Mesa de debates da tarde do Cariri Cangaço Piranhas 2014
A tarde do segundo dia de Cariri Cangaço Piranhas 2014, marcou um conjunto de qualificadas conferências e debates. Logo após o lançamento do projeto Arqueologia do Cangaço, nova Mesa foi formada onde os temas centrais foram "Lampião no imaginário do homem do sertão", pelo professor mestre Wescley Rodrigues e o "Papel do Estado no Combate ao Cangaceirismo" contando com uma mesa composta pelo Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, o escritor João de Souza Lima, o escritor Luiz Ruben e Paulo Britto, filho do Tenente João Bezerra, Mesa coordenada pelo pesquisador Jairo Luiz Oliveira.
Num primeiro momento o professor Wescley Rodrigues desenvolveu um conjunto de reflexões; resultado do trabalho entre os olhares históricos e acadêmicos; sobre a imagem de Virgulino Ferreira Lampião no imaginário do sertanejo. "Precisamos ter mais zelo e cuidado na análise da construção dessa imagem, do personagem histórico Lampião e o próprio Mito representado pelo mesmo" acentua Wescley Rodrigues. Vários fatores colaboraram na construção dessa imagem de Lampião no imaginário do sertão e o professor Wescley Rodrigues de forma magistral nos presenteou nesta tarde com esta magnifica conferencia", reforça o professor Paulo Damas, de Vitória, Espirito Santo.
Paulo Britto e Manoel Severo
Presidente da Academia Dorense de Letras, João Paulo e esposa
Gilmar Teixeira e Ana Lúcia Souza
Paulo Britto, Jairo Luiz, João de Sousa Lima, Manoel Severo e Luiz Ruben
Guerhansberger Tayllow e Jairo Luiz Oliveira
Parte da Família Cariri Cangaço presente à tarde de debates em Piranhas
Os debates reunindo todos os participantes das conferências desse segundo dia foi marcado pela participação efetiva da platéia, composta essencialmente por pesquisadores de todo o Brasil e ao final os participantes assistiram a apresentação do grupo de xaxado Cangaceiros do Capiá da cidade de Piranhas.
Heldemar Garcia
Assessor de Marketing Institucional
Cariri Cangaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário