Festa do Cariri Cangaço em Quixeramobim 2019 !

Festa do Cariri Cangaço em Quixeramobim
O Memorial Antonio Conselheiro no centro da cidade de Quixeramobim acolheu a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Quixeramobim; 23ª edição da marca Cariri Cangaço; na tarde-noite deste ultimo dia 24 de maio de 2019, sexta-feira. Toda a programação solene de abertura teve como homenageado o mais ilustre filho da cidade: Antônio Vicente Mendes Maciel - O Conselheiro. 

Abertura do Cariri Cangaço em QuixeramobimSerTão Tv - You Tube

A tarde-noite também celebrou o Decreto do Congresso Nacional que instituiu o nome de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves em Brasilia, Distrito Federal.
Manoel Severo, Everardo Junior, Jose Wilson Paulino e Gleydison Araujo
A solenidade de abertura do Cariri Cangaço Quixeramobim 2019 teve seu inicio com Sessão Solene Extraordinária da Câmara Municipal de Quixeramobim quando foi outorgado o Título de Cidadão Honorário de Quixeramobim ao curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa. A sessão foi presidida pelo vereador Everardo Junior e na oportunidade a justificativa da proposição coube ao vereador José Wilson Paulino, proponente do Projeto Legislativo, já a apresentação do homenageado coube ao jornalista e marqueteiro Heldemar Garcia.
o

Manoel Severo Barbosa e Vereador José Wilson Paulino
Vereador José Wilson Paulino proponente do Decreto Legislativo que concedeu o Título de Cidadão Honorário de Quixeramobim a Manoel Severo Barbosa
Jornalista Heldemar Garcia
"Hoje trago a emoção não apenas de minha pessoa, mas de toda minha família, que tem origens aqui em Quixeramobim, para mim receber o Título de Cidadão Honorário é uma honra sem tamanho" Revela Manoel Severo Barbosa.
o

Na oportunidade o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa;  em momento de muita emoção; passou às mãos de representantes da escola José Mario Barbosa; nome de seu pai, deputado que por muito tempo representou Quixeramobim na Assembléia Legislativa; um quadro com a imagem do deputado José Mario, para que fosse afixado nas dependências da escola. 
Manoel Severo Barbosa;  em momento de muita emoção; passou às mãos de representantes da escola , quadro com a foto de seu pai,
deputado José Mario Barbosa
"Fazia muito tempo que gostaríamos de ter a fotografia do deputado José Mario em nossa escola que leva o nome dele no bairro Jaime Lopes, e hoje concretizamos esse sonho" fala a diretora Marilene Paulino Ribeiro Bezerra , da escola José Mario Barbosa. A Escola José Mario Barbosa de Quixeramobim acabou de ganhar o Prêmio Escola Nota 10 eleita pelo Governo do Estado do Ceará.
Manoel Severo Barbosa passa às mãos da Diretora Marilene Bezerra o quadro com a foto do deputado José Mario Barbosa
Em cerimonial conduzido por Aílton Siqueira e com a Mesa Solene formada pelo representante do Prefeito Municipal, senhor Secretário de Cultura Gleydison Araujo, pela Chefe de Gabinete Guida Pimenta, pelos vereadores, Everardo Junior e José Wilson Paulino, além do Presidente da Comissão Organizadora Local do Cariri Cangaço, Bruno Paulino , Terezinha Oliveira, presidente da AquiLetras, Everardo Nascimento do IPHANAC, Amanda Magalhães da Fundação Canudos, Professor Pereira representando a SBEC, Ângelo Osmiro representando o GECC, Elane Marques representando o Conselho Alcino Alves Costa e Rodrigo Honorato, secretário de cultura de Exu a solenidade seguiu com diversas homenagens a instituições e personalidades locais de destaque no campo das artes, cultura e educação.  
 Manoel Severo e Everardo Junior
Professor Pereira, Bruno Paulino, Amanda Magalhães e Rodrigo Honorato
Manoel Severo e Linda Lemos
Rodrigo Honorato e Elane Marques
Professor Pereira e Ângelo Osmiro
Guida Pimentel
O Conselheiro Cariri Cangaço, escritor Ângelo Osmiro 
fez a Apresentação do Cariri Cangaço
O Conselheiro Cariri Cangaço, escritor Ângelo Osmiro, presidente do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e vice-presidente da Sociedade Cearense de Geografia e História na apresentação do Cariri Cangaço lembrou também o grande pesquisador Paulo Gastão, fundador da SBEC:"Hoje Iniciamos aqui em Quixeramobim o ano de nosso aniversário. São 10 anos percorrendo as trilhas maravilhosas de nosso sertão: da Bahia a Pernambuco, do Ceará a Paraíba; das ribeiras do São Francisco de Sergipe e Alagoas. Nada mais emblemático do que começar nossa grande festa de aniversário no berço de um dos maiores mitos do nosso Brasil: Antônio Vicente Mendes Maciel - Antônio Conselheiro.Dessa forma é com muita honra que o Cariri Cangaço desembarca a partir de hoje na querida e tradicional Quixeramobim, no sertão central de nosso estado do Ceará." 

Títulos de Amigo do Cariri Cangaço...
"Costumo dizer que o Cariri Cangaço é uma grande e exitosa construção coletiva, um empreendimento construído por muitas mãos e muitos corações o Cariri Cangaço é mais que um Evento e passou a se consolidar como um Sentimento; e o principal sentimento que norteia o Cariri Cangaço sem dúvidas nenhuma é a Gratidão, dessa forma gostaríamos de homenagear valorosas personalidades de especial destaque no campo das artes, cultura e educação em Quixeramobim" iniciou Manoel Severo Barbosa para convidar os vários Conselheiro do Cariri Cangaço para passar às mãos de várias personalidades o Título de Amigo do Cariri Cangaço.
Jorge Figueiredo entrega Título a Bruno Paulino
Luiz Ruben entrega Título a Pedro Igor Azevedo
Professor Pereira entrega Título a Goreth Pimentel
Manoel Serafim entrega Título a Neto Camorim
Aglézio Brito entrega Título a Antônio Rabelo
Receberam a honraria o presidente e o vice-presidente da Comissão Local Organizadora do Cariri Cangaço Quixeramobim; Bruno Paulino e Pedro Igor Azevedo; respectivamente; a professora e pesquisadora Goreth Pimentel, o professor e pesquisador Neto Camorim e o artesão e designe de jóias, Antônio Rabelo. Os Títulos foram entregues pelos Conselheiros; Professor Pereira, Luiz Ruben Bonfim, Manoel Serafim além dos pesquisadores Jorge Figueiredo e Aglézio Brito.

Títulos de Equipamento Cultural Imprescindível para a perpetuação da Memória e Tradições do Sertão...
Em seguida o curador do Cariri Cangaço convidou as Instituições distinguidas para receber o Título de Equipamento Cultural Imprescindível para a perpetuação da Memória e Tradições do Sertão. Receberam a honraria a Aquiletras -  Academia Quixeramobinense de Letras, Ciências e Artes, representada pela sua presidente; Terezinha Oliveira; o IPHANAC - Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim, representado por Edmilson Nascimento, a Fundação Canudos, representada por Amanda Magalhães e as escolas; Profissional Dr. José Alves da Silveira, representada pela Diretora Irecê Maia e Humberto Bezerra , representada pela diretora Liduina Simão. Os homenageados receberam seus títulos das mãos dos Conselheiros, Elane e Archimedes Marques, Cristina Couto, Wescley Rodrigues, Aderbal Nogueira e Ana Lucia Souza.
Elane e Archimedes Marques entregam Título a Terezinha Oliveira da AquiLetras
Aderbal Nogueira entrega Título a Edmilson Nascimento do IPHANAC
Wescley Rodrigues e Ana Lucia Souza entregam os Títulos a Irecê Maia da Escola Dr José Alves e Liduina Simão da Escola Humberto Bezerra
Cristina Couto entrega Título a Amanda Magalhães da Fundação Canudos
o
"Nós da Fundação Canudos ficamos muito honrados em receber este título e reconhecimento pelo trabalho que buscamos desenvolver a cada dia. Enquanto grupo organizado temos um papel fundamental na sociedade. Acreditamos estar no caminho certo", fala Amanda Magalhães, que representou a Fundação Canudos durante o evento.
Conselheiros Cariri Cangaço; Wescley Rodrigues, Ana Lucia Souza, Cristina Couto, Aderbal Nogueira, Elane e Archimedes Marques em Quixeramobim
Personalidade Eterna do Sertão...
Um dos pontos altos foi a outorga por parte do Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço do Título de Personalidade Eterna do Sertão "in memoriam" a Antônio Vicente Mendes Maciel - Antônio Conselheiro, honraria entregue ao IPHANAC - Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim, representado por vários membros da instituição que receberam o título das mãos do Conselheiro Múcio Procópio e da Antropóloga Luitgarde Cavalcanti de Oliveira Barros.
Luitgarde Barros e Mucio Procópio entregam Prêmio a representantes do IPHANAC: Antonio Conselheiro - Personalidade Eterna do Sertão
o
Ainda dentro da programação da abertura do Cariri Cangaço foi nomeado mais um Conselheiro da instituição. Tomou posse como o mais novo Conselheiro Cariri Cangaço, o secretário de cultura de Exu, Rodrigo Honorato que passará a tomar assento no Conselho que leva o nome do pesquisador sergipano, Alcino Alves Costa.
o
Novo Conselheiro Rodrigo Honorato recebe o Diploma das mãos de Francine Maria
Rodrigo Honorato, Manoel Severo e Elane Marques
Fazem parte do Conselho Consultivo Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço: Napoleão Tavares Neves, Barbalha CE - Juliana Pereira, Quixadá CE - Ivanildo Silveira, Natal RN Ângelo Osmiro, Fortaleza CE - Honório de Medeiros, Natal RN - Narciso Dias, João Pessoa PB Sousa Neto, Barro CE - Gerado Ferraz, Recife PE - Wescley Rodrigues, Sousa PB Ana Lúcia Granja, Petrolina PE - Kiko Monteiro, Lagarto SE - João de Sousa Lima, Paulo Afonso BA - Archimedes Marques, Aracaju SE - Aderbal Nogueira, Fortaleza CE - José Cícero Silva, Aurora CE - Antônio Vilela, Garanhuns PE - Bosco André, Missão Velha CE Múcio Procópio, Natal RN - Kydelmir Dantas , Nova Floresta PB - Cristina Couto, Lavras da Mangabeira CE - Jorge Remígio, Custódia PE - Professor Pereira, Cajazeiras PB Leandro Cardoso, Teresina PI - Luiz Ruben, Paulo Afonso BA, Edvaldo Feitosa, Água Branca AL - Celsinho Rodrigues, Piranhas AL - Manoel Serafim, Floresta PE, Raul Meneleu, Aracaju SE - Júnior Almeida, Capoeiras PE - Elane Marques, Aracaju SE, Rangel Alves da Costa, Poço Redondo SE - Neli Conceição, Belo Horizonte MG - Louro Teles, Calumbi PE - Emmanuel Arruda, João Pessoa PB

Antônio Conselheiro e as lutas de Canudos nos dias atuais...
Durante a construção do Cariri Cangaço Quixeramobim, as instituições promotoras: AQUILetras, Fundação Canudos e Cariri Cangaço, promoveram um grande concurso de redações, envolvendo as escolas do município. Com o tema "Antônio Conselheiro e as lutas de Canudos nos dias atuais". O concurso foi aberto para todos os estudantes do ensino médio da rede pública e privada do município de Quixeramobim com a classificação dos ganhadores estabelecida pela Comissão Organizadora Local com representantes das instituições promotoras e que receberam suas premiações na sequencia da solene abertura do evento em Quixeramobim. 
Fátima Lemos da Academia Maria Ester, Amanda Magalhães da Fundação Canudos, Everardo Junior da Câmara Municipal, Terezinha Oliveira da AquiLetras, Linda Lemos da Academia Juvenal Galeno e Paulo Neves da ACLA.
 Bruno Paulino
"Para nossa grande satisfação e honra, hoje estamos premiando as 10 melhores redações apresentadas e para nossa alegria, temos entre as 10 redações vencedoras, 9 escolas distintas de nossa Quixeramobim, isso é maravilhoso " comenta o presidente da comissão organizadora local, poeta e escritor Bruno Paulino. A premiação recebeu o nome de Marcílio Maciel, em homenagem ao grande pesquisador da cidade de Quixeramobim.
Yarlei Leitão, primeiro lugar do Concurso Literário Cariri Cangaço, é aluno colégio Sensus
Ganhadores do Concurso Literário Cariri Cangaço
Para o vice-presidente da Comissão, Dr Pedro Igor Azevedo, "a repercussão desse concurso foi tão extraordinária que recebemos uma carta de uma mãezinha de um aluno do ensino fundamental; o concurso era para alunos do ensino médio; pedindo para seu filho participar, isso é muito bacana" e Manoel Severo completa, "na noite de hoje já está definido que vamos em parceria com a AquiLetras publicar um livro contendo as redações vencedoras como também os desenhos do meninos e meninas que venceram o concurso de desenho e gravuras".
 Ganhadores do concurso de desenho e gravura Cariri Cangaço
No hall de entrada do Memorial Antonio Conselheiro, os convidados foram recepcionados por uma especial exposição de desenhos e gravuras com a temática de Antônio Conselheiro. O trabalho foi desenvolvido por alunos da Escola Humberto Bezerra, escola essa já homenageada na mesma noite ; e o tres melhores trabalhos receberam também premiações pela organização do Cariri Cangaço Quixeramobim 2019. Os prêmio foram entregues pela Diretora Liduina Simão e pelos professores Bruno Paulino e Goreth Pimentel.
o
Luitgarde e Antônio Conselheiro...
O Cariri Cangaço chegou pela primeira vez ao sertão central cearense; em Quixeramobim, berço de Antônio Conselheiro, e celebrando-o pela primeira vez como Herói Nacional a noite de abertura ainda reservava em um momento nobre a Conferência da festejada pesquisadora e escritora, antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros da UFRJ e UERJ que apresentou com maestria a Conferência "Igreja e República Frente ao Mundo Beato- O Martírio de Antonio Conselheiro". 
 Luitgarde Barros na Abertura do Cariri Cangaço Quixeramobim 2019
"Numa região de cultura integrada, como o sertão nordestino, com sua especificidade estrutural, esse contato, quando vivido coerentemente pelo intelectual católico como pelo menos intelectualizado seguidor, desenvolveu, naquele período de profundo abalo das convicções centenárias, um posicionamento muito mais próximo das tendências autonomistas e voltadas para a vida prática da concepção de mundo do catolicismo popular. Essa foi a tendência que galvanizou muitos dos padres ordenados no recém-criado seminário de Fortaleza. Alguns deles, como o Padre Cícero e outros padres sertanejos, haviam sido alcançados pela pregação do conteúdo utópico religioso, isto é, haviam conhecido a potencialidade revolucionária da utopia cristã. Libertada do idealismo teórico, fora traduzida por um pregador que fala a linguagem e sofre o sofrimento de seus seguidores. Esse missionário é o Padre Mestre Ibiapina, ordenado em Olinda sem passar pela formação do seminário." 
 Bruno Paulino, Pedro Igor, Luitgarde Barros, José Wilson e Everardo Junior
Luitgarde Barros e Manoel Severo
o
E Luitgarde ainda conclui que não existem apenas traços comuns entre Antônio Conselheiro, de Canudos, Pe. Cícero, de Juazeiro do Norte, e José Lourenço, de Caldeirão, na verdade, existe uma relação orgânica entre esses três personagens da história nordestina pois fazem parte do mesmo movimento social, cuja ideologia e práticas são manifestações históricas do catolicismo popular. O movimento dos beatos entrou em conflito com a sociedade capitalista e, consequentemente, com a alta hierarquia da Igreja Católica que exercia o papel de intelectual orgânico do sistema dominante.
o
Ao final do encontro os convidados ainda participaram de apresentação cultural do casal Quirino Silva e Célia Maria.

Noite de Abertura
Cariri Cangaço Quixeramobim
Memorial Antônio Conselheiro , Quixeramobim-Ceara
18 horas do dia 24 de Maio de 2019
Fotos de Louro Teles

Nenhum comentário: