A Revolta de Princesa em Debate na noite de hoje do GECC

Grupo de Marcolino Diniz: Revolta de Princesa

Um dos episódios mais marcantes da história do estado da Paraíba estará em pauta para debate na noite desta terça-feira na reunião mensal do GECC e Cariri Cangaço; A Revolta de Princesa e a relação do Cel. Zé Pereira com Virgulino Lampião. O encontro acontece hoje, logo mais as 19 horas no Auditório da ABO - Associação Brasileira de Odontologia , à rua Gonçalves Ledo, 1630, em Fortaleza, Ceará.

A revolta de Princesa, sem dúvidas trata-se de um dos mais intrigantes e graves episódios da república velha em nosso nordeste, antes mesmo da revolução de 1930. O conflito originado a partir de interesses comerciais contrariados entre a alta elite algodoeira e da pecuária do estado paraibano e o novo mandatário eleito João Pessoa.

Cel Zé Pereira na época da Revolta de Princesa

Dentre essa mesma elite se encontrava o emblemático coronel José Pereira Lima, conhecido protetor de cangaceiros e maior líder político do oeste paraibano, que no conflito contava com o apoio dos governadores de Pernambuco e do Rio Grande do Norte; durante o conflito Zé Pereira declarou Princesa "Território Livre" , com direito inclusive a bandeira. para saber mais sobre esse momento histórico da Paraíba, você é nosso convidado para logo mais participar da noite GECC - Cariri Cangaço.

GECC - CARIRI CANGAÇO
Hoje, Terça-Feira, dia 03 de Dezembro
19 horas - Auditório da ABO
Rua Gonçalves Ledo, 1630
Fortaleza - Ceará

Um comentário:

Anônimo disse...

Veja o que Lampião falou deste assunto:
A da Paraíba, porém, é uma polícia covarde e insolente.
- De todos meus protetores, só um traiu-me miseravelmente. Foi o coronel José Pereira Lima, chefe político de Princesa. É um homem perverso, falso e desonesto, a quem durante anos servi, prestando os mais vantajosos favores de nossa profissão.