Quixeramobim de Braços Abertos para Receber o Cariri Cangaço

o
A curadoria do Cariri Cangaço através de Manoel Severo Barbosa esteve cumprindo nesta ultima quarta-feira, dia 08 de maio, intensa agenda de trabalho na cidade de Quixeramobim; a mais nova sede do evento que acontece entre os dias 24 e 26 deste mês. Os encontros foram coordenados pela Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Quixeramobim, tendo a frente o advogado e produtor cultural Pedro Igor, o poeta e escritor Bruno Paulino, além de Ian Nogimo e Pedro Victor.
o
Manoel Severo recebido na Canudos FM, do Sistema Maior por Izaurinha Reis
o
No complexo do Sistema Maior de comunicação; nos estúdios da Canudos FM; Manoel Severo e Pedro Igor foram recebidos pela comunicadora Izaurinha Reis e apresentaram aos ouvintes de toda a região do sertão central cearense a programação e as principais linhas que nortearam a construção do Cariri Cangaço Quixeramobim. As temáticas, os convidados, as visitas técnicas, enfim, dando um panorama geral de tudo o que vai acontecer no grande evento no berço de Antonio Conselheiro. "Nos unimos ao sentimento de toda comunidade de Quixeramobim no resgate e fortalecimento da memoria, historia e tradição desse povo, e vamos sim realizar um grande evento", ressalta Manoel Severo Barbosa.
o
Manoel Severo e Pedro Igor no Sistema Maior de Comunicação 
com Izaurinha Reis e Anderson
o
Uma visita de cortesia à sede da prefeitura municipal de Quixeramobim seria o segundo compromisso da agenda Cariri Cangaço na cidade. Recebidos pela Chefe de Gabinete da administração municipal Guida Pimenta e pela representante da Secretaria Municipal de Cultura Rafaela Mendes.
o

Na sede do executivo municipal, Manoel Severo e Pedro Igor puderam apresentar o conceito e a programação intensa do Cariri Cangaço Quixeramobim, quando foi ressaltado o grande trabalho de envolvimento de toda a comunidade escolar do município através do concurso de redação como também as significativas representações da sociedade civil da cidade, parceiras do evento. Para a Chefe de Gabinete Guida Pimenta, "será uma enorme honra receber um evento tão grande e qualificado como o Cariri Cangaço. Quixeramobim estará de braços abertos para receber a todos os pesquisadores que virão de todo o país para a terra de Antônio Conselheiro".
o
 Manoel Severo e Pedro Igor recebidos pela chefe de gabinete Guida Pimenta

O terceiro compromisso aconteceu com a visita à Escola de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira. O encontro marcou o convite especial à direção da escola , distinguida para receber a Comenda de "Equipamento Imprescindível  à Memória e Cultura do Sertão" ,  ato que acontecera na tarde de abertura do Cariri Cangaço Quixeramobim 2019, dia 24 de maio no Memorial Antônio Conselheiro. 
o
Pedro Igor, Manoel Severo, Irecê Maia, Virginia Maia e Josemir Frutuoso
o
Manoel Severo e Pedro Igor foram recebidos pela diretora da escola, Irecê Maia, pelo coordenador Josemir Frutuoso e pela professora Virginia Domingos. Para a Diretora Irecê Maia , "é uma honra sem tamanho para todos nós da escola sermos distinguidos para receber tão honroso reconhecimento". 
o
Virgínia Domingos, Irecê Maia, Manoel Severo e Pedro Igor
o
Para Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, "desde a primeira vez que estivemos aqui, participando de uma oficina na Biblioteca da escola, tendo a frente a coordenadora Rosângela Sousa e a professora Virginia Domingos, que percebemos o tamanho do compromisso da escola com o desenvolvimento não só intelectual dos alunos, mas e principalmente com a construção de uma verdadeira responsabilidade cidadã, isso é maravilhoso, por isso o Instituto Cariri do Brasil defere a presente comenda à Escola Dr José Alves, para nossa grande honra".
o
Manoel Severo e Goreth Pimentel
o
De uma escola para outra... Outro estabelecimento educacional marcaria a quarta etapa da agenda de encontros do Cariri Cangaço Quixeramobim: Desta vez a visita foi a Escola Humberto Bezerra, localizada no bairro Monteiro de Morais; uma escola de tempo integral referencia em todo o estado do Ceará  que estará também recebendo a comenda de "Equipamento Imprescindível à Memória e Cultura do Sertão"  pelo espetacular trabalho desenvolvido na direção da preservação da memória e historia do município, notadamente a partir da figura do mais ilustre filho de Quixeramobim: Antônio Vicente Mendes Maciel,Conselheiro. 
o
 O talento e a arte dos alunos da escola Humberto Bezerra em uma 
das oficinas do Tempo Eletivo
o
O Cariri Cangaço foi recebido pela professora e pesquisadora Goreth Pimentel, que em nome da diretora da escola Liduína Simão, ressaltou a grande importância da iniciativa do Cariri Cangaço em promover essa grande integração entre as escolas da cidade, a figura de Antônio Conselheiro a partir do grande Concurso de Redação ao lado da AquiLetras e da Fundação Canudos,  e falou da "grande honra em a escola Humberto Bezerra está recebendo este reconhecimento através da Comenda do Instituto Cariri do Brasil, o que nos deixa muitos felizes e aumenta ainda mais nossa responsabilidade".
o
Manoel Severo e a presidente da AquiLetras, Terezinha Oliveira
o
A última agenda do dia foi uma visita de cortesia à presidente da AQUILETRAS - Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes, Terezinha Oliveira. Na oportunidade Manoel Severo e o escritor Bruno Paulino,  compartilharam a satisfação da feliz parceria entre as duas instituições na realização do Cariri Cangaço Quixeramobim. Também na oportunidade foi acertada a inclusão no Programação do Cariri Cangaço Quixeramobim do grupo Boemidade, que reúne músicos e interpretes renomados da cidade numa grande apresentação musical na praça da Matriz, com um repertório pra lá de especial: Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Noel Rosa e por aí vai... O Cariri Cangaço Quixeramobim realmente promete !
o
Agenda de Trabalho 
Cariri Cangaço Quixeramobim
08 de Maio de 2019

Vem aí...
Cariri Cangaço Quixeramobim
24 a 26 de Maio de 2019
Quixeramobim,Ceará

Nenhum comentário: