Na manha do segunda dia de Cariri cangaço Piranhas 2014, no auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo e sob a presidência de Benedito Vasconcelos, a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, realizou Reunião Extraordinária. Secretariada pelo Conselheiro Manoel Severo, a pauta constou de palavras iniciais do presidente, quando apresentou as boas vondas a todos os sócios e amigos da SBEC e ressaltou a satisfação de estar a frente de instituição de tanto valor e significado para a cultura nordestina.
Benedito Vasconcelos, Presidente da SBEC.
Benedito Vasconcelos afirmou o grande desafio de "fazer da SBEC uma entidade verdadeiramente de caráter nacional e para isso precisamos do apoio de todos os sócios e amigos", como também falou do grande trabalho realizado por todos os ex-presidentes, cada um, colaborando para o desenvolvimento da entidade. O presidente lembrou aos presentes que a SBEC continua com o trabalho de recadastramento de seus sócios e que qualquer dúvida ou dificuldade todos podem entrar em contato diretamente com ele. Outro ponto que foi discutido foi a perspectiva da participação da SBEC na Feira do Livro de Paris em Março do ano que vem.
Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima e Aderbal Nogueira na reunião da SBEC no Cariri Cangaço Piranhas 2014
Em seguida a palavra foi facultada e grande número de sócios registrou participação. Ivanildo Silveira, de Natal, lembrou "a necessidade de termos uma SBEC regularizada de forma institucional e oficial", considerações também de Jairo Luiz, de Piranhas. João de Sousa Lima, de Paulo Afonso, falou do cuidado que a entidade precisa ter no que diz respeito ao afastamento de sócios que não realizaram o cadastro, "fui indicado por sócios fundadores e passei por todos os tramites para me tornar sócio, não fui comunicado do recadastramento de forma oficial e de repente fui afastado dos quadros da SBEC".Já Aderbal Nogueira de Fortaleza, falou que a SBEC precisa fazer um esforço de comunicação através das mídias sociais para aproximar os sócios da entidade, ressaltando o grande trabalho que realizam hoje os blogs, como Cariri Cangaço e Lampião Aceso, dentre outros importantes canais de comunicação.
Wescley Rodrigues, Jairo Luiz e Ana lúcia
Wescley Rodrigues de Cajazeiras,trouxe a preocupação com a ausência de mecanismos de preservação da memória, "a SBEC precisa começar a montar seu próprio banco de dados de preservação dessa memória, com documentos, depoimentos, livros, filmes, imagens, enfim, uma biblioteca e um centro de documentação são imprescindíveis para a SBEC" e completou dizendo da necessidade da SBEC manter sua pagina na internet permanentemente atualizada. Ana lúcia de Petrolina, ressaltou a importância da presença da SBEC através não só dos sócios, mas de seu presidente aos eventos que acontecem em todo o Brasil.
Afrânio e Tomaz Cisne, Ivanildo Silveira e Leo
Aderbal Nogueira, José Cícero Silva e Renato Bandeira
Manoel Severo, curador do Carri Cangaço; sócio e conselheiro da SBEC, reiterou o "apoio incondicional do Cariri Cangaço à SBEC, através do site, blog e redes sociais". Por fim o presidente Benedito Vasconcelos falou da disposição da SBEC em visitar todos os estados onde temos grupos organizados de estudos do cangaço,à exemplo do Ceará e Paraíba. A reunião extraordinária reuniu 42 participantes, entre sócios e amigos.
Heldemar Garcia
Assessor de Masrketing Institucional
Cariri Cangaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário