Fortaleza Reúne Pesquisadores do Cangaço em Semana Cheia

Manoel Severo, Ingrid Rebouças, Nirez, João de Sousa Lima e Aderbal Nogueira

A semana que se encerra foi cheia de muitos encontros promovidos pelos grupos de estudos de cangaço em Fortaleza estimulada pela visita do pesquisador João de Sousa Lima. A terça próxima passada, dia 08 de agosto, o GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, reuniu seus integrantes para participar de mais uma de nossas reuniões mensais, desta vez a presença e a palestra do pesquisador e escritor de Paulo Afonso, Conselheiro Cariri Cangaço, João de Sousa Lima, "As Mulheres e o Cangaço" reuniu em torno do escritor um grande numero de admiradores da temática tornando uma das melhores reuniões do ano.

Reunião de Agosto do GECC 
 Joao de Sousa Lima, Angelo Osmiro e Vladimir Carvalho
 Tomaz Cisne, João de Sousa Lima, Marcus Fernandes e Vladimir Carvalho
 Ian Fermon, João de Sousa Lima e Afrânio Gomes
"As mulheres e o cangaço"  no GECC com João de Sousa Lima

Na quarta-feira , o escritor João de Sousa Lima foi recepcionado por Manoel Severo, Ingrid Rebouças, Aderbal Nogueira e Maristela Mafuz em um jantar em Fortaleza, além da gastronomia alencarina, no cardápio, o resumo do Cariri Cangaço Exu e as expectativas da agenda Cariri Cangaço para os próximos meses: Setembro em Delmiro, Água Branca e Piranhas e Outubro em Floresta.

João de Sousa Lima um dos maiores contadores de historias do Cariri Cangaço ainda trouxe vários "causos e mais causos" da vasta literatura cangaceira com especial capítulo para as extraordinárias histórias de Neli Conceição, "Lili", filha dos cangaceiros Moreno e Durvinha.

 Fortaleza recebe João de Sousa Lima
Ingrid Rebouças, Manoel Severo, João de Sousa Lima, Aderbal e Maristela 

Na quinta-feira, novamente o grupo acompanhou o escritor João de Sousa Lima a residência e ao Arquivo Nirez; um dos mais completos acervos fonográficos do Brasil. João de Sousa Lima, Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Ingrid Rebouças, foram recepcionados por um entusiasmado e atencioso Nirez, numa noite especialmente valiosa.

Impossível pensar na memória de Fortaleza, capital cearense, sem citar o nome de seu mais fiel e significativo guardião:Miguel Ângelo de Azevedo, ou como todos conhecem: Nirez. Sua paixão por colecionar a memória de seu lugar vem desde os idos de 1950, são mais de meio século de trabalho árduo, porém prazeroso, para hoje se destacar como um verdadeiro Museu de nossa cidade, o Arquivo Nirez.

 João de Sousa Lima e Nirez
 Cariri Cangaço visita Nirez
 Ingrid Rebouças e a preciosidade do Arquivo Nirez
 De Nirez para Nirez
 Nirez e Ingrid Rebouças

O Arquivo Nirez tem sua sede na própria residencia do memorialista em Fortaleza. Aqui décadas de historia se acotovelam por entre todos os cantos do local; temos uma das mais importantes discotecas especializadas sobre MPB do Brasil, discos de 78 rpm, literatura preciosa sobre a historia da música; autores, interpretes, grupos; e o maior e mais importante acervo fotográfico da cidade de Fortaleza, além de rótulos e cartazes, caixas de fósforo e publicidades dos tempos do "ronca", um acervo espetacular de mais de 140 mil peças.

 Cariri Cangaço no Arquivo Nirez
 Ingrid Rebouças e Aderbal Nogueira
 
 Nirez e Ingrid Rebouças

Por fim o grupo do Cariri Cangaço formado por Aderbal Nogueira, João de Sousa Lima, Manoel Severo e Ingrid Rebouças iriam se deter na espetacular "coleção" da revista carioca A Noite Ilustrada, do Arquivo Nirez e as fotografias originais de Ademar Albuquerque, flagrantes de Benjamim Abraão.

Aderbal Nogueira e Manoel Severo
Ingrid Rebouças
Manoel Severo e João de Sousa Lima 
 A Noite Ilustrada e o Cangaço no Arquivo Nirez

Cariri Cangaço - GECC
Reunião do GECC e Arquivo Nirez
08, 09 e 10 de agosto de 2017

Nenhum comentário: