Joquinha, Piloto e a Festa do Cariri Cangaço Exu 2017

Joquinha Gonzaga ao lado de Piloto e Tacyo Carvalho na festa do Cariri Cangaço Exu

A tarde do terceiro dia de Cariri Cangaço Exu começou com o mais autentico forró pé serra e baião, genuinamente da lavra do Rei do Baião. João Januário Maciel ou simplesmente Joquinha Gonzaga, e seu irmão, Fausto Luiz Maciel ou simplesmente Piloto, sobrinhos, herdeiros musicais e companheiros de palco do grande Luiz Gonzaga, subiram ao palco do Parque Aza Branca para ao lado do cantor e músico Tacyo Carvalho, proporcionarem um espetacular show a todos os presentes, interpretando sucessos próprios e do Rei do Baião. 

Joquinha que nasceu no dia da mentira; 01 de abril de 1952; acabou se tornando uma grande verdade; neto de peixe, peixinho é !!! Nasceu  no Rio de Janeiro e é filho de dona Raimunda Januário; Dona Muniz, segunda irmã de Luiz Gonzaga, herdou do avô Januário e do tio Luiz Gonzaga o talento e amor para a música e a sanfona. Atualmente casado com dona Nice, mora em Exu ao lado dos filhos; sarinha de 17 anos e Luiz Januário de 11. 

 Joquinha Gonzaga com a filha e guardiã: Sara Gonzaga
 Piloto e Juliana Pereira 
Sara Gonzaga

Piloto, ou seja, Fausto Luiz Maciel, também filho de dona Muniz; irmã de Luiz Gonzaga; nasceu em Crato,  Ceará e no ano de 1975 passou a acompanhar o tio famoso, tanto fazendo parte de seu grupo, tocando zabumba como sendo seu motorista de confiança, estando ao lado do rei do Baião até seu falecimento em 1989.

No final da década de 1940, o “Rei do Baião” Luiz Gonzaga formou o primeiro núcleo Nordestino no Sul do país trazendo sua família composta pelo seu pai Januário, sua mãe Santana, suas irmãs Muniz, Geni, Socorro e Chiquinha Gonzaga e seus irmãos Aluízio, Zé Gonzaga e Severino Gonzaga. Se instalaram em um Sítio em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias-RJ, mais conhecido como Sítio dos Gonzagas, onde eram realizadas grandes festas como casamentos, batizados, aniversários, novenas, etc., sempre com muitos convidados, músicas, comidas típicas nordestinas e a presença de grandes artistas famosos como Maria Inês, Abdias, Trio Nordestino, Dominguinhos entre outros. Foi neste meio que nasceu e cresceu Joquinha Gonzaga, nome artístico dado por seu tio Gonzagão, que o presenteou com uma sanfona de oito baixos (pé de Bode) quando ele tinha apenas 12 anos.

 Sara, dona Nice e Joquinha Gonzaga
Manoel Severo, Piloto e Tacyo Carvalho
 Joquinha Gonzaga e a festa da Família Cariri Cangaço

Continuando a historia de Joquinha: "Após dois anos, reconhecendo o talento do seu sobrinho, Gonzagão trocou os oito baixos por um Acordeon. Joquinha começou sua escola tocando em festas e forrós no Rio de Janeiro e, posteriormente, viajando por todo o Nordeste acompanhando o Rei do Baião como músico (sanfoneiro). Sua maior alegria foi receber o seu primeiro Diploma, quando o Rei declarou em público, registrando oficialmente, que Joquinha seria o seguidor cultural da Família Gonzaga...

 Joquinha Gonzaga ao lado de Quirino Silva e Célia Maria
 O Xaxado e o Baião na Festa do Cariri Cangaço Exu

Depois da apresentação de Joquinha Gonzaga, Piloto e Tacyo Carvalho, o Conselheiro Cariri Cangaço Kydelmir Dantas subiu ao palco para ao lado do secretário de cultura de Exu, Rodrigo Honorato, passar às mãos de Joquinha "um presente que tenho certeza que você não tem..." E com muita emoção entregou ao herdeiro musical de Gonzagão um exemplar de seu primeiro LP. 

Joquinha reagiu com os olhos brilhando de emoção e fez uma confissão: "Fizemos várias fotos para montar essa capa, muitas fotos mesmo, e fomos escolher, quando eu vi o cara colocou na capa a única foto que eu não gostei, caramba, como é que pode ? " encerrou um emocionado Joquinha Gonzaga.

 Secretario Rodrigo Honorato, Kydelmir Dantas e a homenagem a Joquinha Gonzaga
 O primeiro LP do artista
 "O cara colocou na capa a única foto que eu não gostei, caramba !!!"
Kydelmir Dantas e a homenagem a Joquinha Gonzaga

O Ponto alto da participação dos sobrinhos de Gonzagão ainda estava por vir. Tendo como moderadora e provocadora a Conselheira Cariri Cangaço, Juliana Pereira, uma apaixonada pesquisadora da vida e da obra de Luiz Gonzaga, tivemos Joquinha Gonzaga e Piloto como protagonistas de um dos momentos mais ricos de todo o evento.

A proposta da organização do evento foi proporcionar um olhar diferenciado sobre Luiz Gonzaga, não sobre o mito, o musico, o compositor e interprete famoso, não sobre o Rei do Baião, mas sobre o homem, seu cotidiano, sua face no dia a dia, ou seja, queríamos conhecer mais de perto "tio Gonzaga".

Por mais de uma hora Joquinha e Piloto, sob o olhar atento de pesquisadores de todo o Brasil contaram as muitas experiencias ao lado do tio famoso, as intuições, as manias, os rompantes, enfim, a face muitas vezes desconhecida desde que se configura como o maior embaixador da cultura nordestina de todos os tempos, transformando sem dúvidas o momento como um dos mais esperados do Cariri Cangaço Exu 2017.

Juliana Pereira, Joquinha Gonzaga e Piloto: Um dos momentos mais marcantes em Exu sobre a Vida do "Tio Gonzaga"
Manoel Severo e Juliana Pereira entregam a Joquinha e Piloto o Título de
 "Amigo do Cariri Cangaço"

"O Cariri Cangaço Exu conseguiu algo extraordinário, temos aqui verdadeiros craques no que diz respeito a obra e legado de Luiz Gonzaga como: Wilson Seraine, Reginaldo Silva, Paulo Vanderley, José Nobre, Kydelmir Dantas, Rafael Lima, Marcelo Leal, enfim, mas trazer os sobrinhos de seu Luiz, Joquinha e Piloto, para nos falar de seu tio, foi simplesmente fenomenal" reforça o Conselheiro Cariri Cangaço, presidente do GPEC, Narciso Dias. 

Ao final do momento com a família Gonzaga, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo ao lado da pesquisadora Juliana Pereira, passaram às mãos dos irmãos, Joquinha e Piloto, seus Diplomas de "Amigo do Cariri Cangaço" num reconhecimento a tudo que representam para a cultura do sertão.

Cariri Cangaço Exu
Joquinha Gonzaga, Piloto em "Tio Gonzaga"
Parque Aza Branca, Exu-Pernambuco
22 de Julho de 2017

Nenhum comentário: