O Cordel Faz a Festa em Fortaleza

Valdeck de Garanhuns, De Assis, Manoel Severo, Klevison Viana e Ingrid Rebouças

Neste último final semana tivemos a oportunidade de estarmos presentes na espetacular II Feira do Cordel Brasileiro que aconteceu entre os dias 17 e 20 de agosto na Caixa Cultural em Fortaleza. Além de entrar em contato com uma das mais tradicionais e sensacionais manifestações culturais de nosso nordeste ainda tivemos a grata oportunidade de reencontrar queridos e estimados amigos. Viva a II Feira do Cordel Brasileiro.

Klevison Viana e a abertura da II Feira do Cordel Brasileiro em Fortaleza
Ingrid Rebouças , Cecília do Acordeon e Manoel Severo
 Ingrid Rebouças, Cecilia do Acordeon e Neidinha
Evanilson Sousa, Cecilia do Acordeon e Ingrid Rebouças
Manoel Severo, Marcelo Leal e Evanilson de Sousa

Para falar desta magnifica iniciativa vamos recorrer ao texto de nosso confrade e estimado amigo Arievaldo Viana em seu festejado blog, Acorda Cordel, com a palavra o poeta: " A literatura de cordel e outras manifestações artísticas tipicamente nordestinas ganham, a partir de hoje (17), quatro dias para intensa expressão na Caixa Cultural Fortaleza. O cenário contempla... a II Feira do Cordel Brasileiro, com uma programação de shows, oficinas, palestras, lançamentos literários, exibição de documentário, além de exposição e venda de folhetos e outros artigos que dão conta dessa linguagem."

E continua o Acorda Cordel: "Entre as atrações convidadas estiveram os músicos-cordelistas Jorge Mello, parceiro musical de Belchior; o cordelista, repentista e sambador Mestre Bule-Bule; o Mestre Valdeck de Garanhuns, bonequeiro, cordelista, repentista e xilogravador; a médica, cantora e cordelista Paola Torres; os grupos Tempo de Brincar; o jovem Rafael Brito e a Rabecaria; dos forrós Kutuca a Burra e Cacimba de Aluá, dentre muitos outros". Com certeza quem teve a felicidade de participar desta grande II Feira do Cordel acabou se encantando ainda mais com este universo tão ímpar da cultura de nossa raiz.

 Cecília do Acordeon na II Feira do Cordel Brasileiro
 A apresentação de Cecília do Acordeon na abertura da II Feira do Cordel Brasileiro 
 No triângulo, o tio e grande incentivador, Silvanar Soares Pereira

Para nós que fazemos o Cariri Cangaço foi uma grande satisfação mais uma vez confirmar e testemunhar a força do cordel e ainda a determinação e zelo de toda a equipe da Feira do Cordel Brasileiro que tem como timoneiro o incansável e talentoso Klevison Viana, a todos que contribuíram e fizeram brilhar nossa capital alencarina, os nossos parabéns.

Logo na abertura estar ao lado da querida menina sanfoneirinha de nosso coração, e agora nossa pequena Maria Bonita; Cecília do Acordeon; que em sua apresentação encantou mais uma vez a todos principalmente quando nos trouxe, pela primeira vez "Brasileirinho" de forma magistral e com a personalidade que já aprendemos a admirar, encerrando sempre com um sorriso só seu. Parabéns Cecília, parabéns aos pais que são verdadeiros esteios em sua vida; Cleber e Neidinha e a esse tio que é um dínamo, Silvanar Pereira, que maravilha !!!

 Manoel Severo e Klevison Viana
 Manoel Severo e Dideus Sales
Manoel Severo e Marcelo Leal

Vamos recorrer mais uma vez ao grande Arievaldo Viana e seu Acorda Cordel: "Foi o 'know-how' ao longo de uma década trabalhando com a Bienal que nos deu condições de realizar a Feira do Cordel, inicialmente pensada pequena, mas que já começou grande", observa Klévisson. A primeira edição na Caixa Cultural aconteceu em abril passado, mas antes tinha sido organizada uma também no Dragão do Mar. A contagem de edições pela organização, no entanto, começa a levar em consideração o evento de 2016, e pretende-se dar continuidade pelos próximos anos. "A parceria tem dado super certo", salienta o curador da Feira.

Manoel Severo, Arievaldo Viana e Paulo de Tarso
 Arievaldo Viana e Manoel Severo
Eduardo Macedo e Manoel Severo

Estar na Feira do Cordel Brasileiro é navegar em mares da mais singela poesia popular, é entrar em contato com a alma dos poetas anônimos e consagrados que povoam os mais longínquos rincões do sertão, é sentir pulsar a esperança de que tudo vale a pena. Tivemos, eu e Ingrid Rebouças a oportunidade de abraçar queridos amigos e consolidar novas possibilidades de parcerias na direção de juntar cada vez mais a alma nordestina.


"Severo é preciso unir o 
Cordel ao Cariri Cangaço..."
Arievaldo Viana

 Manoel Severo, Arievaldo Viana e Paulo de Tarso
Ingrid Rebouças, Bule Bule e Manoel Severo
Manoel Severo e Aninha Ferraz

Por fim dizer que sem dúvidas mais uma vez a Feira do Cordel Brasileiro disse a que veio e consolida de uma vez por todas a necessidade de construirmos bases sólidas, a partir da união de todos, da sensibilidade dos entes governamentais e esforço e o talento de muitos abnegados, na direção de grandes e responsáveis eventos, grandes realizações. Ali me senti em casa, pois sei que estamos "olhando na mesma direção".  

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço na
II Feira do Cordel Brasileiro
Centro Cultural da Caixa Economica
20 de Agosto de 2017, Fortaleza-Ceara

Nenhum comentário: