Conferências e Lançamentos de Livros na Segunda Noite de Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

Luma Holanda, João de Sousa Lima, Jacqueline Rodrigues, 
Manoel Severo e Celsinho Rodrigues

Auditório da Escola João Bosco Ribeiro recebeu a segunda noite de Cariri Cangaço Paulo Afonso, dia 25 de março de 2022. A Programação constou de Conferência pelo anfitrião do evento, Conselheiro João de Sousa Lima, com o título "Os Anos de Pesquisa nas Estradas de Paulo Afonso" seguido da apresentação de seu mais  novo trabalho, "Maria Bonita a Rainha do Cangaço". Para uma platéia de pesquisadores e escritores de todo o Brasil, João de Sousa apresentou sua trajetória por terras pauloafonsinas em busca de fragmentos da verdade histórica dos tempos do cangaço.

"Foram muitos anos de minha vida dedicados à pesquisa sobre o cangaço. Muitos cenários, muitos lugares, inúmeras pessoas; ainda remanescentes daquela época dura de nosso sertão; muitas histórias e muitas descobertas, tudo isso faz parte de minha trajetória, o que me enche de satisfação em poder compartilhar com todos, principalmente através de meus livros, hoje a realização do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022; na cidade que me acolheu como filho; coroa todo esse esforço" revela o escritor João de Sousa Lima, Conselheiro Cariri Cangaço.

João de Sousa Lima e a Conferência "Os Anos de Pesquisa nas Estradas de Paulo Afonso"

Para o também Conselheiro Cariri Cangaço Celsinho Rodrigues, de Piranhas, "João é um verdadeiro farejador do sertão, Onde tem algo para ser descoberto tá lá João, um pesquisador com um instinto incrível, e isso todos nós podemos ver a partir de sua trajetória". Ainda sobre o lançamento da noite: "Esse mais novo livro de João, Maria Bonita a Rainha do Cangaço, seria como a joia da coroa de suas obras, pois João ao longo de sua trajetória se dedicou inteiramente a nos trazer a história da rainha do cangaço, inclusive nascida aqui em Paulo Afonso" reforça o Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira, de Cajazeiras.

Luma Holanda, João de Sousa, Manoel Severo, Bismarck Oliveira e Junior Almeida na segunda noite Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022
Bismarck Oliveira e os lançamentos de , "Cangaceiros de Lampião de A a Z" 
e "O Ataque a Sousa"

Além da Conferência e lançamento de Maria Bonita de João de Sousa Lima, a segunda noite Cariri Cangaço Paulo Afonso ainda reservou os lançamentos das aguardadas obras dos escritores e Conselheiros Cariri Cangaço, Bismarck Oliveira com os livros; "Cangaceiros de Lampião de A a Z" e "O Ataque a Sousa" e Júnior Almeida com o festejado "Lampião em Serrinha do Catimbau".

Júnior Almeida com o festejado "Lampião em Serrinha do Catimbau".
Luma Holanda, João de Sousa, Manoel Severo, Bismarck Oliveira e Junior Almeida na segunda noite Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022
Conselheiros Cariri Cangaço Bismarck Oliveira e Júnior Almeida em Noite de Lançamentos no Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022

"Os lançamentos da noite de hoje são obras extraordinárias, tanto o João de Sousa com "Maria Bonita a Rainha do Cangaço" ,como Bismarck Oliveira com duas obras em segundas edições revisadas; "Cangaceiros de Lampião de A a Z" e O Ataque a Sousa"  e o amigo Júnior Almeida com o sensacional episodio de "Lampião em Serrinha do Catimbau" dão o tom do que nos espera na noite de amanha com os demais lançamentos" ressalta o Conselheiro Cariri Cangaço, Emmanuel Arruda.

Narciso Dias, Emmanuel Arruda, Prof. Pereira, Bismarck Oliveira, Fagner Lopes, 
Roberto Batista e Manoel Severo
Herton Cabral, Jose Irari, Luiz Ruben, Adriano Carvalho, Ivanildo Silveira, Josué Santana e Junior Almeida
O Mestre dos Cordéis, Jurivaldo
Narciso Dias, Luciano Costa e Vanessa, Manoel Severo, Rubinho e Emmanuel Arruda
Luiz Ruben, Adriano Carvalho, Ângelo Osmiro e Valdir Nogueira
Betinho Numeriano, Ana Gleide, João de Sousa e Manoel Severo
Wescley Dutra e João de Sousa Lima

Durante toda a realização do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, o hall de entrada do auditório da João Bosco Ribeiro transformou-se numa grande feira e exposição de livros, artesanato, pintura e esculturas com  temáticas sobre o cangaço e sertão; era a reedição da Latada do Livro Cariri Cangaço onde os convidados puderam  entrar em contato com todas as obras lançadas durante o evento como também obras já lançadas e obras raras, consolidando mais uma vez o Cariri Cangaço como um grande difusor da literatura nordestina.

Geraldo Ferraz, Adriano Carvalho e Manoel Severo
Latada do Livro no Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022
Leonardo Gominho, Joaquim Pereira, Luiz Ferraz Filho e Adriano Carvalho
Junior Almeida, Prof. Pereira, Ivanildo Silveira e Fagner Lopes

"O Cariri Cangaço é verdadeiramente uma grande festa, um congraçamento extraordinário entre todos aqueles que estudam, pesquisam ou mesmo curiosos sobre a temática e a Latada do Livro, reunindo todo este manancial de obras, é simplesmente sensacional" revela a Conselheira Cariri Cangaço Luma Holanda. Quem completa é a escritora e cordelista Célia Maria: "Encontrar os amigos de todo o Brasil não tem preço, na verdade posso confessar que esperamos com ansiedade cada nova edição do Cariri Cangaço".

Célia Maria, Jurivaldo e Capitão Quirino
Júnior Almeida, Célia Maria e Rita Pinheiro
João de Sousa Lima e Orlando Carvalho

"O Cariri Cangaço tem se notabilizado por ser este grande espaço de encontro; aqui não só as conferências, os debates e as visitas, mas o encontro com a literatura tem seu ponto alto com a Latada do Livro Cariri Cangaço, onde todos encontram todos os lançamentos e obras raras sobre o tema, além do contato com o que temos de melhor na literatura do cangaço e temas correlatos" reforça o Conselheiro Cariri Cangaço e Presidente da ABLAC, Archimedes Marques.

Cariri Cangaço Paulo Afonso - Segunda Noite, 25 de março de 2022

Nenhum comentário: