Quando a Paixão Invade o Coração

Quando nos aproximamos de verdade do universo da pesquisa e estudo dos temas ligados ao nosso amado nordeste, além do mais absoluto encantamento com tudo que o cerca, a grandeza de todas as suas tradições e sua força histórica, os mais emblemáticos episódios e momentos significativos  não só para a região como para todo o Brasil, e aí nos reportamos a grandes vultos, homens e mulheres que assinaram seus nomes no livro de historia mais importante que existe, o livro de nosso coração e alma... Messianismo, cangaço, coronelismo, religiosidade, estética, musica, poesia, cordel, xilo, são tantas e tantas nuances desse universo chamado nordeste !

Sem dúvidas ao adentrarmos nesse bendito universo inevitavelmente vamos também encontrar pessoas igualmente sensacionais; homens e mulheres que dedicaram e dedicam toda a sua vida a essas mesmas paixões. O Cariri Cangaço tem nos proporcionado a todos, esses encontros realmente espetaculares e dentre esses grandes encontros promovidos pelo universo conhecemos Paulo Vanderley.

Ingrid Rebouças, Manoel Severo, Suzana e Paulo Vanderley
Que venha o Cariri Cangaço Exu 2017

Era noite da última quinta-feira, dia 26 de janeiro, quando tive o grande privilégio, ao lado Ingrid Rebouças, de sermos recebidos pelo abnegado rastejador da historia e cultura sertaneja, incorrigível apaixonado pela música genuinamente nordestina, por tudo que se refere a ela e especialmente a tudo que diz respeito ao Gigante Luiz Gonzaga. Paulo Vanderley é uma dessas pessoas que encantam fácil, por sua dedicação e sua simplicidade, a simplicidade daqueles que emprestam o que possuem de melhor na direção de realizar sonhos, e o mais importante: Compartilhar sonhos.

Foram mais de três horas de uma conversa preciosa, daquelas que se guardam no coração. Apresentamos a ele o Cariri Cangaço e ele nos apresentou duas das maiores razões de sua vida:A família e Luiz Gonzaga; esse na verdade, uma paixão compartilhada por toda a família; Suzana já poderia se considerar uma expert em Gonzada, Paulinha já domina o acordeon e Paulinho troca um triângulo... Já podemos formar um quarteto inigualável para nossa noite de abertura em Exu !!!

Ali pudemos acompanhar a seu lado uma fração de milésimos, com certeza menos, de tudo que Paulo Vanderlei coleciona, guarda, pesquisa, estuda e zela. Peças de arte, pinturas, esculturas, desenhos, artefatos de couro, peças genuínas do universo e personagens gonzaguianos, livros, revistas, recortes, cds, discos, letras, informes, músicas...Sentimento. Sentimento foi o que mais nos marcou na "selva nordestina" que é a residencia de Paulo Vanderley.

Manoel Severo e Paulo Vanderley
 Paulo Vanderley e a "selva nordestina"

Amigos em comum, uma infinidade deles, nomes do cangaço e de "seu Luiz", gente de bem e do bem, que na verdade foram os grandes responsáveis pela chegada de Paulo Vanderley, Suzana, Paulinha e Paulinho ao seio da família Cariri Cangaço. Saímos de lá com o primeiro Conferencista confirmado de nosso Cariri Cangaço Exu 2017 e a certeza de que quando almas afins se encontram e olham na mesma direção grandes realizações estão por acontecer e será assim com o Cariri Cangaço e Luiz Gonzaga.

Está chegando o Cariri Cangaço Exu, pela primeira vez pisamos o solo sagrado do berço de Bárbara de Alencar e o grande Luiz Lua Gonzaga, Rei do Baião. Sem dúvidas um grande evento que ficará marcado em nosso coração...Nem pensem em perder !

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fortaleza, 26 de Janeiro de 2017

Vem aí

Um comentário:

@paulovanderley_ disse...

Caminhos do coração..
Orgulho fazer parte da família Cariri cangaço e desfrutar desse sonho coletivo.
Sempre com a convicção que a causa é maior que todos nós.
Estamos juntos!