Inaugurado e Restaurado em Aurora o Casarão do Cel. Xavier


Sexta-feira, 30 penúltimo dia da gestão do prefeito Adailton Macedo 
quase no apagar das luzes, Aurora recebia uma grande obra popular, diga-se de passagem com muita pompa e alegria. Trata-se do Casarão do Cel. Francisco Xavier de Souza(antiga Cnec) agora completamente restaurado e mantidas suas características originais. Um trabalho que ficou belíssimo na opinião de todos quantos participaram do grande acontecimento inaugural ocorrido na noite de sexta.

Um prédio centenário que antes corria o risco de cair e de se perder para sempre um pedaço importante não apenas da história arquitetônica de Aurora, mas de toda a região. Adquirido pela gestão municipal;assim como a casa do agente da Rffesa; onde hoje funciona a sede da Secult, o casarão do Cel. Xavier constitui - conforme disse o secretário José Cícero em sua fala,"é o que há de mais autêntico ainda presente, da rica historiografia aurorense de meados do século XIX, algo que não podia passar despercebido pela geração do presente e tampouco desaparecer como estaria destinado, caso não fosse a ação providencial desta gestão. O casarão portanto é um testemunho vivo de parte significativa da história de Aurora e região", acentuou.

Secretário José Cícero e Prefeito Adailton Macedo

O prédio agora, lindamente decorado e revitalizado recebeu a denominação de Casa da Cultura Moacir Soares Pinto e Centro Cultural Aldemir Martins; dois filhos da terra; sendo devidamente transformado num dos mais festejados equipamentos culturais da cidade abrigando dentre outras coisas: o museu municipal, a sede da banda de música Sr. Menino Deus, o auditório Dona Santô e a escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva, também oportunizará espaço para exposições temáticas permanentes e temporárias, artes e ofícios no sentindo de fomentar o desenvolvimento cultural do município, disse o secretário. 

A solenidade foi prestigiada por um grande número de pessoas, além de muitas autoridades dentre as quais a vice-prefeita Mariquinha, o ex-prefeito João de Zeca e o prefeito eleito Júnior Macedo, bem como todos os secretários da gestão. A banda de música municipal fez a abertura da solenidade ao executar, além dos hinos nacional e do município belos dobrados do passado. Fizeram uso da palavra o secretário de cultura professor José Cícero e o prefeito José Adailton Macedo. 


O padre Antonio José - pároco da cidade, realizou a benção do prédio diante da multidão que se fez presente. Segundo o prefeito e o próprio secretário, os recursos para à obra foram fruto de emenda parlamentar conseguida através do deputado federal Mauro Benevides, contando também com o apoio logístico do ilustre aurorense Francisco Sobreira(Gato) presidente da Associação dos ex-funcionários situada da Reffesa na capital cearense. Parabéns Aurora pela preservação de uma parte fundamental da sua história, posto que tudo começou ali.

Por:Redação Aurora
Fonte:http://blogdaaurorajc.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: