Celebrando Antônio Conselheiro Começa Hoje o Cariri Cangaço Quixeramobim


Celebrando o Herói Nacional Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, começa hoje pontualmente às 17 horas a 23ª Edição do Cariri Cangaço no Memorial que leva o nome de um do maiores vultos da historia do Brasil. "Nada mais justo que na terra de Conselheiro e no ano em que o Congresso Nacional lhe outorga a honraria mais que justa de Herói Nacional, termos nossa abertura no Memorial Antônio Conselheiro, aqui mesmo no centro da cidade de Quixeramobim" festeja o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa.
o
o
O Cariri Cangaço chega pela primeira vez ao sertão central cearense. O evento que já realizou 22 outras edições, está completando 10 anos de existência e presente em 6 estados da federação, reúne alguns dos maiores pesquisadores de temas nordestinos de todo o Brasil. "Temos confirmados pesquisadores de todo o Brasil que estão vindo e inclusive muitos já estão em Quixeramobim para esta grande festa que será o Cariri Cangaço, para nós é uma grande satisfação receber a todos" revela o advogado Pedro Igor, um dos organizadores do Cariri Cangaço na terra de Conselheiro.
o
O Evento com abertura marcada para as 17 horas terá seu inicio com uma Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Quixeramobim, quando o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa receberá o Título de Cidadão Honorário do município. "Hoje tenho a honra sem tamanho de dizer que sou conterrâneo de Antônio Conselheiro, isso não tem preço. Sei que não mereço tão grande honraria, daí a felicidade e a gratidão permanecerão para sempre em meu coração pela grande generosidade do povo de Quixeramobim, pela atenção dos vereadores, em nome do vereador José Wilson Paulino, enfim, é uma emoção enorme receber esse título; e outro coisa importante, Quixeramobim é a terra de meus ancestrais, daí dizer que estou voltando ás origens" confessa Manoel Severo.
o
o
Muitas homenagens serão prestadas na tarde solene de abertura do Cariri Cangaço Quixeramobim. O Conselho Alcino Alves Costas estará concedendo os Títulos de Amigo do Cariri Cangaço a várias personalidades do município: o poeta e escritor Bruno Paulino, o advogado Pedro Igor, os pesquisadores Neto Camorim e Goreth Pimentel além do designer de joias e artesão Antônio Rabelo serão os homenageados do evento. Na oportunidade o Cariri Cangaço estará outorgando o Título de "Equipamento Imprescindível para a Perpetuação da Memória do Sertão" à cinco instituições de destaque no município: A Aquiletras, o Iphanac, a Fundação Canudos e às escolas, Dr José Alves e Humberto Bezerra; distinguidas pelo espetacular trabalho que desenvolvem na direção da defesa e da promoção da memoria, cultura e cidadania no município.
o
Ainda dentro das homenagens e como um dos pontos altos da solenidade de abertura, o Cariri Cangaço outorga o "Título de Personalidade Eterna do Sertão"; in memoriam; a Antônio Vicente Mendes Maciel,o Conselheiro, titulo que será entregue pelos "Conselheiristas" Múcio Procópio do Rio Grande do Norte e a professora alagoana Luitgarde Barros. "Essa homenagem nos enche de satisfação, no berço do grande Antônio Conselheiro estarmos participando de tudo isso juntos, é simplesmente espetacular" fala o Conselheiro Cariri Cangaço, Múcio Procópio.
o

O evento ainda reserva momentos preciosos como a premiação do grande concurso de redações promovido junto às escolas do município como também a premiação aos melhores desenhos e gravuras sobre Conselheiro que estarão no hall de entrada do memorial por ocasião da abertura 
do Cariri Cangaço. 
o

"Serão 13 premiações; as 10 melhores redações e as 3 melhores gravuras e desenhos; e o mais importante foi a sensacional participação de todas as escolas do município, para vocês terem uma ideia estaremos premiando nove escolas distintas, fantástico. Só temos a agradecer aos diretores, coordenadores e professores orientadores por essa demonstração inequívoca de responsabilidade cidadã e com o futuro das nossas próximas gerações" afirma o presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Quixeramobim, poeta e escritor Bruno Paulino.

A solenidade de abertura do Cariri Cangaço Quixeramobim terá como Conferência de Abertura "Igreja e República Frente ao Mundo Beato - O Martírio de Antonio Conselheiro" com a professora da UFRJ e UERJ  Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, coroando um dos mais significativos momentos da marca Cariri Cangaço. 
o
Serviço
Abertura do Cariri Cangaço Quixeramobim - Ceará
24 de Maio de 2019
Memorial Antônio Conselheiro
17 Horas
o
Cariri Cangaço Quixeramobim 2019

Realização
INSTITUTO CARIRI DO BRASIL
Co-realização
IPHANAC
Apoio
AQUILETRAS - ACADEMIA QUIXERAMOBIENSE DE LETRAS
FUNDAÇÃO CANUDOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM
CÂMARA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM
SBEC- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DO CANGAÇO
GECC - GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ
GPEC-GRUPO PARAIBANO DE ESTUDOS DO CANGAÇO
ICC - INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PAJEÚ
ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS
ACLA-ACADEMIA DE CIÊNCIAS LETRAS E ARTES DE COLUMINJUBA
SOCIEDADE CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTORIA
Mídia e Redes Sociais
GRUPO LAMPIÃO CANGAÇO E NORDESTE
GRUPO OFICIO DAS ESPINGARDAS
COMUNIDADE O CANGAÇO
GRUPO HISTORIOGRAFIA DO CANGAÇO
O CANGAÇO NA LITERATURA
GRUPO SERTÃO NORDESTINO
PROGRAMA RAÍZES DO SERTÃO
ODISSÉIA DO CANGAÇO

Nenhum comentário: