Foi Matos Peixoto quem matou Izaias Por:João Tavares Calixto Junior

JOSÉ CARLOS DE MATOS PEIXOTO: Para Jáder de Carvalho, o verdadeiro assassino de Izaías Arruda.


Pensou e disse o contrário sobre o que se sabia da morte de Izaias Arruda, o jornalista e escritor comunista Jáder de Carvalho em seu "A Esquerda", em edição de agosto de 1928. Para ele quem assassinou o Prefeito de Missão Velha foi mesmo o recém empossado Governador do Estado, Matos Peixoto !

Explica: "IZAIAS ENCARNOU NA ADMINISTRAÇÃO DE MOREIRA DA ROCHA, O CHEFE SUPREMO DA POLÍTICA SERTANEJA, TORNANDO-SE MAIOR QUE O PADRE CÍCERO". Apregoa que o novo Governador, desprestigiando-o, entregou-o, inerme e sem defesa, às mãos dos seus inimigos, e dentre estes, os Paulinos. Logo, para Jáder, fora Peixoto o autor intelectual, pois consentiu o crime, cruzando os braços e logo provocando a Izaias o seu inteiro desvalor...

João Tavares Calixto Junior
Pesquisador e escritor
Juazeiro do Norte

Um comentário:

Lúcio Sátiro disse...

Muito curioso ver um escritor comunista falar de assassinato, quando a ideologia que ele defende foi a responsável por nada menos do que 120 milhões de pessoas mortas nos maiores massacres que a Humanidade já viu e que estão muito bem documentadas.Só quem estuda a história dos países comunistas sabe o horror inexprimível que aquilo lá foi.