Os Dias que Virão...

Caravana de Poço Redondo no Cariri Cangaço Exu

O terceiro dia de Cariri Cangaço Exu reuniu pesquisadores de todo o Brasil no Parque Aza Branca, berço do rei do baião em Exu. No cenário que abriga o Museu do Gonzagão e que foi erguido para perpetuar a memória de um dos maiores sertanejos de todos os tempos,  a programação do Cariri Cangaço ainda reservava muitas surpresas.

Célia Maria e Quirino Silva

A programação teve inicio com as apresentações espetaculares de um dos casais mais queridos do Cariri Cangaço: A arte e o talento da representação artística ao som e passos do xaxado dos grandes Quirino Silva e Célia Maria; direto de João Pessoa, para logo em seguida o publico presente entrar em contato mais uma vez com a arte e o talento do baião, desta vez com a mais nova aquisição do Cariri Cangaço; direto de Redenção no Ceará, mais uma vez a pequena Cecília do Acordeon, do alto de seus 9 anos, encantava a todos.

 Cecília do Acordeon por Jorge Remígio

A manha deste dia 22 de julho de 2017 teria ainda uma reunião extraordinária do Conselho Curador Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço, convocada e aberta pelo curador Manoel Severo Barbosa para a apresentação aos presentes da Agenda do Cariri Cangaço para os próximos meses. "Aproveitamos a grande presença de nossos ilustres convidados em Exu, para apresentarmos nossa agenda mais próxima, sem dúvidas uma agenda espetacular em que teremos novamente a oportunidade de consolidar essa paixão por nossas raízes e nossa historia, em setembro teremos o esperado "TRILOGIA" , em outubro "FLORESTA E NAZARÉ" e em 2018 o aguardado e festejado "POÇO REDONDO" , será sensacional" revela Manoel Severo. 

 Manoel Severo e apresentação da agenda Cariri Cangaço

Setembro: Trilogia...
Celsinho Rodrigues, Conselheiro Cariri Cangaço, representando na ocasião o prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, como também o grupo organizador em Piranhas, ressaltou:"Trago o abraço e o compromisso do prefeito padre Eraldo, que manda dizer que Delmiro Gouveia esta de braços e coração aberto para acolher em setembro o grande Cariri Cangaço Trilogia, e diz mais, que realizará uma das maiores festas da marca Cariri Cangaço entre os dias 7 e 10 de setembro, dessa forma já estamos trabalhando com a Comissão Organizadora, comigo, com os Conselheiros João de Sousa Lima e Edvaldo Feitosa;  a secretária de cultura de Delmiro, Patrícia Brasil Rodrigues e o Vice-prefeito de Água Branca, também presente hoje em Exu o querido amigo Maciel Silva".

 Manoel Severo e Celsinho Rodrigues
 Edvaldo Feitosa, Maciel Silva, Manoel Severo, Celsinho Rodrigues e João de Sousa Lima

O Conselheiro Edvaldo Feitosa, representante de Água Branca ao revelar parte da programação reservada para o "Cariri Cangaço Trilogia" ressaltou o forte e firme compromisso dos gestores, prefeito Zé Carlos e vice, Maciel em realizar um Cariri Cangaço inesquecível, e conclui: "Estamos aguardando a todos entre os dias 7 a 10 de setembro e como Severo sempre diz, o Cariri Cangaço reúne a alma nordestina e Água Branca se sente honrada em fazer parte dessa festa, até lá !" 

Já o vice-prefeito de Água Branca, Maciel Silva "não vejo a hora de receber em nossa Água Branca a imensa família Cariri Cangaço de todo o Brasil, faremos uma grande festa sertaneja e vocês serão muito bem recebidos em nossa terra, temos orgulho de fazer parte dessa família Cariri Cangaço" e se dirigindo ao curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, arrematou: "E fazemos questão de levar a Cecília do Acordeon e o nosso amigo Joquinha Gonzaga, para nosso Cariri Cangaço Trilogia em Água Branca".

 Cariri Cangaço Trilogia lançado em Exu...
 Maciel Silva, Edvaldo Feitosa e Manoel Severo
 Vice prefeito de Água Branca, Maciel Silva 

E prossegue Manoel Severo: "Termos um empreendimento reunindo dois dos municípios mais bonitos e ricos em historia do nordeste; a serrana e exuberante Água Branca e a “Lapinha do Sertão”, a encantadora Piranhas; já seria algo fantástico, e dai, conseguirmos trazer a emblemática e tradicional Delmiro Gouveia para consolidar o Cariri Cangaço nesta TRILOGIA que se mostra a mais forte do Baixo São Francisco será excepcional, os amigos de todo o Brasil não perdem por esperar".

 Água Branca, Delmiro Gouveia e Piranhas fazem o Trilogia em Setembro...

Outubro: Floresta e Nazaré...
Logo após a apresentação do "Trilogia" o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo convidou a Comissão Organizadora do "Cariri Cangaço Floresta - Centenário de Nazaré", que se realiza entre os dias 12 a 15 de outubro de 2017; o Conselheiro Manoel Serafim e a Presidente da Autarquia Belenense, professora Ana Gleide Souza Leal para a apresentação do evento.

Manoel Serafim falou em nome de toda Comissão: "Estamos realmente comprometidos com a realização de nosso segundo Cariri Cangaço Floresta, em outubro vamos nos esforçar para produzir um evento ainda muito melhor e muito mais qualificado que o do ano passado. Para isso toda a equipe; eu, Ana Gleide, Amélia, Marcos de Carmelita, Betinho, Cristiano, Mabel, Rubelvan, Leo Gominho, Dilma Marques, enfim, todos; estamos nos preparando para um grande momento em nossa cidade e será uma honra receber a todos em outubro."

 Manoel Severo e Manoel Serafim
 Manoel Severo, Manoel Serafim e Ana Gleide
Ana Gleide Souza Leal

Para a professora Ana Gleide realizar mais uma vez o Cariri Cangaço em Floresta "é motivo de muita alegria e muita honra, estamos com a programação quase toda formatada e em breve vamos divulgar, sem dúvidas teremos mais um grande encontro da marca Cariri Cangaço". "Olhem um dos pontos altos de nosso Cariri Cangaço Floresta 2017 será sem sombra de dúvidas nossa homenagem ao Centenário de Nazaré, que ocorre agora em agosto, dessa forma, em outubro será a vez do Cariri Cangaço reder mais uma vez suas homenagens aos bravos nazarenos" lembra a Conselheira Juliana Pereira.

2018: Poço Redondo...
A última apresentação da manhã ficou reservada para uma das mais esperadas iniciativas da marca Cariri Cangaço: O berço do eterno caipira, patrono do Conselho do Cariri Cangaço, Alcino Alves Costa; Poço Redondo, será palco de uma das edições no ano de 2018. "A imensa caravana de Poço Redondo, presente hoje em Exu, demostram o enorme interesse e o grande compromisso com a realização do Cariri Cangaço em nossa cidade, de todos nós" revela Maria Eliene Costa, sobrinha e companheira de jornada, de Alcino Alves Costa.

Rangel Alves Costa, pesquisador, poeta e escritor; filho de Alcino Alves Costa; ao lado do pesquisador Manoel Belarmino, representaram a Caravana de Poço Redondo na reunião do Conselho, ao mesmo tempo em que asseveraram o compromisso do município de Poço Redondo em realizar uma inesquecível edição do Cariri Cangaço nessa que é uma das mais emblemáticas cidades dentro da historiografia do cangaço. Em Poço Redondo a Comissão Organizadora terá ainda o Conselheiro Cariri Cangaço Archimedes Marques e a pesquisadora e escritora Elane Marques.

 Cecília do Acordeon, Manoel Belarmino, Manoel Severo e Rangel Alves Costa

"Todos que pesquisam o tema Cangaço estão acostumados a identificar diversos e diversos municípios e localidades que possuem estreita ligação com a época de Lampião. Poço Redondo no estado de Sergipe, certamente é um daqueles que mais se destacam. Foi ali, na segunda metade do reinado do líder mais famoso do cangaço, que viu inúmeros de seus filhos e filhas trilhar o caminho errante das caatingas bravas do sertão. Ali, em um dos cenários mais emblemáticos desta saga, nasceu também um dos mais festejados pesquisadores e escritores da temática: Alcino Alves Costa."

Rangel Alves Costa comandou a Caravana de Poço Redondo

Um dos pontos altos da programação do Cariri Cangaço em Poço Redondo, além dos debates e visitas técnicas imperdíveis, será a visita ao Memorial Alcino Alves Costa; mantido pelo filho do escritor; pesquisador e escritor Rangel Alves Costa; e que guarda o maior acervo da memória do grande Caipira de Poço Redondo.

"Severo foi grande e fiel amigo de meu pai Alcino Alves Costa, Severo também é amigo do filho de Alcino, da família de Alcino, de Poço Redondo, de todo o sertão sergipano. Cada vez que o ouço citando o Conselho Consultivo Alcino Alves Costa e relembro que seu peito brilhou uma comenda de nome Alcino Alves Costa - esta outorgada pela SBEC -, é como se a permanência e valorização de Alcino também fosse também um atributo seu. Obrigado, Severo!"
Rangel Alves Costa

"Orgulha-me ser seu amigo, Severo. E em nome de Alcino, de seus familiares e de todo o Poço Redondo, e também de toda a comitiva que presente esteve no Cariri Cangaço Exu/Serrita 2017, dizer do agradecimento à acolhida de todos nas terras gonzaguianas e jacozeiras. E dizer ainda: Poço Redondo é seu. De braços abertos! Que venha o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018."
Rangel Alves Costa

Cariri Cangaço Exu
Parque Aza Branca, Reunião Conselho Cariri Cangaço
22 de Julho de 2017

Nenhum comentário: