Missa do Vaqueiro: A Fé que Move todo o Sertão, o Jacó não está só !

A tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita é o resultado da homenagem prestada pelo povo do sertão ao vaqueiro Raimundo Jacó, célebre por sua coragem e talento na arte da lida e oficio com o gado. Jacó foi assassinado nesta mesma fazenda Lages, local atual do parque, em julho de 1954. A missa teve como idealizadores, seu primo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o Padre João Câncio e o poeta Pedro Bandeira

O parque Raimundo Jacó, localizado no município de Serrita, sertão pernambucano, sedia a Missa do Vaqueiro; evento cultural e religioso que chega neste ano de 2021 a sua 51ª edição. Ao longo de meio século veio reunindo vaqueiros de todo o nordeste, numa das mais tradicionais e eletrizantes manifestações da fé sertaneja, unindo em uma celebração única: religiosidade, tradição, cultura, musica de raiz e fé.

Esse ano de 2021 a Missa do Vaqueiro precisa de cada um de nós ! Vem com a gente e nos ajude a perpetuar essa verdadeira festa da Alma Nordestina!

A 51ª Edição da Missa do Vaqueiro sera realizada através de uma live no proximo dia 25 de julho a partir da 9h ds manha no Cabal do YouTube da "Missa do Vaqueiro". Esse ano a Celebração esta sendo bancada pela iniciativa de vários amigos, assim, contamos com todos, segue o PIX da Missa do Vaqueiro, nos ajude como puder.

PIX 28.258.109/0001-42

Associação Rebanho Cultural

"Todos que percorrem os sertões de nosso nordeste, são apaixonados por nossa história e cultura, exploram o fundo de nossa alma ressaltando os valores que nos fazem únicos, conhecem a força dessa "mata branca" espetacular; a magia de suas cores, sons, aromas, e sabem que aqui se estabeleceu uma cultura única no planeta, aqui temos o sol como grande irmão e que a cada amanhecer nos concede bençãos para mais um dia de conquistas. Aqui é a Nação dos Vaqueiros, berço de Luiz Gonzaga e Virgulino Ferreira, paixão de Padre Cícero e Conselheiro, esse é o nordeste que conhecemos, construído por homens e mulheres de Raiz, Força e Fé. Helena Câncio é uma gigante ! Dessas pessoas que ao longo do tempo se consolidaram como referência de garra, luta, determinação, talento e paixão. Sertaneja arretada que abraçou muitas paixões e por elas se dedicou por toda vida; viúva de uma das lendas do sertão pernambucano; João Câncio, o padre vaqueiro, que ao lado de Luiz Gonzaga e Pedro Bandeira criaram a Missa do Vaqueiro de Serrita em homenagem a Raimundo Jacó; trouxe para si a responsabilidade de perpetuar uma das maiores Festas Nordestinas." Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

"A Fundação Padre João Câncio surgiu com o objetivo de explorar, promover, pesquisar e incentivar sob todas as formas o desenvolvimento da cultura sertaneja. Integramos o projeto do artesanato de Serrita a revitalização do Evento Missa do Vaqueiro, agregando a ele um conjunto de informações que define a história, expressada na arte do nosso povo."Revela Helena Câncio.

TODOS JUNTOS PELO JACÓ !

MISSA DO VAQUEIRO DE SERRITA 2021

Nenhum comentário: