Lampião e os Nazarenos : A Sangrenta Guerra no Sertão nos Grandes Encontros Cariri Cangaço

A história de um povo se constrói com personagens fortes e cenários marcantes. Nazaré do Pico, a lendária vila que completou em 2017 cem anos; berço dos mais ferozes perseguidores de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião; constroe sua historia a partir de personagens inesquecíveis; inesquecíveis pela coragem, destemor e paixão, paixão por sua terra, por sua honra. A atual Nazaré do Pico, já foi Carqueja, que já foi Nazaré; a vila que nasceu da antiga fazenda Algodões, foi o resultado de um sonho do filho do professor Domingos Soriano Ferraz, "Manu" ; que via nascer naquele lugar uma vila. Dali até a realização do sonho foi rápido. Ao sonho se uniram outros jovens e entre esses, os filhos de João Flor, era agosto de 1917 quando foi inaugurada a primeira feira de Nazaré, dali para frente aquele povo iria ser protagonista de uma das mais sangrentas guerras no sertão:

LAMPIÃO x NAZARENOS


Entre os nazarenos mais famosos podemos citar : Antônio Gomes Jurubeba, Manoel Neto, João Gomes de Lira, Manoel Flor, Odilon Flor, Euclides Flor, Davi Jurubeba, Arcôncio, Afonso, Hercílio, Lero, dentre outros. Muitos dos bravos Nazarenos morreram nas mãos de Lampião e seu bando , dentre esses: Gabriel de Sousa (Bié), Olímpio Gomes Jurubeba, Inocêncio de Sousa Nogueira, José Alves de Sousa Ferraz, Idelfonso de Sousa Ferraz (Idelfonso Flor), Cândido de Sousa Ferraz, João Gregório Neto, Hercílio de Sousa Nogueira, Adalgísio de Sousa Nogueira e João Cavalcanti de Araújo (João de Anísia)...

Os Filhos de João Flor

Os Grandes Encontros Cariri Cangaço desta quarta, 21 de julho, as 19h30 ao vivo no canal do Cariri Cangaço no YouTube, Manoel Severo; curador do Cariri Cangaço; recebe os pesquisadores e descendentes do bravo provo nazareno; Hildebrando de Souza Nogueira Neto - "Netinho Flor" e Emanuel Nogueira - "Zinho Flor" ,  para nos contar uma das mais espetaculares sagas desta guerra sertaneja que foi o cangaço. O programa "Lampião e os Nazarenos - A Sangrenta Guerra no Sertão" trará os principais combates, os principais personagens e tudo o que de mais importante aconteceu neste verdadeiro embate de gigantes nas caatingas tórridas do sertão nordestino.


    GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

LAMPIÃO E OS NAZARENOS

DIA 21 DE JULHO DE 2021 , ÁS 19H30

AO VIVO NO YOUTUBE DO CARIRI CANGAÇO

Nenhum comentário: