durante os dias do carnaval. Vai ser cansativo, mas é deveras maravilhoso. Aconselho que você e os nossos companheiros, ao chegar em Jeremoabo procurem um senhor chamado José de Olinda. Ele é filho da antiga Serra Negra, parente próximo do tenente João Maria e conhece tudo da vida de Zé Rufino e sua volante.

Quando aposentado Zé Rufino vivia praticamente na casa dele já em Jeremoabo, aonde Zé de Olinda reside à Praça Coronel Antônio Lourenço,82, e também à Rua Duque de Caxias, 169, que é fundo de sua
residência, mas que ele fica quase todo dia ali. Eu já conversei com
Zé de Olinda sobre essa possível visita de vocês.

Mande-me dizer se vocês irão visitar alguns locais em Poço Redondo e em Monte Alegre e quais serão eles..Estou esperando vocês.

Abraços, meu irmão.

Alcino Alves Costa
Caipira de Poço Redondo

Anônimo disse...

Amigo Severo, tudo indica que iremos nos encontrarmos em Paulo Afonso, veja se de Piranhas iremos até a grota do angico para juntos,escolhermos o local de fixação da Placa em Homenagem a Adrião.Seria uma boa, pois estariarmos representados pelo: Seminário Cariri Cangaço, pelo GECC , SBEC e vários outros amigos.pense bem.

Vilela, Garanhuns

Anônimo disse...

Severo, Aderbal e demais amigos da Caravana Cariri Cangaço me avisem se chegaram aqui em nossa querida Piranhas, faço questão de recebê-los e qual será programação.Lembro que estamos no Carnaval e em Piranhas "pega fogo" o festejo momesco.Aguardo retorno via email.Abraços

Jairo Luiz Oliveira
Piranhas - Alagoas

Anônimo disse...

Caros Amigos,

Que roteiro espetacular!!! Também pudera, grandes mestres pesquisadores do cangaço juntos, só poderia dar isso aí.
Esse ano, se Deus quiser, estarei de volta ao querido sertão que me conquistou em definitivo. Vou me aproveitar desse roteiro criado pelos mestres para traçar também a minha rota. Não será tão aventureira como a de vocês mas vai ter um pouquinho de cada coisa.

Aos amigos que partirão nessa empreitada mando um forte abraço e desejo uma ótima aventura. Estou com vocês em pensamento!

Felipe Passos
Macaé/RJ
P.s.: amigo Aderbal, Severo e demais companheiros sempre transmito ao meu pai os seus recados de estima e admiração. Ele fica muito feliz em saber que vocês se lembram dele com todo esse carinho. Obrigado!

IVANILDO SILVEIRA disse...

AMIGO SEVERO E SUA CARAVANA:

ACHEI O ROTEIRO DE VIAGEM MUITO BOM...

EM GEREMOABO, SE PUDEREM,FAÇAM CONTATO COM O NETO DE ZÉ RUFINO QUE É POLICIAL, O QUAL, SEGUNDO MEUS CONTATOS, POSSUI O RIFLE E ALGUNS OBJETOS QUE FORAM DO FAMOSO CORONEL......FILMÁ-LOS, SERIA MUITO INTERESSANTE...

QUANDO FALAREM COM DR. ASSIS TIMÓTEO /TRIUNFO, PEÇAM A ELE, PARA FILMAREM, UMA CÓPIA DO PROCESSO QUE ELE TEM, DA MORTE DO CEL. GONZAGA, QUE É ATRIBUÍDA A LAMPIÃO E IOIÔ MAROTO...Façam contato, antes, sobre esse assunto....

Um abraço a todos, feliz viagem, e gravem tudo, porque vocês serão nossos olhos....RSRSRSRS

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Helio disse...

Incansável Severo, a cada dia me surpreendo com o Cariri Cangaço e o GECC, parabens caros vaqueiros da história e como o doutor Ivanildo falou, sejam nossos olhos, kkkkk. Quando retornarem por Juazeiro infelizmente estarei em Campina Grande, mas deixo meu abraço a todos da Caravana e ao Aderbal, ao Angelo e ao professor Bonessi.

Professor Mario Hélio

Anônimo disse...

Severo,

Poderíamos, se o tempo permitisse, irmos até o local do famoso "FOGO DA LAJINHA", que Amaury diz e não arreda pé que foi na fazenda Crauá,
em Canindé de São Francisco. Vocês conhecerem o local, na estrada Poço Redondo/Curralinho, aonde Corisco e seu bando mataram os soldados Tonho Vicente e Sisi. Este
local é próximo de Poço Redondo e quando o Dr. Sérgio Dantas esteve
aqui comigo eu fui mostrar as cruzes a ele.Se tivesse tempo irmos até a antiga fazenda Chafardona, em Monte Alegre de Sergipe, aonde Corisco matou e decepou a cabeça de Sinhozinho Militão e a enviou para o cabo Nicolau, em Monte Alegre.

Irmos até Porto da Folha, na Fazenda Poço da Volta, local aonde Odilon Flor matou Mané Moreno, Aurea e Cravo Roxo - nunca estive nessa localidade.Responda-me com urgência, pois eu nunca estive em alguns desses lugares, mas irei procurar pessoas que nos levarão até lá.

Abraços,

Alcino Alves Costa
Caipira de Poço Redondo

Demetrius Calvin disse...

Parabens a todos os confrades. Abração.

Demetrius

Lima Verde disse...

Cabe mais um nesse embornal ? Saudações cangaceiras amigo Manoel Severo, sucesso continuado, como sempre.

F C Lima Verde

Anônimo disse...

aos amigos uma boa viagem, lamento nao poder desta vez acompanha-los, mas estarei de coraçao com vcs passo a passo e todo dia aqui no cariricangaço pra saber das novidades. Aderbal e severo, parabens pelo roteiro, so pra me matar de inveja rsrsrs.
grande abraço a todos.
Tomaz- fort-ce