Memorial Luiz Gonzaga Inaugura Auditorio Patativa do Assaré em reunião conjunta da ALMECE e ACLA

Franklin Maxado e Manoel Severo

Aconteceu na manha do sábado, dia 11 de maio, a reunião itinerante das;  Academia de Letras ALMECE e da Academia de Ciências, Letras e Artes -ACLA nas dependências do Memorial Luiz Gonzaga em Fortaleza. Na oportunidade houve a inauguração do Auditório Patativa do Assaré e o Lançamento do Livro: “Os dois grandes profetas da cultura nordestina “ - Toinha do Assaré; afilhada do Patativa. 
Prof.Jornalista Emanuel Freitas, Mailson Furtado(Vencedor prêmio Jabuti-livro do ano/2018)- ambos membros eméritos da ALMECE, Presidente Nicodemos Napoleão, Mauricio, Toinha, Paulo Neves.
Foto6: Descerramento da Placa nominando Auditório Patativa do Assaré.
Marcelo Leal, anfitrião da manha, ao lado dos presidentes da Almece, 
Nicodemos Napoleão e da ACLA, Paulo Neves
Manoel Severo apresenta o Cariri Cangaço na reunião itinerante das Academias
Paulo Tadeu, Nair Lima, Manoel Severo e Mailson Furtado

Onze de maio de 2019, um dia para ficar na história da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba - ACLA Capistrano de Abreu (Maranguape). O que era uma simples sessão conjunta transformou-se numa festa: inauguração do Auditório Patativa do Assaré com a presença do Coronel Acadêmico Marcelo Leal e da poetisa Antônia do Carmo Araújo (Toinha do Assaré); 

Presidente Nicodemos Napoleão ao lado de Mailson Furtado e Paulo Neves
Marcelo Leal
Mailson Furtado recebe o Diploma da ALMECE
Toinha do Assaré e Gilson Moreira

Dentro da programação houve a outorga de títulos honoríficos a duas importantes figuras do mundo literário e cultural: Mailson Furtado Viana e Emanuel Freitas; homenagem às mães; recebimento de Menção de Congratulação concedida pela Câmara Municipal da querida cidade de Iracema; presença da imprensa dentre outros.

Frankilin Maxado
Alberto George e Frankilin Maxado
Ingrid Rebouças, Nair Lima e Suely
Paulo Tadeu, Mailson Furtado e Manoel Severo

Aina na programação, homenagem póstuma a uma mulher que foi grande em sua região; município de Lavras da Mangabeira e na educação do Ceará: Professora Maria Ester Lemos; homenagem póstuma a um gigante da medicina e da cultura no Vale do Jaguaribe: Dr. Ari de Santiago Lima Verde. Tudo isso emoldurado pela estética e pela preservação da história vislumbrada nas peças do Memorial Luiz Gonzaga, a "menina dos olhos" do Coronel Marcelo e sua distinta família. 

Reunião ALMECE E ACLA
Memorial Luiz Gonzaga
Fortaleza, 11 de maio de 2019

Nenhum comentário: