Lançado, "Lampião: a construção de um mito" Por:Maria Otilia Souza


Aconteceu na noite do último dia 11 de junho de 2022, às 19horas, no antigo Cine Teatro Municipal de Capela; um dos espaços históricos mais tradicionais  do sertão sergipano; a cerimonia de lançamento do livro "Lampião: A construção de um Mito" da  professora e escritora capelense Maria Otília Cabral Souza. A escolha do precioso local de lançamento nos remete a um dos episódios mais marcantes da presença de Lampião em Sergipe; foi ali no Cine Teatro de Capela, que Lampião e seu bando estiveram na noite de 25 de novembro de 1929 e assistiram ao filme "Anjo das Ruas".

A cerimônia de lançamento contou com a participação de familiares da autora, autoridades e personalidades do universo literário e acadêmico da região, entre eles; a prefeita  municipal Silvany Manlak; o vice- prefeito Antônio Arimatéa; o ex- presidente da FAMES Cristiano Cavalcante; o pároco da cidade Padre Aécio; Conceição Barreto Alves, Presidente da Academia Capelense de Letras e Artes-ACLA; Archimedes Marques, Presente da ABLAC e sua esposa, Elane Marques; Ismael Pereira, artista plástico e escritor, além de um grande número de convidados que prestigiaram o evento.

Escritora capelense Maria Otília Cabral Souza
Ismael Pereira, artista plástico e escritor,
Archimedes Marques e demais autoridades presentes

Nesta obra, que tem apresentação do ilustre Dr. Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço; a autora aborda a criação da imagem de Lampião como elemento simbólico do Nordeste, e por esse viés semiótico mostra os elementos que influenciaram esse processo, a exemplo da fotografia e seu caráter simbólico na construção e perpetuação do mito Lampião, a literatura de cordel como gênero épico na construção do herói popular, a visão midiática que o cinema propõe e sua postura crítica, a visão romanceada do herói bandido no romance e na música e por último, o papel da cultura de massa na descaracterização de Lampião. 

"Para mim foi uma enorme honra ter sido convidado para prefaciar esta obra prima da literatura cangaceira, da professora e escritora Maria Otília. Hoje resgata-se uma divida grande com o município de Capela e Otília o faz com propriedade, grandeza e muito talento, próprios dos filhos apaixonados por sua terra e por sua história, esse livro com certeza ja se configura como um dos clássicos do cangaço. Parabéns querida Otília, parabéns Capela, parabéns Sergipe, Avante !" 
Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço; que participou do lançamento de maneira virtual.

Segundo a autora, "O desejo de transformar pessoas complexas e lendárias como Lampião em imagem símbolo  torna-se cada dia mais forte, e na fronteira entre o passado e o presente quando impera o desconhecimento predomina a necessidade de reinventa-lo. Não importa ser, importa parecer. É nesse momento que o passado histórico doloroso se perde ancorado em novas interpretações. Destroem-se os valores históricos e se refaz uma nova imagem de Lampião. Ele se transforma em um produto de consumo exótico, extravagante e deixa para trás sua história, sua verdade.

Família o porto seguro para o desenvolvimento da obra
Lançamento seguido de noite de autografos
Nesta obra a autora dá relevante destaque a dois importantes episódios de Lampião em Capela. História que há mais de 90 anos encontrava -se esquecida. Após árdua tarefa de compilar informações, dirimir dúvidas, filtrar narrativas passadas, na incessante busca da verdade comparada, procurou narrar com extrema fidelidade fatos já conhecidos e vários outros inéditos com riqueza de detalhes e registros fotográficos desses dois episódios: Uma entrada inesperada em 1929 e uma tentativa frustrada em 1930 graças a coragem dos capelenses que lutaram com heroísmo em defesa da cidade.

Lançamento do livro "Lampião: A construção de um Mito" da  escritora  Maria Otília Cabral Souza - Capela, SE ; 11 de junho de 2022

3 comentários:

Regina Borges disse...

Parabéns, Otília!

Joselito Miranda disse...

Grande obra da capelense Profa. Maria Otilia. A nossa Editora ArtNer teve o privilégio de fazer a editoração dessa importante obra. Vale a leitura!

Anônimo disse...

Como faço para adquirir o livro