Um pouco mais de Theophanes... Por Geraldo Ferraz



 
Theophanes Ferraz Torres

No dia 20 de setembro de 1926, Theophanes, até então delegado de Petrolina, desde dezembro de 1924, foi nomeado pelo Governador de Pernambuco, Sérgio Loreto, Comandante Geral das Forças em Operação no Alto Sertão, com sede em Salgueiro, aonde chegou no dia 29 daquele mesmo mês, e, na medida em que ia limpando a área, deslocou a sede para a cidade de Floresta, onde ficou do dia 01 de outubro até receber o comando Geral das mãos do comandante Coronel Quintino, na cidade de Rio Branco (Arcoverde), no dia 16 de novembro de 1926. A partir desta data, Theophanes tem sede fixa em Vila Bela.

No fogo cerrado ocorrido na Fazenda Favela, município de Floresta, no dia 11 de novembro, Muniz de Farias era comandante de Volante com sede na cidade de Floresta. Mais uma vez, covardemente, deixou de socorrer companheiros em hora tão difícil. Lembra-se da Fazenda Tapera, com o inditoso Manoel Gilo?

Em comunicação ao comando, no dia 13 de novembro, Muniz alega, descaradamente, o seguinte: “Floresta, 11. Despertado primeiras horas hoje com forte tiroteio lado occidente desta cidade marchei a rectaguarda. No meio caminho encontrei soldados que fugiam preciptadamente campo lucta e prossegui porem chegando local Favella distante d’aqui duas leguas onde se ferira combate dirigindo forças Sargento José Saturnino e Anspeçada Manoel Netto contra grupo chefiado bandoleiro Lampeão, Sabino e Antonio Ferreira apenas encontrei sete soldados mortos. Referidas forças num total 98 praças foram rechaçadas pois que ainda se encontram 3 feridos até agora sabido. Estive até quasi anoitecer procurando trilha porem este serviço foi improficuo devido confusão deixadas força fugiram diversas direcções.” (grifos nosso)

Manoel Neto

Nesta oportunidade, o Capitão do 2º Batalhão, cuja sede ficava no Recife, Antonio Muniz de Farias teve problemas com o comando das forças e com Theophanes, que estava próximo de assumir, repito, o Comando Geral das Forças Contra o Banditismo, pela segunda vez, a primeira foi em 1924. Devido a este e outros problemas, Muniz seria julgado e colocado para fora das fileiras da Força Pública.

O 3º Batalhão da Força Pública, que tinha como finalidade o policiamento do interior, com sede na cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, foi transferido para a cidade de Triunfo, em 30 de agosto de 1919. Em 16 de janeiro de 1920, foi extinto e incorporado ao 2º Batalhão.

Novo endereço do 3º Batalhão: O prédio que abrigaria a sede do 3º Batalhão da Força Pública de Pernambuco, na cidade de Floresta, graças a ação provocada pelo prestígio de Theophanes, bem como a estrada que liga Serra Talhada a Floresta, tornou-se sede em novembro de 1928. Para comandar o respectivo Batalhão seguiu o Major Urbano Ribeiro de Senna.

Geraldo Ferraz
Pesquisador e Escritor
Conselheiro do Cariri Cangaço

Nenhum comentário: