Pedro Popoff, o Menino do Cordel e do Baião é o Convidado Especial do Cariri Cangaço Personalidade desta Segunda

Pedro Popoff, 15 anos, ator, cantor, palestrante, fundador da primeira cordelteca de Bauru, Diretor Geral da Comissão Jovem IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) e ex-presidente da Comissão Infantojuvenil IOV Secção Brasil, credenciada pela Unesco, que protege, preserva e promove todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), promovendo a compreensão e apreciação da diversidade cultural e a cultura de paz.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Bauru, Pedro do cordel inicia sua trajetória com 5 anos de idade, quando decide por dom ou motivo de força muito maior que qualquer explicação, se interessar pela cultura nordestina. O amor pela literatura nordestina o fez adotar informalmente o sobrenome "Cordel e disseminar para outras crianças o conhecimento que acumulou ao longo da pouca idade.  Pedro tem um projeto educativo desde seus 8 anos, o “ Brincando de Cordel. Sua aula show tem o objetivo de disseminar para outras crianças a importância de se conhecer as nossas culturas e tradições no Brasil, incentivo à leitura, protagonismo juvenil e combate à violência contra a mulher,  plantando sementes de amor e cultura por onde passa.  Em abril de 2019, Pedro inaugura a 1ª Cordelteca (biblioteca de cordel) em Bauru, nomeada GONÇALO FERREIRA. 



Pedro Popoff em momentos de Cariri Cangaço

Hoje, a Cordelteca possui mais de 3 mil cordéis, reunidos durante sua jornada. O local também recebe visitações de alunos das escolas de Bauru e região e também apreciadores da cultura.  Com um talento singular e símbolo de amor à cultura popular, Pedro tem em seu currículo participações em programas de TV, tais como Criança Esperança no reality Click esperança, duas vezes no Encontro com Fátima Bernardes,  duas vezes no Hora do Faro da Record,  etc...  Já participou de congressos como Cariri Cangaço e Sertão Cangaço diversas ocasiões, simpósios, festivas . Hoje Pedro é convidado para congressos, feiras literárias e palestras em universidades de todo País.  Pedro também se apresenta em shows com sua banda de forró pé-de-serra. Poeta  com 6 títulos de cordéis lançados, segue na difusão da cultura .

CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE

SEGUNDA, DIA 26 DE JULHO DE 2021 , AS 20H

AO VIVO INSTAGRAM DO CARIRI CANGAÇO

@cariricangaço


Nenhum comentário: